segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

O descuido na rede favorece o ataque de criminosos virtuais


Pesquisas divulgam o crescente aumento do uso das redes sociais no século 21, dentre as mais usadas podemos destacar o twitter e o Facebook  A facilidade de estar em contato com familiares distantes e o encontro de antigos amigos é uma das maiores motivações para os usuários dessas redes, principalmente do Facebook.

No entanto, esse crescimento aliado ao desconhecimento do uso mais adequado dessas redes sociais, contribuiu significativamente para o aumento de crimes virtuais, sendo assim torna-se urgente a necessidade de informar os usuários sobre os cuidados que devem tomar para que não sejam surpreendidos por esses ataques.

Abaixo estão listados alguns cuidados importantes segundo especialistas em segurança:

1- Cuidado com as fotos que são postadas, certifique-se que elas serão vistas apenas por pessoas da sua confiança, pois muitas pessoas utilizam fotos de perfis para fraudes.
2- Tome bastante cuidado ao clicar nos links que você recebe, pois eles podem conter vírus maliciosos.
3- Não seja curioso, a maioria das pessoas caem nos golpes mais banais, tais como: Veja flagrantes do namoro entre fulano e sicrano, se for algum casal da mídia muito conhecido, muitas pessoas clicam no link pela curiosidade e acabam infectando o computador.
4- Não coloque todas as suas informações pessoais no seu perfil, como por exemplo data de nascimento, nome da rua onde mora, onde estuda, número de celular, pois essas informações tanto podem ser usadas para que os criminosos possam te extorquir, como também onde podem te encontrar.
5- Não confie nas pessoas que você acabou de conhecer na rede, muitas pessoas já foram até assassinadas em encontros com desconhecidos.

Essas dicas são fundamentais para navegar com segurança e combater esse mal que vem crescendo a cada dia. 

Susana Felix P. C. Leite
Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e Institucional
Owner do Grupo Professores Solidários

2 comentários: