segunda-feira, 21 de março de 2011

Relatório de Aluno com dificuldade de orientação espacial

Observações: O aluno xxxxxxxxxxxxxx apresenta resultado abaixo do esperado aos padrões da maioria do grupo etário-escolar a que pertence.

Autonomia: Não possui autonomia para realizar suas tarefas sozinho, mesmo quando orientado. Nem sempre aceita ajuda de colegas.

Organização geral: Apresenta desorganização do material escolar, nos trabalhos escolares (lição de casa, pesquisas, etc.). Possui dificuldade para se concentrar, ainda não desenvolveu hábitos próprios de cuidados com seus pertences, encontra dificuldades quanto à organização espacial, apresenta lentidão (para registrar um ditado, para copiar da lousa, para responder a uma questão, na escrita espontânea, etc.) e por esse motivo seu caderno encontra-se sempre desorganizado, incompleto e faltando conteúdo, mesmo sendo orientado de forma constante, nunca consegue dar uma sequência sozinho.

Conhecimento de direita e esquerda: Desorganização no espaço da folha do caderno, confusão entre direita e esquerda (lateralidade). Apresenta dificuldades quanto ao domínio de relações espaciais e temporais, escrita, em algumas letras, em espelho, com rotação de letras, palavras ou números. Realiza trocas visuais (ex.: p q d b), auditivas (ex.:t/d, v/f, j/ch/x, k/g, p/b, r/l -padaria/ padalia) e espaciais, tais como: omissões (ex.: mercado/mecado), acréscimo (ex.:pracinha/prasrinha), aglutinações (ex.: Quem nasce no Acre é acreano/ QinasinoaqenoeaQeno), inversões (ex.: paulista/pralista), dissociação (ex.: Bertioga/Bet o ga) de grafemas; escrita de numerais, apresentando a rotação de algarismos (ex.: 6/9); inversão de algarismos ou troca por outro de som semelhante (ex.: 24/42; 60/70);

Em Matemática: Aluno possui dificuldade de compreensão em situações problemas simples, realiza cálculos simples (2+2; 4+4) sem auxílio de material concreto, porém acima dessa quantidade possui dificuldade para adicionar por não compreender o valor posicional dos algarismos, mesmo após extenso trabalho em sala de aula. O números 50 + 13 resolve da seguinte maneira (50+1+3= 53).

Língua Portuguesa: Apresenta escrita a partir das trissílabas por vezes silábico alfabética, não compreende o som nasal, troca r/l (amistoso/amtoso; lanterna/letna; campeonato/leponato; atacante/atlet; goleiro/goleilo; trave/blavi – alfabetização, audição ou fala???), na frase ditada apresenta escrita ora silábica, ora silábico alfabética e sem segmentação.

Ainda não desenvolveu habilidades de leitura mínimas condizentes com os anos de escolarização, lê somente sílabas simples desde que tenham o padrão consoante/vogal e em bastão, caso esteja na ordem vogal/consoante, devido a sua dificuldade com a lateralidade inverte a leitura (ave lê vae).

Auto estima: O aluno não gosta de ser questionado, demonstra insegurança e teme ser exposto frente aos demais, tem sempre o desejo de mostrar que sabe, mas mostra frustração quando percebe que sua resposta não foi adequada. A professora procura sempre incentivá-lo e não permite que os outros percebam que sua resposta não estava dentro do esperado, dessa forma sua auto estima não é afetada.

O aluno está sendo acompanhado em aulas de reforço, porém as trocas com a lateralidade ainda persistem, assim como os problemas com a alfabetização.

Problemas Neuropsicomotores? Fala? Audição? Oftalmologista? Emocional?

Sugiro avaliação com neurologista, oftalmologista, fonoaudiólogo, psicólogo e psicopedagogo.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR

****************

2 comentários: