Por jojomaravilha
Os OBJETIVOS abrangem seis grandes áreas do conhecer:
• Conhecimento – Conhecer, apontar, criar, identificar, descrever, classificar, definir, reconhecer e relatar no final, pois, se trata de RE.
• Compreensão – Compreender, concluir, demonstrar, determinar, diferenciar, discutir, deduzir, localizar, reafirmar no final por causa do RE.
• Aplicação – Aplicar, desenvolver, empregar, estruturar, operar, organizar, praticar, selecionar, traçar. Não tem RE.
• Análise – Analisar, comparar, criticar, debater, diferenciar, discriminar, investigar, provar. Não tem RE.
• Síntese – Sintetizar, compor, construir, documentar, especificar, esquematizar, formular, propor, reunir, voltar. Não tem RE.
• Avaliação – Avaliar, argumentar, contratar, decidir, escolher, estimar, julgar, medir, selecionar. Não tem RE.
Todo OBJETIVO tem que ter um verbo do CONHECIMENTO e outro da AVALIAÇÃO. Objetivo não se repete verbo. (+ ou – 5)
COMPETÊNCIAS – Tem que ter verbos da COMPREENSÃO e da APLICAÇÃO. (+ ou – 3)
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO OU EIXO TEMÁTICO – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO quando for sobre a apostila/livro na sua totalidade e EIXO TEMÁTICO quando for apenas de uma parte/capítulo.
METODOLOGIA – Aula expositiva dialógica (Vice-Versa), exposição via televisão ou via televisão/DVD de filme, documentário, clipe e etc. Exposição de transparências via retro projetor, elaboração de fichamentos, resumos de textos pré-selecionados, mapeamentos, resolução de exercícios, aplicação de mini aulas, utilização de recursos instrucionais (giz, quadro, apostila, TV, dvd).
AÇÃO DIDÁTICA – Separada por momentos, descreve de maneiro breve o que se vai trabalhar na sala de aula, só pode ter verbos terminados em MENTO e AÇÃO. (+ ou – 3) Exemplo:
Primeiro Momento
Segundo Momento
Terceiro Momento
HABILIDADES – O que o aluno deverá desenvolver/adquirir durante as aulas, usando os verbos no substantivo, terminado em MENTO ou AÇÃO.
AVALIAÇÃO – Forma com que o aluno será avaliado pelo professor. Pode usar verbos sem o R, como por exemplo: CANTAR – CANTA. (+ ou – 3)
BIBLIOGRAFIA - Apostila ou livro onde se teve o embasamento para a aula.
retirado
O QUE SIGNIFICA re?
ResponderEliminarO RE significa tudo que vai reafirmar, por
ResponderEliminarpor exemplo reconhecer e relatar no final, pois, se trata de RE e não de conhecer,
se a palavra a ser usada é Organizar e se por acaso vc for usar REorganizar, então esta palavra começada com RE tem que obrigatoriamente vir fechando o plano ou o item do plano. Igual o REafirmar.
muito interessante seu plano de aula
ResponderEliminartomara que sirva de inspiração para muitos educadores, tão comprometidos com a educação quanto você
parabéns pela iniciativa
bjs
Oi, Carla
ResponderEliminarLeia que esse plano foi retirado de um outro blog porque como tenho um grupo de professores fica mais fácil pra eles localizarem, realmente esse plano é mto bom, bjs
Agradeço muuuitooooo por este plano de aula pois estou começando a dar aula e não sei (não sabia) fazer um plano de aula que a coordenadora tanto me cobra! Mas com essas dicas vou conseguir!
ResponderEliminarMuito obrigada!!!!!!!!
Olá, Simone, uma boa dica também é ir até o Portal do Professor e pegar alguns planos prontos, você pode adequá-los à realidade da sua escola. Bjs
ResponderEliminar