sábado, 2 de abril de 2011

Trocas surdas e sonoras

Alguém teria atividades com trocas? Tenho 2 alunos no 4º que fazem trocas na escrita. Se alguém puder ajudar, agradeço

Você vai receber essas atividades com certeza, mas é importante analisar qual o motivo dessas crianças ainda realizarem trocas fonéticas, são alunos faltosos? O problema das faltas está relacionado com otite de repetição? Rinite?

O número é normal dentre pesquisas realizadas, são crianças que apesar de não trocarem na fala, não se deram conta de qual letra representa o som, se é a sonora ou a surda, por isso o trabalho mais intenso deve ser na conscientização desse som.

Será muito importante você trabalhar com eles o som das letras, para que eles percebam a diferença entre as surdas e as sonoras, assim como ler a pesquisa do Jaime Zorzi um excelente fonoaudiólogo, estou anexando um jogo que adaptei para minha monografia, assim como um texto do Jaime Zorzi, vc pode adaptar para a sua sala.

Também estou colocando em anexo um texto que trabalhei com meus alunos, depois eu os fiz sentirem as cordas vocais, quando vibravam ou não.

Segue também algumas atividades, mas elas não terão valor se essa consciência fonológica não for trabalhada. Até eles terem a percepção pode demorar um pouquinho, mas faça-os analisar sempre se colocaram certo ou não. Tanto em produção de texto como em ditado, antes deles entregarem, peça-os para que analisem e corrijam, essa correção é que fará a diferença.

--
Abraços

Susana Sol
Owner do Grupo Professores Solidários

Sem comentários:

Enviar um comentário