sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

DICAS PARA SE FAZER UM PLANO DE AULA

Por jojomaravilha

Os OBJETIVOS abrangem seis grandes áreas do conhecer:

• Conhecimento – Conhecer, apontar, criar, identificar, descrever, classificar, definir, reconhecer e relatar no final, pois, se trata de RE.
• Compreensão – Compreender, concluir, demonstrar, determinar, diferenciar, discutir, deduzir, localizar, reafirmar no final por causa do RE.
• Aplicação – Aplicar, desenvolver, empregar, estruturar, operar, organizar, praticar, selecionar, traçar. Não tem RE.
• Análise – Analisar, comparar, criticar, debater, diferenciar, discriminar, investigar, provar. Não tem RE.
• Síntese – Sintetizar, compor, construir, documentar, especificar, esquematizar, formular, propor, reunir, voltar. Não tem RE.
• Avaliação – Avaliar, argumentar, contratar, decidir, escolher, estimar, julgar, medir, selecionar. Não tem RE.

Todo OBJETIVO tem que ter um verbo do CONHECIMENTO e outro da AVALIAÇÃO. Objetivo não se repete verbo. (+ ou – 5)

COMPETÊNCIAS – Tem que ter verbos da COMPREENSÃO e da APLICAÇÃO. (+ ou – 3)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO OU EIXO TEMÁTICO – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO quando for sobre a apostila/livro na sua totalidade e EIXO TEMÁTICO quando for apenas de uma parte/capítulo.

METODOLOGIA – Aula expositiva dialógica (Vice-Versa), exposição via televisão ou via televisão/DVD de filme, documentário, clipe e etc. Exposição de transparências via retro projetor, elaboração de fichamentos, resumos de textos pré-selecionados, mapeamentos, resolução de exercícios, aplicação de mini aulas, utilização de recursos instrucionais (giz, quadro, apostila, TV, dvd).

AÇÃO DIDÁTICA – Separada por momentos, descreve de maneiro breve o que se vai trabalhar na sala de aula, só pode ter verbos terminados em MENTO e AÇÃO. (+ ou – 3) Exemplo:

Primeiro Momento

Segundo Momento

Terceiro Momento

HABILIDADES – O que o aluno deverá desenvolver/adquirir durante as aulas, usando os verbos no substantivo, terminado em MENTO ou AÇÃO.

AVALIAÇÃO – Forma com que o aluno será avaliado pelo professor. Pode usar verbos sem o R, como por exemplo: CANTAR – CANTA. (+ ou – 3)

BIBLIOGRAFIA - Apostila ou livro onde se teve o embasamento para a aula.


retirado

http://popnews.wordpress.com

6 comentários:

  1. O RE significa tudo que vai reafirmar, por
    por exemplo reconhecer e relatar no final, pois, se trata de RE e não de conhecer,
    se a palavra a ser usada é Organizar e se por acaso vc for usar REorganizar, então esta palavra começada com RE tem que obrigatoriamente vir fechando o plano ou o item do plano. Igual o REafirmar.

    ResponderEliminar
  2. muito interessante seu plano de aula
    tomara que sirva de inspiração para muitos educadores, tão comprometidos com a educação quanto você
    parabéns pela iniciativa
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Oi, Carla
    Leia que esse plano foi retirado de um outro blog porque como tenho um grupo de professores fica mais fácil pra eles localizarem, realmente esse plano é mto bom, bjs

    ResponderEliminar
  4. Agradeço muuuitooooo por este plano de aula pois estou começando a dar aula e não sei (não sabia) fazer um plano de aula que a coordenadora tanto me cobra! Mas com essas dicas vou conseguir!
    Muito obrigada!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Olá, Simone, uma boa dica também é ir até o Portal do Professor e pegar alguns planos prontos, você pode adequá-los à realidade da sua escola. Bjs

    ResponderEliminar