domingo, 10 de abril de 2011

Método das boquinhas


Atendendo uma solicitação da minha amiga Susana, coloquei no Sharex um material que uso para alfabetizar alunos que apresentam dificuldades na aprendizagem, visto que chegam para mim, todos os anos algumas crianças que não conseguiriam chegar onde chegam, sem essa ajuda. Dessa forma, tenho certeza que com as boquinhas irão avançar nas suas hipóteses de escrita.

O método que muitos chamam de fônico, é uma versão deste, idealizado pela Fonoaudióloga Renata Jardini e a Pedagoga Patrícia Thimóteo de Souza. Desde que observei algumas crianças que não conseguiam memorizar nem mesmo as vogais, fui testando vários recursos pedagógicos e ao conhecer esse método experimentei com uma turminha e vi que eles aprendiam mais rápido, então comprei o livro e fiz umas adaptações.

Também quero informar que não tenho material de todas as letras, porque os alunos chegam numa fase em que não necessitam mais deste recurso.

O método associa a articulação dos fonemas, expressando-os visualmente através das boquinhas, facilitando a formação da consciência fonológica.

Por ser um método multissensorial, segundo a autora tem ajudado inclusive na alfabetização de crianças disléxicas. Particularmente, acho que numa sala regular encontramos sempre algumas crianças com esse diagnóstico.

Portanto, há exercícios para desenvolver habilidades necessárias à alfabetização ( como percepção e memória auditiva, consciência fonológica, percepção e memória visual, orientação têmporo-espacial, coordenação visomotora, esquema corporal).

tais procedimentos integram diferentes modalidades sensoriais, facilitando a aprendizagem da linguagem escrita ao estabelecer a conexão entre espaços visuais (a forma ortográfica das letras e das palavras), auditivos (a forma fonológica) e cinestésicos (os movimentos necessários para pronunciar os fonemas e escrever as palavras).

Coloquei o material em pastinhas, para facilitar o entendimento.

Em sons das boquinhas, tem filmes, onde o professor tem que dar conta, de que ele vai ter que exemplificar para o aluno que na sílaba “LA” temos o som de duas letras conjuntamente com a articulação de duas boquinhas, com as fotos que estão na pastinha das fotos das boquinhas.

Vocês irão perceber que por ex nas letras P, B e M são as mesmas boquinhas, porém tem algo que faz a diferenciação para as letras B e M, usa-se movimento com a mão para isso. Vejam o material disponibilizado no Dropbox, através do link::




E, se tiverem alguma dúvida , podem perguntar.

Neusa Drulis
Pedagoga
Moderadora do Grupo Professores Solidários
Twitter: @ndrulis
Facebook: Neusa Drulis

1 comentário:

  1. Olá Neusa também sou pedagoga e psicopedagoga estou prestes a fazer uma parceria com secretaria de educação em Luanda para alfabetização e distúrbios de leitura em escolas publicas gostaria de ter acesso ao material, entretanto no link indicado apenas aparece opção para cadastro no mediafire poderia me ajudar de outra maneira?

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