terça-feira, 15 de março de 2011

Relatório dificuldade de aprendizagem suspeita de dislexia


O aluno encaminhado abaixo chegou pra mim em agosto de 2007, imagina como ficou meu coração.

A sala totalmente no meu ritmo e chega um aluninho que desconhecia a maioria das letras do alfabeto e ainda pré silábico.

Era época do folclore e certo dia, ao ler com a classe "O sonho do Saci", perguntei pra eles qual era o maior sonho da vida deles e ele me respondeu:

- Professora, meu maior sonho é aprender a ler

Não preciso nem dizer o quanto me emocionei, não?
Ele foi encaminhado para o especialista, pois observei que a memória era curta, além de apresentar outras dificuldades, por isso elaborei o relatório abaixo.

Após avaliações com especialistas chegou o diagnóstico: Dislexia

No entando o relatório chegou somente no final do ano, mas pedi a uma amiga que pegasse ele no ano seguinte porque eu iria pegar outra turma.

Graças a Deus a Giselda pegou e conseguiu dar início ao processo de alfabetização, que é lento e difícil, mas ele se tornou alfabético.

No outro ano, eu o peguei novamente em uma sala de recuperação contínua, optamos por reprová-lo algumas vezes porque o comportamento a idade cognitiva não era compatível com a idade cronológica, e foi bom para ele e para nós.

Segue abaixo o modelo de relatório que eu fiz tanto pra ele, como para um outro aluno meu que foi diagnosticado com dislexia. Por isso, lembrem-se sempre de elaborar corretamente um relatório.

6 comentários:

  1. Su...nada como um bom relatório...perfeito!

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  2. tenho um filho de 9 anos que a algum tempo atráz, foi diagnosticado com leve dislexia, para aprender a ler ( o que não conseguia na escola ), comprei um jogo para computador que sabia que ele iria gostar, todo com subtítulo em português, e ele estava lendo tudo em uma semana, na escola ele apresenta dificuldade em se concentrar e as vezes fica irritado e de certa forma violento, os professores e o diretor da escola o estão ameaçando de expulsão, como devo proceder???

    Marcos Vinicius Druziani
    mvdruziani@hotmail.com

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    1. Eles não podem ameaçá-lo, coagi-lo, humilha-lo ou fazer-lhe mal de qualquer forma. Partindo disso, de início deve procurar diagnóstico diferencial com outro profissional e conversar com seu filho sobre o por que ele acha que tem esse comportamentos em sala, e o que está acontecendo, fazer ele se abrir com você e ensina-lo a se comportar de forma diferente, se adaptar ao problema seja qual for que tem na relação com as pessoas da escola. Falar com a equipe escolar e buscar fazê-los compreender que essa não é a melhor forma de agir, não é profissional e devem refletir sobre isso.

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    2. olá, minha filha também é disléxica. Poderia me passar o nome do programa? OBrigada.

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  3. Oi, querida, nesse caso não é um programa, o melhor método de alfabetização para os disléxicos é serem acompanhados por um fonoaudiólogo e psicopedagogo, o melhor método de alfabetização é o fonético. Abçs

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  4. Tenho um aluno que não foi diagnosticado como dislexico, apenas a psicopedagoga comentou comigo, porém ele tem apresentado dificuldades na leitura, pois nao consegue gravar o que leu.

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