quinta-feira, 7 de abril de 2011

Sequência Didática: Carta



1º momento: Conhecendo a carta
Através da oralidade, explore com os alunos as ideias que eles tem de cartas, se eles utilizam esse meio comunicação, com quem, o por quê. Explique a eles como funcionava antigamente o serviço dos correios e como funciona atualmente.

Explore a forma correta de preenchimento de um envelope de carta (remetente, destinatário, CEP).

Em seguida explique aos alunos que a carta é um dos meios de comunicação verbal mais antigos. Através da escrita podemos enviar mensagens para as pessoas. Ela é um meio de comunicação entre pessoas que estão próximas, na mesma cidade ou em lugares muito distantes.

Alguns termos são importantes para escrever uma carta, e assim preenche-la corretamente.

Remetente: Quem envia a carta
Destinatário: Quem recebe a carta

O que há no envelope da carta:
Nome Completo
Endereço Completo
Cep

É importante colocar no endereço dos dois o CEP (Código de Endereçamento Postal). O CEP facilita a distribuição da correspondência nos Correios das cidades.

Distribua para os alunos o modelo de carta abaixo para leitura.

Após a leitura da carta, solicite aos alunos que observem a estrutura dessa forma de comunicação.

Cabeçalho: Compõe-se do local e data.
Saudação: Inicia-se com um cumprimento, por exemplo: querida amiga, prezado senhor...
Mensagem: Dela faz parte o texto da carta, aquilo que você quer transmitir, o assunto principal.
Despedida: até logo, um abraço...
Assinatura: Deve-se assinar o nome.

2º momento: Produção Coletiva

Entregue aos alunos a carta que a Cinderela recebeu uma semana após o seu casamento. Solicite que os alunos localizem na carta os elementos que constituem a estrutura da mesma.

Em seguida, peça que eles circulem na carta esses elementos e façam, abaixo da carta, uma legenda escrevendo o nome deles.

Faça em seguida a leitura da carta e solicite aos alunos que façam a interpretação desse texto.

Proponha aos alunos que escrevam uma carta coletiva como resposta à fada madrinha como se Cinderela a estivesse escrevendo-a. Solicite que todos façam sugestões e depois de organizada a carta na lousa peça aos alunos que registrem-na na folha em anexo.

3º Momento: Organizando uma carta

Diga aos alunos que o castelo da Cinderela estava sendo atacada por inimigos, então ela escreveu uma carta rapidamente, porém toda desorganizada. Peça aos alunos que reescrevam no caderno a carta organizada.

No final, peça a eles que façam a legenda.

4º momento: Organizando uma carta

A Fada madrinha ajudou Cinderela, livrando o castelo dos inimigos, mas Cinderela ainda estava nervosa com o que tinha acontecido e colocou a carta fora de ordem novamente. Dessa vez, solicite que os alunos recortem as partes da carta e organize-a e cole de forma correta.

5º Momento: Solicite que os alunos escrevam uma carta para um colega contando algum fato importante do seu dia. Oriente-os para que lembrem da estrutura de uma carta e do preenchimento correto do envelope.

Essa sequência está nos arquivos abaixo

5 comentários:

  1. Olá, somente uma correção.

    O remetente é quem envia a carta e o destinatário é quem irá recebê-la.

    ResponderEliminar
  2. Nossa!!! É mesmo, como não percebi o erro?? Obrigada, bjs

    ResponderEliminar
  3. Por favor, onde posso encontrar a carta que a cinderela recebeu após uma semana de casamento?
    Obrigada!
    Noemí

    ResponderEliminar
  4. Por favor, onde posso encontrar a carta que a cinderela recebeu após uma semana de casamento? obrigada Adriane

    ResponderEliminar
  5. Muita gente ignora o uso das cartas ultimamente, mas elas sao bastantes impotantes.

    ResponderEliminar