sábado, 26 de janeiro de 2013

TIPOLOGIAS TEXTUAIS



01-  EPISTOLARES: Utilizados no cotidiano, em diversas situações para uma melhor comunicação entre as pessoas: bilhete, carta, convite e cartão.

02-  LITERÁRIOS: São registros de pensamentos e fantasias do homem e da sua relação com o mundo; têm o objetivo de divertir e expressar pensamentos e ideias através do conteúdo e da forma escolhida pelo autor: adivinhas, cantigas de roda, letras de músicas, parlendas, poemas, quadrinhas, trava-línguas e narrativas como contos, crônicas e fábulas.

03-  HUMORÍSTICOS: Utilizados para expressarmos e partilhar emoções: piadas (anedotas e histórias em quadrinhos).

04-  INFORMATIVOS: Escritos com a intenção de informar ao leitor: conhecimentos, descobertas e conclusões; sempre trabalham os fatos: quem faz o quê, onde, quando, como, porquê, etc: biografia, entrevista, gráficos e tabelas, notícias (texto jornalístico), enciclopédia, dicionário, mapas, resenhas, etc.

05-  INSTRUCIONAIS: Servem para ensinar instruções a fazer coisas, comunicar instruções e regular o comportamento: receitas, regrars instruções de jogos, eletrodomésticos, trabalhos manuais, etc.

06-  PUBLICITARIOS: A finalidade é influenciar o consumidor a adquirir determinado produto ou modificar o comportamento: anúncios, cartaz, classificados e folhetos.

FONTE: LIVRO: LINHAS E ENTRELINHAS – 1ª SÉRIE
                                                                     AUTORES: LUCIA HELENA R. CIPRIANO
                                                      MARIA OTÍLIA L. WANDRESEN

Sem comentários:

Enviar um comentário