terça-feira, 29 de março de 2011

Sala heterogênea

Solicitação de ajuda:

Olá colegas!
Sempre estou por aqui acompanhando o grupo e tirando muitas idéias excelentes!Quero agradecer a todas pela rica contribuição.

Hoje fiquei um pouco "desesperada" ao terminar uma atividade em minha sala de aula.
Estou alfabe
tizando um classe de 2º ano, onde tenho +ou - 8 alfabéticos e o restante silábicos e pré-silábicos.

É muito difícil com uma sala tão heterogênea assim, pois ao mesmo tempo que quero ensinar os pré- silábicos, os alfabéticos já terminaram tudo e aí começa a bagunça na classe.

Não consigo fazer nem uma coisa nem outra. A minha coordenadora sugeriu para eu fazer grupos de acordo com os níveis, mas estou insegura. Alguém tem alguma sugestão? No caso tenho que preparar atividades diferentes para cada grupo, certo?

Obrigada
xxxxxxxxx


Resposta

Não precisa ficar insegura. Olha, não há sala homogênea e jamais haverá porque hoje os alunos podem estar no mesmo nível de escrita e amanhã um caminhar mais que o outro.

Bom, essa heterogeneidada acaba até sendo boa visto que você poderá trabalhar com duplas produtivas. Veja, uma aluno que está no nível silábico com valor e um que está no nível silábico alfabético podem se auxiliar mutuamente porque podem comparar a própria escrita com a escrita do outro, refletir sobre o sistema de escrita, trocar experiências. Um pode ser o escriba das idéias da dupla, vão socializando o que sabem.

Para formar duplas produtivas você precisa em primeiro lugar ver o nível de escrita de cada criança e unir as que estão em níveis próximos (se você colocar um silábico com um silábico sem valor esse somente irá copiar). Além disso, você precisa conhecer cada aluno, não dá para formar uma dupla produtiva com crianças que não tenham afinidade.

A mesma atividade que você trabalha com uma turma pode e deve trabalhar com a outra, apenas aumente ou diminua o grau de dificuldade.

Eu trabalho com desenhos, por exemplo, a turma dos silábicos com e sem valor irá nomear (entrego letras móveis na quantidade certa) isso é um desafio para eles. Já para um no nível silábico alfabético ou alfabético não terá que refletir para executar, será uma atividade mecânica que em nada ajudará na construção da aprendizagem do mesmo.

Ou seja, sem reflexão não há aprendizagem. Para esse segundo grupo você pode pedir que eles formem frases.

Deixe livros e gibis para que leiam após terminar as atividades. Isso, além de ser bom para a aprendizagem, faz com que a sala fique mais quieta e você poderá fazer intervenções com a outra turma.

Sonia R Ubeda
Moderadora


*************

Sem comentários:

Enviar um comentário