Constantemente, em nosso grupo Professores Solidários, há pedidos para para auxílio na alfabetização. A nossa moderadora, Sonia Ubeda, descreveu um pouco do seu trabalho. Leia abaixo e aproveite essas ricas sugestões.
Relato de Sonia Ubeda
Um professor pediu auxílio com séries iniciais. Então coloquei um pouco de minha prática.
Resolvi passar para o grupo porque sempre tem alguém iniciando na alfabetização.
Coloquei o que e como trabalho, é claro que falta muita coisa, mas, aí vai:
Bem, vamos por parte.
Primeira semana de aula:
Me apresento, apresento a escola (todos os espaços e as pessoas que neles trabalham explicando o que cada um faz) dou enfase aos sanitários (explico também como usar para não sujar) e o local onde se alimentam (mostrando onde colocar os talheres e vasilhas da escola, onde por o lixo, lavar as mãos).
Retornando a sala cada um se apresenta, diz o que espera da escola, o que gosta, o que não gosta e outros detalhes que acharem importante. Isso é feito na roda de conversa, eu costumo sentar as crianças em círculo para que possam ver a todos e interagir melhor (pode ser no pátio, na quadra, num espaço qualquer da escola e, se não for possível sair, faça dentro da sala mesmo dispondo as cadeiras em círculo.
Depois, em sala de aula eu faço a leitura de uma obra infantil voltada para o trabalho com a diversidade e o convívio. Leio cada dia um livro durante uma semana (nos outros dias os livros e textos são variados e de gêneros diferentes).
Discutimos os combinados, eu assumo o papel de escriba e coloco os mesmo em forma de lista na lousa. No dia seguinte entrego uma cópia digitada para cada criança. Elas colam no caderno de leitura e, se não tiver você pode colocar no caderno de classe mesmo.
Começo o trabalho propriamente dito com o alfabeto e o trabalho com os nomes das crianças. Faço fitas de cartolina com os nomes de cada uma e em grupo colamos os mesmos em ordem alfabética separando meninas de meninos. Essa chamadinha fica fixada na parede da sala e servirá como fonte de pesquisa para escreverem outras palavras.
Atividades permanentes que uso
1-Trabalho com o alfabeto
Todos os dias cantamos a parlenda suco gelado:
SUCO GELADO
CABELO ARREPIADO
QUAL É A LETRA DO SEU NAMORADO
A-B-C-D-E...... sempre apontando as letras no alfabeto que deve ser fixado acima do quadro negro.
Primeiro vamos na sequência e depois saltando. Cada dia um aluno vai apontar as letras no alfabeto para a sala ir falando.
Faço esse tipo de atividade até que todos sejam capazes de reconhecer e nomear todas as letras e saber a sequência alfabética.
2-Trabalho com o calendário
Trabalhamos o dia do mês, o ano, o mês, que dia ou mês vem antes ou depois de...
Trabalhamos o clima desenhando, abaixo de cada quadrinho com o dia do mês, como está o tempo e no final do mês fazemos tabelas e gráficos: quantos dias chuvosos, nublados, ensolarados
Trabalhamos primeiro dia da semana, os nomes dos dias (é bom fazer um cartaz com um nome embaixo do outro na ordem e fixar na parede, fazer também um de números com as escritas por extenso dos mesmos e um com os meses do ano - Esse material é necessário, pois eles usam como suporte para a escrita autônoma).
3_ Leitura pelo professor
Três vezes por semana eu leio, no início da aula, um livro, uma receita, um poema, uma música, ou seja, uso variedade textual, vários gêneros e autores. A cada texto lido, eu uso uma estrátegia diferente para prender a atenção dos mesmos (mudo o tom de voz para cada personagem, faço mistério, deixo para ler o final depois, pergunto o que acham que vai acontecer depois de certa parte do livro (instigo de forma que leiam as entrelinhas, o implícito e o explícito). Faço também leitura por capítulos.
4 - Leitura compartilhada
Faço duas vezes por semana. Os alunos acompanham a leitura na cópia que recebem. É bom trabalhar com textos de memória, cantigas, trava línguas.. Depois da leitura colam no caderno de texto ou outro.
Você também pode aproveitar o texto para fazer a leitura de ajuste onde pede para as crianças encontrarem e grifarem as palavras que você pedir.
