terça-feira, 29 de Março de 2011

Ortografia Ce e Ci

O Saci e a construção de palavras com ca, ce, ci, co, cu, que, qui

O que o aluno poderá aprender com esta aula:

Relacionar o mito a um personagem sem fixação geográfica.
Perceber o mito como um ser com forças sobrenaturais.
Identificar diferenças e semelhanças entre o Saci, o Curupira e o Caipora.

Duração das atividades
2 aulas de 60 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Alfabetizado

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Apresente para a turma três elementos que caracterizam os personagens Saci, Curupira e Caipora, como: um gorro vermelho, uma dentadura com os dentes verdes e uma lança.
Em roda, explore os elementos trazidos:
_ Vocês conhecem esses objetos?
_ O que eles lembram?
No cantinho da sala, deixe três caixas com os elementos de cada personagem caracterizando cada uma delas e coloque dentro textos informativos de cada personagem.

Divida a turma em três grupos e peça para cada um escolher um dos elementos explorados.
Cada grupo deverá se dirigir à caixa que corresponde ao elemento escolhido por eles. Peça para as crianças abrirem a caixa e fazerem a leitura silenciosa dos textos.
Após a leitura, cada grupo deverá explorar as características de cada personagem destacado no texto.

Entregue uma folha de papel 40 quilos e peça que cada grupo descubra a sua personagem, de acordo com as características destacadas.

Distribua hidrocor, papel colorido, cola, tesoura. Depois, peça para cada grupo apresenta o seu desenho e falar sobre as suas descobertas. Pergunte a turma se já ouviram histórias com essas personagens. Será que eles existem ou são mitos? Ouça as respostas das crianças para saber o que conhecem sobre as personagens.

Atividade 2

Os desenhos feitos pelas crianças farão parte dessa atividade. Prenda cada personagem na parede do pátio da escola.
Divida a turma em grupos. Espalhe palavras com ca, ce, ci, co, cu, que e qui pelo pátio e desafie as crianças a encontrá-las. Peça que cada criança prenda as palavras encontradas na personagem, formando um grande painel de palavras. Ganha o grupo que prender mais palavras.

Depois, sente com as crianças em frente aos painéis e analise as palavras encontradas:
_ Que semelhanças existem entre elas?
_ E diferenças?

Faça as crianças perceberem que as palavras formam três grupos diferentes: ca/co/cu; ce/ci; que/qui. Depois, peça que retire as palavras da parede e formem os grupos com elas.

Atividade 3

Distribua o texto de cada mito para a turma e brinque com as crianças de “O mestre mandou!”.
O professor diz:
_ Boca do forno!
O grupo responde:
_ Forno!
_Vocês farão tudo o que o mestre mandar!
_ Faremos!
O mestre mandou...
-pintar de verde as palavras com ca!
Depois, o professor fala novamente o verso e dá um novo comando:
- pintar de vermelho as palavras com qui!
E assim, sucessivamente até destacar todas as sílabas trabalhadas nas atividades.

Avaliação
Avalie a participação de cada aluno com base nos seguintes aspectos: conseguiu ao longo das atividades propostas reconhecer ca, ce, ci, co, cu, que e qui que aparecem em diversos textos e atividades, percebeu as características de cada mito.

Ditado Lacunado para verificação da escrita. Entregue para os alunos parlendas omitindo as palavras que contenham sílabas com ca, co, cu, ce, ci, que, qui.

Fonte: Arruda, Sandra Maria Rocha de. O Saci e a construção de palavras com ca, ce, ci, co, cu, que, qui. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22903. Acesso em 01/11/2010.

Sem comentários:

Enviar um comentário