sábado, 26 de março de 2011

Caderno de leitura

Alguns anos atrás, fiz um curso pela UFSCAR e a minha mentora foi uma das formadoras do Letra e Vida, recebi dela a proposta para trabalhar com o caderno de leitura. 
Ela nos mandou o texto que foi organizado pela por Debora Vaz, Rosa M. Antunes de Barros e Rosângela Veliago, com a colaboração de Rosaura Soligo, relatando essa proposta. 
Desde então, o caderno de leitura virou uma febre na net, nas trocas, com a criatividade de muitas professoras, ele realmente se mostrou um grande aliado na sala de aula como um recurso a favor da alfabetização. 

  

CADERNO DE LEITURA[1]

Um recurso em favor da alfabetização

 

Como surgiu a proposta?

Surgiu da observação de que muitas crianças aprendiam a ler a partir da “leitura” de textos que já sabiam de cor (músicas, poemas, listas de nomes de familiares e amigos e outros textos de conteúdo conhecido).

A observação dessa prática motivou a proposta de organizar um caderno de leitura contendo diferentes tipos de textos conhecidos das crianças, como apoio à alfabetização.

 O que se pode aprender?

O caderno de leitura possibilita:

  • Trabalhar com textos reais, de diferentes gêneros
  • Apresentar um repertório de textos conhecidos das crianças
  • Organizar os textos trabalhados em classe
  • Desenvolver atividades de leitura compartilhada
  • Incentivar as crianças a lerem antes de saber fazê-lo de forma convencional
  • Socializar com os familiares alguns dos textos que circulam na sala de aula
  • Promover a leitura e consulta dos textos sempre que as crianças desejarem e/ou necessitarem
  • Criar um referencial estável de textos/palavras que podem ser usados no momento de produzir outros textos.

 Que textos selecionar?

O caderno de leitura pode ter duas partes. Uma delas com textos como parlendas, poemas, quadrinhas, músicas, listas e outros textos que as crianças sabem de cor. E outra com textos que as crianças demonstrarem interesse em ter disponíveis para compartilhar com familiares e amigos: fábulas, piadas, receitas e outros.

Quais os objetivos?

  • O caderno de leitura tem como objetivos principais:
  • incentivar a prática da leitura e o desejo de ler
  • possibilitar o contato direto das crianças com textos reais
  • ampliar a diversidade de gêneros textuais conhecidos pelas crianças
  • garantir um repertório de textos de boa qualidade que se constitua num material de consulta para a escrita de outros textos
  • incentivar as crianças a lerem mesmo quando ainda não sabem ler convencionalmente
  • apresentar situações reais em que as crianças tenham que utilizar estratégias de leitura e ajustar o que sabem de cor ao que está escrito
  • desencadear atividades de leitura que exigem reflexão sobre a escrita convencional
  • favorecer algumas aprendizagens importantes: sobre o fato de todo escrito poder ser lido, sobre a linguagem que se usa para escrever, sobre a disposição gráfica dos diferentes gêneros textuais, sobre o valor sonoro convencional das letras...
  • ajudar as crianças a avançarem nos seus conhecimentos sobre a escrita.

 

Desde quando?

O caderno de leitura pode ser organizado com as turmas de três anos em diante:

  • Com as crianças de 3 a 5 anos, o caderno será uma oportunidade para que elas se reconheçam capazes de ler. A seleção dos textos deve sempre ter como critérios principais: as características, conhecimentos e preferências da turma e a qualidade do material (tanto do ponto de vista do conteúdo como da apresentação gráfica).
  • Nessa faixa etária o caderno possibilita (principalmente) resgatar textos significativos da cultura popular, ampliar o repertório de textos conhecidos, aprender que tudo o que dizemos, cantamos, recitamos pode ser escrito, que os textos são diferentes e se organizam graficamente de modo diferente, que escrevemos com letras...
  • A partir dos 6 anos, além dessas vantagens, o caderno serve também como fonte de consulta para a escrita das crianças, em situações espontâneas ou orientadas pelo professor.

Alguns cuidados com o caderno de leitura

É importante:

  • garantir, na página inicial, uma breve apresentação do caderno com os seus objetivos, para que os familiares saibam para que serve e como será utilizado em casa e na escola
  • deixar, em seguida, um espaço para elaboração progressiva de um índice dos textos
  • garantir uma boa apresentação do material (textos bem impressos, com letra legível e de tamanho adequado, recortados e colados com capricho pelo professor etc)
  • incentivar as crianças a terem uma atitude de cuidado com o caderno
  • apresentar às crianças os portadores de onde são transcritos os textos
  • manter a diagramação dos textos tal como é feita nos portadores de origem
  • não permitir a ilustração do caderno, pois não se pretende que as crianças reconheçam os textos a partir de imagens, mas sim de outras estratégias
  • deixar claro que o caderno deve ser mantido sempre na mochila das crianças, para que circule além da escola.

[1] Material organizado por Debora Vaz, Rosa M. Antunes de Barros e Rosângela Veliago, com a colaboração de Rosaura Soligo. 

 

Que caderno utilizar? As dicas abaixo são da Ivanise 

Os cadernos de brochura são melhores que os de capa dura, porque estes soltam a capa com mais facilidade. 

Para que a capa do caderno de brochura dure mais, junte mais uma folha à capa (a 1ª folha e a última), pois reforça a capa.

Na última folha passe fita durex (bem grossa ou uma tira de contact) ligando a capa ao caderno (por dentro). Isso dará um reforço à capa. Depois, coloque dentro de um saco plástico e explique ao aluno que o caderno só poderá ir para a mochila dentro do saco, pois o que estraga o material deles é o caderno solto na mochila.

É importante orientar as mães a esse respeito, peça para elas ensinarem seus filhos e você reforçará em sala de aula. É uma pena que nem todas ligam, até o dia que molha, suja de cola, solta a capa... 

 

Muitos professores seguem essa sequência: 

1ª página - Identificação, série, professora, nº da sala, horário, nome do aluno.

2ª página - Uma mensagem para os alunos 3ª página - O que vamos aprender com o caderno.

4ª página – Objetivos.

5ª página - Duas folhas para elaborar os índices.

6ª página - lista dos alunos (meninos e meninas).

7ª página - alfabeto (4 formas).

 


4 comentários:

  1. É MARAVILHOSO TRABALHAR COM ESTE CADERNO ESTOU TENDO PROGRESSOS

    ResponderEliminar
  2. Como consigo os textos deste caderno para baixar, tentei mas não estão mais disponíveis.

    ResponderEliminar
  3. Oi, Mateus, obrigada por deixar comentário. Não sei o que está acontecendo com alguns links, preciso reorganizá-los, vou verificar o que está acontecendo. Abçs

    ResponderEliminar
  4. Oi, Mateus. Não consegui organizar, mas tente esse link: http://www.4shared.com/rar/Nl3ciMxF/fichas_de_leitura.html

    ResponderEliminar