5- Roda da conversa
Uma vez por semana, com as crianças dispostas em círculos, discutimos fatos ocorridos na escola, no bairro, no mundo. Falamos sobre sentimentos, sobre assuntos ligados à ciência, consumo, ética, convivência, fatos históricos.
6-Roda literária
Todo final de semana as crianças levam gibis, livros ou revistas para leitura e para compartilhar o prazer da mesma com os familiares.
Então, na segunda feira , fazemos a roda literária onde os alunos fazem indicações do que leram. Leiam esse livro porque.. Eu indico esse livro porque... Ou não indico essa leitura porque.... Eles fazem um breve resumo da obra (oralmente)
7- Contagem dos alunos
Contamos as crianças que estão na sala e fazemos a conta, no canto da lousa, para descobrirmos quantos alunos faltaram.
O QUE ACHO IMPORTANTE TER EXPOSTO NAS PAREDES DA SALA:
Alfabeto sem gravuras - acima da lousa
Calendário do mês
Os dias da Semana
Meses do Ano
Numerais e suas escritas
Chamadinha (dividida em meninos e meninas na ordem alfabética e com uma figura do menino e uma da menina acima da fileira de nomes)
Os textos de memória, as listas que à medida que o professor for trabalhando
ATIVIDADES QUE ACHO FUNDAMENTAIS NO TRABALHO COM ALFABETIZAÇÃO:
- Escrita e leitura de listas, palavras do mesmo campo semântico. Exemplo: Tem na festa de aniversário (para oferecer pistas aos alunos de forma que façam antecipações de leitura)
- Leitura de ajuste de textos de memória (que são cantigas, parlendas, trava línguas, quadrinhas) Cante com eles várias vezes até que note que decoraram o texto.
- Você lê apontando com o dedo na lousa, eles acompanham na cópia que eles tem, em seguida você fala a palavra e eles precisam encontrá-la na cópia do texto que tem em mãos.
- Reescrita de textos de memória
- Depois de memorizado o texto e depois de cantar várias vezes o aluno vai escrever o texto.
- Você pode trabalhar essa atividade com as duplas produtivas.
- Reescrita de contos ou reconto: Pedir, de início, que escrevam à parte o que mais gostaram, que escrevam a cantiga que aparece no conto, que escrevam o início ou o final.
Ao trabalhar com contos procure relacionar junto com eles as várias formas usadas para iniciar um conto, para finalizar os mesmos, liste: personagens, cenários, heróis, vilões. Isso será fundamental para o momento em que eles forem produzir textos de autoria e para a reescrita.
Esse traballho pode ser feito de diferentes formas: no coletivo (eles vão ditando e você é o escriba, discuta com eles a melhor forma de escrever para deixar o texto mais bonito), em duplas produtivas ou individualmente. Depende de seu objetivo e do nível de conhecimento dos alunos.
Cruzadinhas e caça palavras (sempre no mesmo campo semântico, com ou sem banco de palavras de acordo com o nível de escrita de cada aluno) em dupla ou individualmente.
Caso queira conhecer um pouquinho mais das atividades da Sonia Ubeda, faça uma visita na sua comunidade no orkut:
Minha comunidade
http://www.orkut.com.br/Main#
Meu dv
http://www.4shared.com/dir/
Bjs no ♥
Sonia R Ubeda
Susana e amgios do grupo PROFESSORES SOLIDÁRIOS, quero agradecer imensamente o carinho e o incentivo que sempre recebo de vocês e dizer que podem sempre contar comigo.
ResponderEliminarDou apenas uma parte do mutio que recebo de vocês, mas, sempre o faço com o maior carinho e alegria.
Bjs e obrigada amigos (as) queridos (as)
Sonia R Ubeda
OI SÔNIA.VOCÊ É MARAVILHOSA.JÁ TE DISSE QUE SOU SUA FÃ? TE ADORO.BEIJOS AMADA.OBRIGADA POR COMPARTILHAR O QUE SABE CONOSCO.
ResponderEliminarOi professora Sonia amei suas dicas,pois so nova no ramo de professora pois me formei agora e suas dicas sao maravilhosa,obrigado!!!
ResponderEliminarbjs bete
Ela é maravilhooooooooooooosa!
ResponderEliminarUm exemplo de profissional e pessoa.
Obrigada por sua amizade e carinho e dedicação ao grupo.
beijos
Dayse
Olá Professora Sónia!
