O que o aluno poderá aprender com esta aula
Reconhecer a função social de um convite.
Ler e interpretar convites diversos.
Identificar o objetivo de cada convite, através de modelos diversos.
Produzir um convite de acordo com a função social proposta.
Confeccionar um mural com os convites produzidos pela turma e ilustrá-lo.
Duração das atividades
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É necessário que o aluno já tenha tido contato com o gênero convite.
Estratégias e recursos da aula
1. Entregar a cada aluno, um dia antes de começar a trabalhar com o gênero, um CONVITE.
Querido aluno!! Convido você para assistir a uma exposição de "CONVITES". Dia: quinta-feira, 09/09/2010. Hora: 15 horas. Local: Sala de aula. Não falte!! Sua professora de Língua Portuguesa. |
a) No dia marcado, cole numa cartolina branca vários e diferentes tipos de convites e exponha na sala de aula.
ALGUNS MODELOS:
Fonte: convitesexclusivos.com.br Fonte: graficaogremio.com.br
Fonte: astilp.blogspot.com Fonte: escoladeimagem.com.br
Fonte: convitechabebe.blogspot.com
2. Quando os alunos entrarem na sala de aula, leve-os até ao cartaz e peça-os que observem com muita atenção os convites ali expostos.
PROFESSOR: Permita que os alunos observem livremente o(s) cartaz(es) e esclareça as dúvidas que por acaso surjam.
3. Esclarecer aos alunos que quando queremos convidar alguém para comparecer a algum lugar ou evento, enviamos um CONVITE.
4. Perguntar aos alunos se já receberam ou enviaram convites e para quê. Explorar o máximo de conhecimentos prévios que o aluno tiver.
5. Falar aos alunos que o convite é um texto que possui características próprias como: destinatário, o evento para o qual está sendo convidado, local e data do evento e remetente. A função do convite é passar as informações de hora, data, local, dentre outras e é claro, o de convidar. Mas também tem outro papel significativo, o de motivar os convidados para o evento.
1.Entregar aos alunos uma folha contendo os seguintes convites e as seguintes atividades relacionadas.
CONVITE 1
CARLA e GILBERTO com a benção de seus pais
Arnaldo de Oliveira José Reis Maria de Oliveira Lilian Reis
Convidam para a cerimônia de casamento a realizar-se no dia 22 de setembro de 2010, às 19 horas, na Igreja da Esperança - Rua Bom Pastor, 55 - Rio de Janeiro - RJ.
Os noivos receberão os cumprimentos no Salão Paroquial, ao lado da Igreja.
Rua das Rosas, 123 Rua Brasil, 321 Rio de Janeiro - RJ Porto Alegre - RS |
a) Por qual motivo o convite foi elaborado?
b) Quem são as pessoas que estão convidando?
c) Qual o local e a data do acontecimento?
d) O convite permite saber se haverá ou não uma festa ou recepção para os convidados? Como você descobriu?
e) A que se referem os endereços que aparecem no final do convite?
f) Imagine se, no convite, não houvesse a informação do horário de acontecimento do evento. O que poderia acontecer?
g) Esse tipo de convite costuma ser dirigido a adultos ou crianças? Por quê?
CONVITE 2.
Fonte: templatesdigitais.com
a) Por qual motivo esse convite foi feito?
b) Você acha que o convite é dirigido à criança ou a um adulto? Por quê?
c) É possível saber quem recebeu esse convite? Por quê?
d) Quem não conhece a Ana Júlia saberá onde acontecerá sua festa de aniversário?
e) Qual informação que está faltando para se saber onde será a festa de Ana Júlia?
f) Reescreva o convite de aniversário de Ana Júlia, completando-o com os dados que faltam.
Produzindo um CONVITE
Como podemos observar, dependendo do destinatário e do objetivo do convite, a linguagem pode variar: mais formal, ou seja, mais elaborada, ou mais informal, isto é, mais descontraída.
Proposta: Elaborar um convite.
a) Os temas podem variar, mas como proposta de interdisciplinaridade, sugiro a confecção de um convite com o objetivo de prestigiar uma exposição de trabalhos produzidos em outras disciplinas.
b) Outros temas para convites a serem entregues aos colegas de sala: visita a um acampamento; uma viagem a Lua; uma festa a fantasia.
c) Empregar uma linguagem de acordo com a finalidade do convite a ser elaborado.
d) É importante não esquecer de colocar informações como: nome do remetente e do destinatário, data, horário, local e outros que julgar necessário.
e) O professor deverá fazer as correções necessárias, antes do aluno passar a limpo.
f) Produzir o convite em cartolina ou folha colorida e decorá-lo com desenhos ou colagens.
g) Ao final da produção, entregar os convites aos seus destinatários.
PROFESSOR: Depois que todos enviarem e receberem os seus convites, elaborar junto com os alunos, um mural para expor os convites produzidos pela turma já ilustrados.
Recursos Complementares
Trabalhando com convites. Sugestões:
http://professorajussaraa.blogspot.com/2009/09/trabalhando-com-convites.html
Avaliação
Ao final das atividades o professor deverá avaliar se o aluno:
Reconheceu a função social de um convite.
Leu e interpretou convites diversos.
Identificou o objetivo de cada convite, através de modelos diversos.
Produziu um convite de acordo com a função social proposta.
Confeccionou um mural com os convites produzidos pela turma e ilustrou.
Postado originalmente em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23187
Adorei a introdução, muito criativa.Adorei!!!
ResponderEliminar