CADERNO DE LEITURA[1]
Um recurso em favor da alfabetização
Como surgiu a proposta?
Surgiu da observação de que
muitas crianças aprendiam a ler a partir da “leitura” de textos que já sabiam
de cor (músicas, poemas, listas de nomes de familiares e amigos e outros textos
de conteúdo conhecido).
A observação dessa prática
motivou a proposta de organizar um caderno de leitura contendo diferentes tipos
de textos conhecidos das crianças, como apoio à alfabetização.
O que se pode aprender?
O caderno de leitura possibilita:
- Trabalhar com textos reais, de diferentes gêneros
- Apresentar um repertório de textos conhecidos das crianças
- Organizar os textos trabalhados em classe
- Desenvolver atividades de leitura compartilhada
- Incentivar as crianças a lerem antes de saber fazê-lo de forma convencional
- Socializar com os familiares alguns dos textos que circulam na sala de aula
- Promover a leitura e consulta dos textos sempre que as crianças desejarem e/ou necessitarem
- Criar um referencial estável de textos/palavras que podem ser usados no momento de produzir outros textos.
Que textos selecionar?
O caderno de leitura pode ter
duas partes. Uma delas com textos como parlendas, poemas, quadrinhas, músicas,
listas e outros textos que as crianças sabem de cor. E outra com
textos que as crianças demonstrarem interesse em ter disponíveis para
compartilhar com familiares e amigos: fábulas, piadas, receitas e outros.
Quais os objetivos?
- O caderno de leitura tem como objetivos principais:
- incentivar a prática da leitura e o desejo de ler
- possibilitar o contato direto das crianças com textos reais
- ampliar a diversidade de gêneros textuais conhecidos pelas crianças
- garantir um repertório de textos de boa qualidade que se constitua num material de consulta para a escrita de outros textos
- incentivar as crianças a lerem mesmo quando ainda não sabem ler convencionalmente
- apresentar situações reais em que as crianças tenham que utilizar estratégias de leitura e ajustar o que sabem de cor ao que está escrito
- desencadear atividades de leitura que exigem reflexão sobre a escrita convencional
- favorecer algumas aprendizagens importantes: sobre o fato de todo escrito poder ser lido, sobre a linguagem que se usa para escrever, sobre a disposição gráfica dos diferentes gêneros textuais, sobre o valor sonoro convencional das letras...
- ajudar as crianças a avançarem nos seus conhecimentos sobre a escrita.
Desde quando?
O caderno de leitura pode ser
organizado com as turmas de três anos em diante:
- Com as crianças de 3 a 5 anos, o caderno será uma oportunidade para que elas se reconheçam capazes de ler. A seleção dos textos deve sempre ter como critérios principais: as características, conhecimentos e preferências da turma e a qualidade do material (tanto do ponto de vista do conteúdo como da apresentação gráfica).
- Nessa faixa etária o caderno possibilita (principalmente) resgatar textos significativos da cultura popular, ampliar o repertório de textos conhecidos, aprender que tudo o que dizemos, cantamos, recitamos pode ser escrito, que os textos são diferentes e se organizam graficamente de modo diferente, que escrevemos com letras...
- A partir dos 6 anos, além dessas vantagens, o caderno serve também como fonte de consulta para a escrita das crianças, em situações espontâneas ou orientadas pelo professor.
Alguns cuidados com o caderno de leitura
É importante:
- garantir, na página inicial, uma breve apresentação do caderno com os seus objetivos, para que os familiares saibam para que serve e como será utilizado em casa e na escola
- deixar, em seguida, um espaço para elaboração progressiva de um índice dos textos
- garantir uma boa apresentação do material (textos bem impressos, com letra legível e de tamanho adequado, recortados e colados com capricho pelo professor etc)
- incentivar as crianças a terem uma atitude de cuidado com o caderno
- apresentar às crianças os portadores de onde são transcritos os textos
- manter a diagramação dos textos tal como é feita nos portadores de origem
- não permitir a ilustração do caderno, pois não se pretende que as crianças reconheçam os textos a partir de imagens, mas sim de outras estratégias
- deixar claro que o caderno deve ser mantido sempre na mochila das crianças, para que circule além da escola.
[1] Material
organizado por Debora Vaz, Rosa M. Antunes de Barros e Rosângela Veliago, com a
colaboração de Rosaura Soligo.
Que caderno utilizar? As dicas abaixo são da Ivanise
Os cadernos de brochura são melhores que os de capa dura, porque estes soltam a capa com mais facilidade.
Para que a capa do caderno de brochura
dure mais, junte mais uma folha à capa (a 1ª folha e a última), pois reforça a
capa.
Na última folha passe fita durex
(bem grossa ou uma tira de contact) ligando a capa ao caderno (por dentro).
Isso dará um reforço à capa. Depois, coloque dentro de um saco plástico e explique
ao aluno que o caderno só poderá ir para a mochila dentro do saco, pois o que
estraga o material deles é o caderno solto na mochila.
É importante orientar as mães a
esse respeito, peça para elas ensinarem seus filhos e você reforçará em sala de
aula. É uma pena que nem todas ligam, até o dia que molha, suja de cola, solta
a capa...
Muitos professores seguem essa
sequência:
1ª página - Identificação, série,
professora, nº da sala, horário, nome do aluno.
2ª página - Uma mensagem para os
alunos 3ª página - O que vamos aprender com o caderno.
4ª página – Objetivos.
5ª página - Duas folhas para
elaborar os índices.
6ª página - lista dos alunos
(meninos e meninas).
7ª página - alfabeto (4 formas).
É MARAVILHOSO TRABALHAR COM ESTE CADERNO ESTOU TENDO PROGRESSOS
ResponderEliminarComo consigo os textos deste caderno para baixar, tentei mas não estão mais disponíveis.
ResponderEliminarOi, Mateus, obrigada por deixar comentário. Não sei o que está acontecendo com alguns links, preciso reorganizá-los, vou verificar o que está acontecendo. Abçs
ResponderEliminarOi, Mateus. Não consegui organizar, mas tente esse link: http://www.4shared.com/rar/Nl3ciMxF/fichas_de_leitura.html
ResponderEliminar