ResponderEliminarNão podia passar sem comentar, adorei as dicas, o carinho que sempre deixa em tudo o que partilha. Só uma pessoa maravilhosa como você disponibilizaria seu tempo, seu imenso, saber para partilhar com desconhecidos.
O meu muito obrigada!
bjs
Margarida Jordão
Falar da Sonia é muito fácil : um ser humano maravilhoso, dedicada, uma professora alfabetizadora fora de série , agradeço pela sua vida e digo que aprendi muito durante estes anos participando do grupo , sou sua fã de carteirinha. Quero cada vez mais aprender com ela .Um beijo no seu coração .Que Deus continue te abençoando todos os dias.
ResponderEliminarCinthia Guerrero
Também passei por aqui para agradecer!!! Muuiiito obrigada!!!! Seu trabalho é o máximo!! Logo que li suas orientações tratei de imprimir e colar no meu semanário para sempre ler e reler. Sigo tudo de bom que vejo através dessa comunidade! Ainda bem que existem pessoas maravilhosas como você! Beijos no coração!
ResponderEliminarAhhhhhh Sra. Ubeda, será mesmo necessário dizer mais alguma coisa sobre você além do EU TE AMO, mesmo à distância? Parabéns amiga. Bju. Vida.
ResponderEliminarSou professora do município e com muito pouco tempo de sala de aula. Este ano estou com uma turma de 1º ano, com alguns alunos que nunca frequentaram uma escola e que em seu convívio familiar não proporcionou um meio alfabetizador. Nesta turma tenho alunos com idades variadas, indo dos 6 aos 11 anos. Por isto as dicas que li, com certeza me ajudarão muito... Bjs a este grupo tão especial de professores.
ResponderEliminarOi, querida... aproveite não somente as dicas, visite o Dv virtual dela também, há mtas atividades importantes que ela elaborou com carinho e outras de amigos
ResponderEliminarBjs
oi Sonia
ResponderEliminaradoro o grupo
mais não estou conseguindo enviar mais e-mais
e nem estou recebendo
gostaria muito de continuar participando
graciane.fsantos@gmail.com
abraços
Graciane
Olá Sonia, além de poder ler sua proposta vi sua foto. Obrigada!Valeria
ResponderEliminarBom dia grupo, estava fora da sala de aula foi esse o motivo da minha NÃO participação mas, todos os dias abro meus e-mails e salvo as atividades que com certeza irei usá-las. Peço que não me excluam do grupo pois estou perto de ser efetivada (no momento contratada), abraços e mil desculpas. Matilde
ResponderEliminarOi, Matilde. Mantenha sua caixa postal sempre limpa, ok? E garanta que os e-mails não estejam voltando, abçs
ResponderEliminarSou muito fã da Sônia!!! Pessoas como ela fazem a verdadeira diferença na Educação. Se eu pudesse escolher uma professora de Alfabetização para mim, escolheria você, Sônia Ubeda!!!!
ResponderEliminarMeninas que trabalho lindo, a sequência didática é rica, parabéns!!!!!
ResponderEliminarNossa Sônia! A cada dia que passa sou mais sua fã.
ResponderEliminarSeu trabalho é simplesmente o máximooo.Você nos passa segurança,e certeza que diante de tanto descaso com a educação ainda existem pessoas competentes, dedicadas e que fazem com AMOR.
Parabéns!!! Bjos
Erika Caires
OI. ADOREI A SEQUÊNCIA DIDÁTICA QUE VOCÊ APRESENTA PARA OS PROFESSORES. É TUDO DE BOM MESMO. MESMO JÁ TENDO EXPERIÊNCIA GOSTO DE LER AS SUGESTÕES DAS AMIGAS. ME AJUDA A VERIFICAR MINHA AÇÃO E AVALIAR MEU TRABALHO. OBRIGADA.
ResponderEliminarPARABÉNS, ADOREI !!!!!!PERFEITO SEU BLOG
ResponderEliminarSONIA, NA PÁGINA RELATO DE SONIA UBEDA, VC TÁ COMUMA EMBALAGEM DE OVOS NAS MÃOS. COMO USAR? PARA QUE E OS OBJETIVOS. POR FAVOR ME ENVIER URGENTE, COLEGA.
GRATA,
ETIANE ABREU
PARABÉNS AMADA!! CADA DIA ESTAMOS EM APRENDIZADO. OBRIGADA PELO SEU CARINHO CONOSCO.FICA COM DEUS.
ResponderEliminar