sábado, 26 de março de 2011

Caderno de leitura

Alguns anos atrás, em conversa nos grupos de discussão com a Rosalinda, uma das formadoras do Letra e Vida, recebi a proposta para trabalhar com o caderno de leitura.

Ela nos mandou o texto que foi organizado pela Debora Vaz relatando essa proposta. Desde então, o caderno de leitura virou uma febre na net, nas trocas, com a criatividade de muitas professoras, ele realmente se mostrou um grande aliado na sala de aula como um recurso a favor da alfabetização.

Segue abaixo um resumo da descrição do caderno de leitura:

O caderno de leitura surgiu da observação de que muitas crianças aprendiam a ler a partir da “leitura” de textos que já sabiam de cor (músicas, poemas, listas de nomes de familiares e amigos e outros textos de conteúdo conhecido).

A observação dessa prática motivou a proposta de organizar um caderno de leitura contendo diferentes tipos de textos conhecidos das crianças, como apoio à alfabetização.

O caderno de leitura pode ser organizado com as turmas de três anos em diante:
Com as crianças de 3 a 5 anos, o caderno será uma oportunidade para que elas se reconheçam capazes de ler. A seleção dos textos deve sempre ter como critérios principais: as características, conhecimentos e preferências da turma e a qualidade do material (tanto do ponto de vista do conteúdo como da apresentação gráfica).

A partir dos 6 anos, além dessas vantagens, o caderno serve também como fonte de consulta para a escrita das crianças, em situações espontâneas ou orientadas pelo professor.

Os objetivos do caderno são:

• Incentivar a prática da leitura e o desejo de ler
• Possibilitar o contato direto das crianças com textos reais
• Ampliar a diversidade de gêneros textuais conhecidos pelas crianças
• Garantir um repertório de textos de boa qualidade que se constitua num material de consulta para a escrita de outros textos
• Incentivar as crianças a lerem mesmo quando ainda não sabem ler convencionalmente
• Apresentar situações reais em que as crianças tenham que utilizar estratégias de leitura e ajustar o que sabem de cor ao que está escrito
• Desencadear atividades de leitura que exigem reflexão sobre a escrita convencional
• Favorecer algumas aprendizagens importantes: sobre o fato de todo escrito poder ser lido, sobre a linguagem que se usa para escrever, sobre a disposição gráfica dos diferentes gêneros textuais, sobre o valor sonoro convencional das letras...
• Ajudar as crianças a avançarem nos seus conhecimentos sobre a escrita.

Que caderno utilizar?

As dicas abaixo são da Ivanise

Os cadernos de brochura são melhores que os de capa dura, porque estes soltam a capa com mais facilidade.

Para que a capa do caderno de brocura dure mais, junte mais uma folha à capa (a 1ª folha e a última), pois reforça a capa. Na última folha passe fita durex (bem grossa ou uma tira de contact) ligando a capa ao caderno (por dentro). Isso dará um reforço à capa.

Depois, coloque dentro de um saco plástico e explique ao aluno que o caderno só poderá ir para a mochila dentro do saco, pois o que estraga o material deles é o caderno solto na mochila.

É importante orientar as mâes a esse respeito, peça para elas ensinarem seus filhos e você reforçará em sala de aula. É uma pena que nem todas ligam, até o dia que molha, suja de cola, solta a capa...

Muitos professores seguem essa sequência:

1ª página - Identificação, série, professora, nº da sala, horário, nome do aluno
2ª página - Uma mensagem para os alunos
3ª página - O que vamos aprender com o caderno
4ª página - Objetivos
5ª página - Duas folhas para elaborar os índices
6ª página - lista dos alunos (meninos e meninas)
7ª página - alfabeto (4 formas)

Fonte: Material organizado por Debora Vaz, Rosa M. Antunes de Barros e Rosângela Veliago, com a colaboração de Rosaura Soligo.

4 comentários:

  1. É MARAVILHOSO TRABALHAR COM ESTE CADERNO ESTOU TENDO PROGRESSOS

    ResponderEliminar
  2. Como consigo os textos deste caderno para baixar, tentei mas não estão mais disponíveis.

    ResponderEliminar
  3. Oi, Mateus, obrigada por deixar comentário. Não sei o que está acontecendo com alguns links, preciso reorganizá-los, vou verificar o que está acontecendo. Abçs

    ResponderEliminar
  4. Oi, Mateus. Não consegui organizar, mas tente esse link: http://www.4shared.com/rar/Nl3ciMxF/fichas_de_leitura.html

    ResponderEliminar