Ao falar em alfabetização o importante é lembrar que precisamos respeitar o tempo da criança.
A questão letra de forma X letra cursiva é uma dúvida muito recorrente. O assunto tem gerado muitas polêmicas entre os professores e também entre os responsáveis pela criança que acabam cobrando da escola o uso da letra cursiva pelos filhos.
Então, resolvemos elencar os motivos pelos quais achamos conveniente o uso da letra de forma (letra bastão) durante o processo de aquisição da linguagem escrita:
* Vivemos num mundo onde a letra de forma é dominante. A criança está inserida numa sociedade cercada de letra de forma, então, essa é mais natural para ela. Anúncios, nomes de casas comerciais, folhetos, etc. são escritos com letra de forma. No entanto, a letra cursiva é mais pessoal.
* As crianças possuem mais contato com a letra de forma no seu dia a dia e essa familiaridade auxilia muito no processo de escrita.
* No começo da alfabetização a criança ainda está desenvolvendo a motricidade e a letra bastão é mais fácil de ser traçada, exige menos das crianças.
* A letra cursiva exige da criança coordenação motora bem definida.
* Ao escrever uma palavra com letra de forma os espaços entre as letras são bem definidos possibilitando que a criança conte as letras (o que é muito importante no período de alfabetização) e escolha com mais facilidade as letras que deve usar.
* A letra cursiva produz ligadura entre as letras que impõe limites entre as mesmas confundindo as crianças que precisam, nessa fase inicial, escolher a quantidade de letras para escrever a palavra.
* Durante o processo de construção das hipóteses de escrita as crianças precisam pensar em quantas e quais letras usar, assim, a letra de forma, com seus caracteres isolados e seu traçado simples, facilita muito o processo e não gera angústias na criança.
Resumindo:
A letra de forma é mais familiar para a criança. É de fácil traçado não necessitando de uma coordenação motora muito desenvolvida.
O mundo que nos cerca é bombardeado por letras de forma, a letra cursiva é mais pessoal.
O espaçamento entre as letras em uma palavra escrita com letra de forma é bem definido facilitando o processo de contagem das letras para a escrita e melhor visualização das mesmas na leitura.
Conclusão:
A letra cursiva só deve ser trabalhada com crianças em nível alfabético de escrita porque essas já entendem e dominam a lógica do sistema de escrita organizado.
Usar letra cursiva antes da criança dominar o sistema de escrita gera conflitos e angústias na criança dificultando o processo de construção da escrita e causando transtornos desnecessários.
Sobre a autora
Professora alfabetizadora do Estado de São Paulo, fez o curso técnico em Magistério, Graduada em História, pós-graduada em História, fez vários cursos de alfabetização, dentre todos, o que considera mais relevante foi o Curso Letra e Vida.
Moderadora do Grupo Professores Solidários
Sem comentários:
Enviar um comentário