domingo, 17 de fevereiro de 2013

Atividades para laboratório de Informática

Pelo nosso Brasil afora, sempre há atribuição para monitores que nunca trabalharam com informática educacional. Infelizmente existe alguns casos graves de professores que não possuem nem uma equipe de apoio, pra mim essa atitude é de tremenda irresponsabilidade por parte dos gestores, mas, como brasileiro não desiste nunca, eles começam a pesquisar muito e acabam superando todas as dificuldades.

Eu tenho uma grande admiração pelos monitores, eles são nossos verdadeiros parceiros no processo de ensino-aprendizagem das nossas crianças. Quer motivação maior do que essa? Tive alunos que podiam estar até um pouco doentinhos no dia que tinham aula de informática, mas faziam todo o esforço para não faltarem e era muito bom ver o encantamente deles.

Para que a aula de informática seja produtiva é muito importante que ao fazer o seu planejamento anual, você preveja essas aulas, já visualize o que de fato deseja que os alunos aprendam no laboratório, o professor regente precisa entender que a sala de informática não é lugar apenas para jogos, mas um lugar onde os alunos aprenderão recursos para utilizar a máquina também, por isso converse com o monitor antes de propor as atividades e escute as suas sugestões, você verá as ideias criativas que ele irá propor.

Dependendo da Instituição, o titular da sala deverá ou não ficar no laboratório de informática, onde trabalho os professores aplicam o conteúdo da aula e os monitores acompanham os alunos no pc, orientando-os como utilizar corretamente as ferramentas.

Para manter a disciplina na sala eu tenho um jeito que sempre dá certo e que os alunos mantém-se comportados, antes de entrar, eu já separo as duplas na sala de aula, converso com eles e depois partimos para a sala de informática, quando chegamos na porta eu vou orientando as duplas para que entrem educadamente.

Vamos ao que interessa, tenho muitas atividades de Informática, arquivei todas no SkyDrive, você pode acessar no link abaixo. Se possível me dê o retorno.


Abraços
Susana Sol
Owner do Grupo Professores Solidários

11 comentários:

  1. Nossa, fiquei encantada com as atividades de Informática, muito, mas muito obrigada mesmo! Sou professora orientadora de informática educativa, será a primeira vez que trabalharei com alunos do Fundamental I, agora sinto-me mais confiante para preparar as aulas!

    ResponderEliminar
  2. Oi, querida, são retornos como o seu que me deixam satisfeita, pois vejo que vale a pena gastar um pouquinho do meu tempo para ajudar como você! Abçs

    ResponderEliminar
  3. Sou professora de informática na Escola Estadual Tietboehl de Torres/ RS e suas orientações são sempre bem-vindas. Obrigada mesmo.

    ResponderEliminar
  4. Nossa!!Que blog maravilhoso, adorei tudo!!
    As atividades serão muito úteis em minhas aulas.
    PARABÉNS!!

    ResponderEliminar
  5. Que bom, esse é o objetivo do blog! Abçs

    ResponderEliminar
  6. Prof.ª, muito obrigado pelos exercícios.
    Vai ajudar um monitor desnorteado rsrsrs...

    ResponderEliminar
  7. Olá, que bom que pude lhe ajudar! Abçs

    ResponderEliminar
  8. Olá professora! Parabéns pelo blog! É bastante completo e com muitas dicas extremamente úteis para nós professores. Neste post por exemplo, a senhora mostra estar realmente na vanguarda, pois enquanto lutamos para trazer a tecnologia para a realidade da sala de aula, já temos aqui um ótimo conteúdo para apresentar o computador para vários colegas que ainda não o incluíram em sua prática pedagógica.
    Ficaríamos honrados se visitasse nosso projeto que trata justamente dessa questão.
    Parabéns novamente e obrigado por compartilhar experiências e ferramentas tão relevantes.
    www.professorwifi.com.br

    ResponderEliminar
  9. Olá, Paulo. Eu sei disso, ultimamente ando um pouco afastada do blog por causa da minha carga horária, tenho vontade de recomeçar, mas demanda uma boa conexão com a internet, e como a minha está ruim, vou deixando como está. Vou lá visitar o seu blog. Obrigada por deixar um comentário, eles alimento o blogueiro.

    ResponderEliminar
  10. Boa noite! Após um tempo trabalhando somente com o nível superior, esse ano voltarei a trabalhar com crianças do primeiro ao quinto ano, dentre elas, algumas portadoras de necessidades especiais. Gostaria e preciso de sugestões. Você poderia me ajudar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podemos lhe ajudar, caso queira fazer parte do nosso grupo, Professores Solidários, coloque seu e-mail na caixa ao lado e clique em fazer parte do grupo. É um grupo de trocas, você também precisa colaborar, mas também terá ajuda constante.

      Eliminar