quarta-feira, 27 de Abril de 2011

Sugestões de atividades com crianças de 2 a 3 anos

• As crianças de 2 anos são muito alegres e quando possuem um lápis e um papel se divertem bastante.Nesta idade, porém os lápis devem ser estreitos.

• Em torno de 3 anos as crianças podem também apontar os lápis. Mas tome cuidado na hora de comprar os lápis e giz, de forma que não contenham elementos danosos para a saúde. As crianças gostam de desenhar e pintar, como também mostrar suas criações para pais e conhecidos.

• As tintas de dedo são as preferidas das maiorezinhas. Com as mãos sobre o papel estão prontas para pintar com muita alegria. Papéis mais grossos são os indicados, como também maiores.

• Gostam também de construir suas próprias casinhas. Feitas de caixa de papelão com portas e janelas de abrir e fechar. Os móveis também podem ser construídos com caixinhas. Elas mesmas podem pintá-las.

• As crianças podem fazer colares de diversos materiais. Como modelar formas para pintá-las depois.

• No segundo ano de vida podem também começar a cantar. Cantem juntos! Elas aprendem rapidamente.

• De às crianças instrumentos musicais simples e fáceis de fazer manualmente. Esses podem ser uma tampa de panela, uma colher que proporciona ritmos como também os instrumentos rítmicos industrializados: xilofone, tambor, piano elétrico.

* * Desenvolvimento da fala * *

• Com brinquedos simples o desenvolvimento das crianças pode ser estimulado. Pode-se sempre perguntar: “Onde está...?” com essa indagação feitas sobre diversos materiais e móveis existentes na sala, ou em um livro, você ajuda elas a aprender o nome dos objetos de entorno e a conhecer o mundo à sua volta.

• Ainda que a criança não compreenda o sentido da palavra ela apreende o sentido da língua, coisas e relações observando e vivenciando.

• Quando a criança observar uma máquina de lavar roupas, por ex., você pode esclarecê-la como você faz para lavar roupa. Ponha o sabão em pó, mostre que fecha a tampa, que liga a máquina, que depois a máquina enche de água, que ela bate a roupa, enche-se de espuma, etc. Quando a máquina parar de funcionar, mostre à ela que a roupa está úmida e limpinha, que você agora irá dependurá-la para secar.

• Como outra brincadeira , você pode apontar perguntar-lhe:
- Aonde está seu nariz?
... Sua orelha... sua cabeça... seu braço... sua boca?
E assim ela vai aprender brincando.

• Nessa idade um bom brinquedo para a criança é um livro de capa e folhas duras. Ali elas podem folhear, sentir e você pode esclarecê-las sobre cada figurinha que esteja ali.

• Para que a linguagem se desenvolva converse com ela e deixe que ela tenha contato com outras crianças. Logo verá como falará e cada dia mais corretamente. Conte historinhas para elas. Gostarão de ouvir e pedirão que as repita. Você verá que um dia elas já terão até mesmo decorado a historinha e, quando você for contar, ela irá complementar.

• Um bichinho de pelúcia, pano, uma bola colorida ou brinquedos plásticos de montar. Mostre como devem fazer e elas o farão.


Eliane Pera
Moderadora

1 comentário:

  1. Eliane, gostei muito de suas considerações sobre estimulação de crianças na primeira infância. Realmente o contato, a fala, a manipulação despertam interesse e resultam em desenvovlimento. Quanto à música, esta não deve ser iniciada a partir dos dois anos e sim, desde o ventre materno. A música age nos níveis biológico, cognitivo, mental, psicológico, social, afetivo, espiritual, gerando satisfação e prazer. Portanto, deve ser iniciada desde a mais tenra idade.
    Abraço
    Débora CRos
    http://diariodacoordenacao.blogspot.com.br

    ResponderEliminar