segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Painéis para sala de 3º ano

Dicas para uma sala de 3º ano

Sabemos que toda sala deve ter um ambiente alfabetizador, por isso é sempre bom levar em conta as características do grupo, se na sala houver alunos em diferentes hipóteses de escrita, você colocará painéis levando em conta os saberes dos alunos, mas se na sala de aula todos os alunos estiverem alfabéticos, você irá colocar painéis para atender a essa demanda.

Segue abaixo algumas dicas para a sala de aula.:



Relógio para as crianças aprenderem as horas.




















Calendário de parede para as crianças visualizarem os meses, feriados, quantidade de dias, os ajudantes podem ser os responsáveis pelas trocas dias-tempo.


Cartaz dos aniversariantes

                         

Alfabeto com os quatro tipos de letras. Ele é muito importante para que os alunos que ainda estão trocando de letras possam se apoiar, dessa forma, quando eles estão com algumas dúvidas, podem tirá-las olhando para o alfabeto que está exposto.


Você pode acessar todo o alfabeto e muito mais AQUI



Cantinho da leitura ou varal da leitura para quem tem pouco espaço, você pode fazer um só de gibis, outro de literaturas e demais livros com vários tipos de história, é muito bom ter esse espaço para incentivar a leitura e para que os alunos escolham o que querem ler.


Quando os alunos aprendem o mecanismo da tabuada, você pode colocá-las expostas em EVA ou outro material.
  



Você pode ler dicas para trabalhar a tabuada aqui mesmo no Blog, acesse o post AQUI






Outra dica importante são os numerais até 1000 escrito por extenso.

                       

No decorrer do ano o professor pode ir acrescentando lista de títulos de histórias lidas, textos tais como: parlenda, quadrinhas, músicas, poemas, etc que for trabalhando durante o ano.


Você tem algumas dicas? Envie pra mim que postarei com carinho.

Um abraço
Susana Sol
Owner do Grupo Professores Solidários

Sem comentários:

Enviar um comentário