quarta-feira, 20 de abril de 2011

5º ano do ensino fundamental

Pedido de ajuda:

Vou assumir uma turma de 5º ano do ensino fundamental. Não tenho ideia por onde começar, pois até então eu trabalhava com educação infantil (crianças de até 2 anos).
Não tenho nenhuma experiência no fundamental, estou, de certa forma, apavorada e preciso muito de ajuda...
Felizmente irei atuar em uma escola q conheço, por ter realizado estágio no tempo de faculdade na mesma.... Ainda assim, conto com a ajuda de vcs....
Obrigada desde já...

Resposta 1:

Com certeza vc irá gostar!
Eles estão em uma idade de mudanças. Estão percebendo q sentem atração entre os sexos, adoram a net, msn, orkut, as músicas de sucesso. Trocam bastante com a ,gente.

É uma fase em que vc vê q possuem um conhecimento maior, inclusive de vida. Mas é mt bom. Uma parte boa para vc, é q vc "cresce". Vc precisará estar sempre atualizada, pois eles adoram comentar as notícias do cotidiano.

Uma atividade boa, é pedir a eles que assistam a um Jornal e no dia seguinte comentem o que mais chamou a atenção. Com o tempo estas atividades poderão ser escritas, expostas... Isso desenvolve bastante o senso crítico deles.

Trabalho há muito tempo com esta série e gosto, mas gosto bastante! Logo o pessoal do grupo estará te ajudando.

Boa Sorte!
Hebe
Praia Grande - SP

Resposta 2:


O 5º ano é ótimo, são alunos formidáveis... Tenho visto alguns 5ºs anos fracos, fico chateada, pois esses alunos precisam de informações mais elaboradas e não recebem.

Trabalho com o 5º ano há 18 anos, tanto em turma regular quanto em preparatórios para as escolas de elite do RJ, e vejo muitas crianças chegando sem nem saber ler direito, dirá fazer uma prova de concurso concorridíssimo, nesse caso, arregaço as mangas e faço todo o trabalho, desde o básico de Port e Mat ao avançado, que é o que se pede nos concursos escolares(CAP UERJ, Militar, Pedro II), e claro, não há avançado sem o básico e o intermediário, não é mesmo? Sem falar que o 5º ano é a última série antes do Fundamental II, e quando passam para tal nível sofrem por não terem uma boa formação básica e se desinteressam da escola.

Os 5ºs anos que vejo por aí abordam as matérias de modo muito superficial, exercícios simples demais, mais indicados aos anos iniciais, e deixam de mostrar a realidade que essa série requer...vejo provas com erros de Português em seus enunciados, muito comuns também na fala de alguns professores (pra MIM fazer, pra ela VIM, etc)...É triste!!!

Você deverá trabalhar, em Matemática, as 4 operações fundamentais, Múltiplos, Divisores, MMC, MDC, Frações, Números decimais, Porcentagem, Geometria, Área, Perímetro, Volume, Capacidade, Estatística, Probabilidade...Em Português, você abordará gêneros textuais, deve haver ênfase em intertextualidade, prepará-los muito bem no conhecimento e aplicação das 10 classes gramaticais, na sintaxe, concordâncias verbal e nominal, relação entre as orações(causa, consequência, finalidade, explicação, conclusão, etc), Parônimos e Homônimos, Figuras e vício de linguagem(metáfora, comparação, pleonasmo, eufemismo, ironia, onomatopeia, etc), redação de modo mais elaborado e complexo...Mas lembre-se,tudo sempre de modo mais aprofundado, pois tais conteúdos também fazem parte de séries anteriores ao 5º ano, portanto, já foram vistos em níveis mais básicos, ou pelos menos deveriam...

Exemplos de exercícios de 5º ano:

1- "...O resultado do descaso é uma montanha diária de 3320 toneladas de detritos, ou seja, 40% de todo o lixo recolhido por dia na cidade, que soma 8300 toneladas. Nos países desenvolvidos, essa proporção é de, no máximo, 5%."
Suponha que a quantidade de detritos recolhida das ruas do Rio de Janeiro também seja de, no máximo, 5%, assim como nos países desenvolvidos. Calcule a quantidade máxima de lixo, em toneladas, que seria recolhida nas ruas no Rio de Janeiro, em um dia.

2- O prefeito de uma cidade decidiu implantar o recolhimento do lixo separando os diferentes tipos de detritos. Foram distribuídas pelas ruas lixeiras de duas cores diferentes: amarela e verde.

Sabe-se que:
- uma rua de 1500 metros de comprimento começa com duas lixeiras de ambas as cores;
- a cada 30 metros há uma lixeira amarela e, a cada 50 metros, há uma lixeira verde.
Determine o número total de locais dessa rua nos quais as lixeiras de ambas as cores estão juntas.

3- Uma equipe de garis recolheu o lixo de um bairro. No primeiro dia de trabalho, eles conseguiram recolher 1/3 da quantidade total de lixo e, no segundo dia, 2/5. Se essa equipe recolheu 550 quilogramas nesses dois dias, calcule a
quantidade total de lixo produzida nesse mesmo período.

4- No final das feiras, em geral, as mercadorias que sobram são vendidas por metade do preço que custavam no início da feira. Uma doceira comprou três dúzias de bananas no início da feira e voltou, no final, para comprar mais dez dúzias pela metade do preço. Se ela gastou, no total, R$ 28,00, calcule o preço de uma dúzia dessa banana no início da feira.

5- A carta dos peixes e crustáceos ao Governador chama a atenção para um problema relacionado à Baía de Guanabara.
Retire do texto a relação causa-consequência relacionada a esse problema.

6- “No começo, achei engraçada a tentativa deles.” Ao longo do texto, o personagem-narrador modifica seus sentimentos em relação ao concurso. Retire do texto duas frases que mostrem sentimentos diferentes desse personagem.

Espero tê-la ajudado, Luciana. O 5º ano é apaixonante e você ficará muito feliz vendo o progresso das crianças.

Boa sorte!

Luciana.

Sem comentários:

Enviar um comentário