Solicitação de Ajuda: Olá pessoal!!! É o seguinte a escola onde eu trabalho é sócio construtivista, e estou com uma sala de 1° ano. Lá a diretora não gosta que a gente dê as famílias silábicas ( ba- be- bi- bo- bu), gostaria de saber o que vcs acham e se vcs tem algumas atividades pra me passar sem ser de famílias.
Eu acho assim: como uma criança vai aprender sem saber as famílias? Elas tem que aprender a juntar, sempre trabalhei com o método tradicional, onde ensinamos as familias e agora estou meio confusa com isso, acho que deveria sim dar as famílias e consrução de palavras, trabalho as famílias dentro de sala mas no caderno não tem como. Quem pode me socorrer!!!
Eu acho assim: como uma criança vai aprender sem saber as famílias? Elas tem que aprender a juntar, sempre trabalhei com o método tradicional, onde ensinamos as familias e agora estou meio confusa com isso, acho que deveria sim dar as famílias e consrução de palavras, trabalho as famílias dentro de sala mas no caderno não tem como. Quem pode me socorrer!!!
Preciso de sugestões!!! Bjs
Resposta
Bem, creio que cada professor pode trabalhar com o sistema no qual se sente mais seguro. Mas, também é impo
Resposta
Bem, creio que cada professor pode trabalhar com o sistema no qual se sente mais seguro. Mas, também é impo
rtante estar aberto às mudanças e
novos aprendizados. Vejo que você, apesar de se sentir segura com o método tradicional, está aberta à discussão.
Com certeza irá gostar muito de trabalhar na linha construtivista, mas, precisa de uma base, de alguém que lhe ajude no começo. Creio que a coordenadora pedagógica de sua escola lhe dará suporte.
eu trabalho na linha construtivista, ou socio interacionista, há muitos anos, mesmo antes de se tornar tão conhecido como o é hoje. Sofri um pouco no início porque era difícl até ter uma base teórica para tal. Contei com a ajuda de uma amiga, Lucileide, que me segurou pela mão no início e sempre me incentivava.
Hoje tenho segurança, tranquilidade e meu jeito próprio de trabalhar e lidar com as dificuldades. O difícil é só o primeiro passo.
Fique tranquila que não é bicho de sete cabeças alfabetizar sem as familinhas ou dando as atividades letra por letra. Já no início da alfabetização eu começo a trabalhar com os nomes, texto mais significativos para eles. O trabalho com leitura e escrita de listas (do mesmo campo semântico) a leitura de ajuste de textos que o aluno sabe de memória e a escrita dos mesmos ( no início o aluno conta com o professor como escriba), e atividades significativas que respeitam o uso social da escrita e leitura levam o aluno a adquirir competêcia para ler, escrever e interpretar diferentes tipos de textos.`
É importante que você faça leitura diária de diferentes gêneros e duas vezes por semana faça a leitura compartilhada ( o aluno tem o texto em mãos para acompanhar a leitura). Também é fundamental que o aluno conte com um acervo de leitura em sala de aula.
Bem, há muitas dicas que com certeza irá receber dos membros do grupo. Qualquer dúvida nos escreva, será um prazer poder ajudá-la. Quanto a atividades, no grupo há muito material. Eu mesma envio constantemente material que segue a linha construtivista
Beijos, boa sorte
Sonia r Ubeda
Com certeza irá gostar muito de trabalhar na linha construtivista, mas, precisa de uma base, de alguém que lhe ajude no começo. Creio que a coordenadora pedagógica de sua escola lhe dará suporte.
eu trabalho na linha construtivista, ou socio interacionista, há muitos anos, mesmo antes de se tornar tão conhecido como o é hoje. Sofri um pouco no início porque era difícl até ter uma base teórica para tal. Contei com a ajuda de uma amiga, Lucileide, que me segurou pela mão no início e sempre me incentivava.
Hoje tenho segurança, tranquilidade e meu jeito próprio de trabalhar e lidar com as dificuldades. O difícil é só o primeiro passo.
Fique tranquila que não é bicho de sete cabeças alfabetizar sem as familinhas ou dando as atividades letra por letra. Já no início da alfabetização eu começo a trabalhar com os nomes, texto mais significativos para eles. O trabalho com leitura e escrita de listas (do mesmo campo semântico) a leitura de ajuste de textos que o aluno sabe de memória e a escrita dos mesmos ( no início o aluno conta com o professor como escriba), e atividades significativas que respeitam o uso social da escrita e leitura levam o aluno a adquirir competêcia para ler, escrever e interpretar diferentes tipos de textos.`
É importante que você faça leitura diária de diferentes gêneros e duas vezes por semana faça a leitura compartilhada ( o aluno tem o texto em mãos para acompanhar a leitura). Também é fundamental que o aluno conte com um acervo de leitura em sala de aula.
Bem, há muitas dicas que com certeza irá receber dos membros do grupo. Qualquer dúvida nos escreva, será um prazer poder ajudá-la. Quanto a atividades, no grupo há muito material. Eu mesma envio constantemente material que segue a linha construtivista
Beijos, boa sorte
Sonia r Ubeda
Amiga trabalhe nas idéias dos gêneros textuais.
ResponderEliminarUse os faceis. Consulte as divs modalidades.
Deste genero se for musica tipo Se eu fosse um peixinho etc. coloque um texto dest genero na parede e trabalhe as palavras faceis destancando em vermelho no texto.
Mostrar a relevancia do texto ao aluno.
Depois faça familia dAS PALAVRAS DESTACADAS, no quadro , va trabalhando a formação desta.
No plano de aula n necessita colocar este detalhes, deixe so o q INGLES (digestora) quer VER kkkkkk boa sorte rsrsrs
Fico muito triste em ver que o profissional docente simplesmente não tem autonomia para trabalhar em sala de aula. Sugiro que você se esforce para entender teorias e construção do conhecimento. Dá uma olhada no material do Ler e escrever http://lereescrever.fde.sp.gov.br/SysPublic/InternaMaterial.aspx?alkfjlklkjaslkA=302&manudjsns=0&tpMat=1&FiltroDeNoticias=3 tem atividades para todas as séries, super explicadinhas, nessa linha mais socio construtivista. Não se rebaixe a mentir não, isso é indigno de um professor, na minha opinião, claro. Estude, as família silábicas não são a única maneira de ensinar a ler e escrever, te garanto. Eu utilizo conhecimentos linguísticos, não construtivistas, mas uma pessoa que não entende profundamente pode achar que é a mesma coisa, leia Cagliari, Bernadete Abaurre, se quiser entrar em contato, podemos conversar www.docenciainloco.com
ResponderEliminarAbraços e boa sorte, amiga, encare esse momento como uma oportunidade de aprendizado para você também.
Parabéns pelo teu blog... Ótimas palavras.
ResponderEliminarAtt.,
http://wwwteologiavivaeeficaz.blogspot.com/
Profº Francisco Netto
BOM DIA
ResponderEliminarADOREI ESTE BLOG. O meu objetivo é de trabalhar na Escola da Vila. Já visitei a Escola da Vila em Fortaleza.