sexta-feira, 24 de junho de 2011

Fui diretora por um dia


Não poderia deixar de compartilhar com vocês esse relato de 2007, quando nossa querida moderadora Marta Bernardes foi diretora por um dia, claro que epois ou antes, não me recordo, ela ficou como diretora por mais tempo, mas nesse ano, especificamente foi um dia lindo e que ficou guardado em nossa lembrança.


Segue abaixo o relato:


Bem vamos ao testamento, se cansar eu paro e conto nos próximos capítulos.

Cidade pequena, fofoca corre, então não foi grandes novidades minha chegada
em turno diferente.

Toca o sinal,crianças em sala, chamamos as professoras. Palavras de despedidas, choro por parte da diretora etc...

Fui bem aceita, todos ficaram felizes, pelo menos na minha frente, me deram boas vindas, entreguei uma mensagem e uma flor para cada professora e disse que teríamos uma reunião, onde conversaríamos sobre o funcionamento da escola, o pedagógico, que é o que me preocupa, numa reunião onde tivéssemos um tempo maior.

O Secretário chegou depois e fomos ver as arrumações que já havia pedido a ele..

Foi embora trabalhar, a Marlene, ex diretora, também foi, e eu fiquei perdida igual pinto no lixo sem saber o que fazer.

Quando chegava alguém para falar com a diretora, eu claro que ouvia e passava a bola para a adjunta, porque não estava inteirada de nada e não poderia fazer algo que não conheço.

À tarde o povo chegou, então eu e a adjunta fizemos a reunião, mas elas também já sabiam e adoraram. Me abraçaram, desejaram felicidades, me disseram que podia contar com o apoio delas, já me pediram várias coisas, mas tudo em prol dos alunos, da escola, idéias mil e que casam perfeitamente com minha maneira de pensar, até porque das 10, 6 já trabalharam durante anos comigo em outra escola.

Fui para sala de aula, conversar com as crianças. Não sei quem chorava mais se eu ou eles. Me agarram, pediram que pelo amor de Deus ficasse com eles.

Um sofrimento só. Na entrada eu vi mãe que soube lá da minha saída, chorando e não conseguiram falar comigo. Quando cheguei em casa, abri a porta e acreditem tive saudades até das paredes de minha casa.

Abri a boca a chorar, coisa que ultimamente não tenho conseguido fazer.
Passei mto mal segunda feira. Telefonei para Jaqueline que é a adjunta, disse que não queria ficar na direção. Estava morrendo de saudades dos meu pequenos. Mas resolvemos que íamos conversar hoje de manhã, porque ela achou que poderia me tranquilizar.

Fui para escola, estava lá toda sem graça quando às 10:00 h o telefone tocou e me chamaram. Era o Secretário pedindo que eu desse um pulo lá, porque precisava com urgência da minha presença.

Na mesma hora fui. Chegando lá, me deparei com uma cena, no meio da prefeitura. Meus alunos e seus pais, a prefeita e o secretario, todos me esperando. Quando as crianças me viram, saíram correndo para me abraçar, as carinhas inchadas de tanto chorar até os pais chorando. Não preciso contar o quanto chorei também. Os pais foram pedir que não me tirassem das crianças, que não aceitavam de maneira alguma que seus filhos ficassem sem a segunda mãe deles.

Para mim, foi um coroação que recebi. Nenhum cargo ou gratificação terá o mesmo peso e sabor dessa demonstração de carinho.

Bem, voltei com meus pimpolhos para sala de aula, é claro e assim o secretário me pediu que assumisse somente em janeiro.

As crianças não queriam me largar, os pais me deram dinheiro e fomos lanchar.

Assim terminou meu dia de diretora.
E querem saber, estou morta de felicidade!!

Marta Bernardes

2 comentários:

  1. Que lindo!
    Que demonstração de carinho!
    Só sendo mesmo uma excelente profissional é que as crianças e os pais demonstram seu amor.
    parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Linda demonstração de carinho. Mas de quem trabalha com amor e dedicação só podemos esperar isso.
    Bjos,
    Viviane Bastos

    ResponderEliminar