terça-feira, 2 de novembro de 2010

Sondagem: Reescrita de texto

Essa atividade recebi da minha orientadora da UFSCAR no curso que fiz para professores iniciantes (quando estava iniciando)

O cão e sua sombra


Um dia, um cachorro roubou um pedaço de carne e resolveu comê-lo sozinho em sua casa, que ficava do outro lado do rio.

Com o pedaço de carne na boca, estava atravessando o rio quando viu o reflexo de sua sombra refletida na água.

Nossa! Que belo filé! E suculento, com certeza. Pensou o cão que, na mesma hora, abocanhou o reflexo pensando ser um outro cão de verdade, e que pudesse roubar-lhe o filé.

Porém, ao morder o reflexo, deixou o seu pedaço de carne cair e a correnteza tratou de levá-lo. O cachorro até procurou, mas não encontrou.


Moral: Quanto mais se quer, menos se tem


Sondagem: Reescrita de texto


ORIENTAÇÕES PARA A SONDAGEM: REESCRITA


1 – Escolha um texto de boa qualidade literária e que seja do gênero narrativo (conto, fábula, lenda);

2 – Faça a leitura em voz alta do texto para os alunos (se necessário, leia uma segunda vez para eles, mas somente se necessário);

3 – Faça com eles o reconto: oralmente, peça que contem novamente a história lida;

4 – Em seguida peça para que, individualmente, reescrevam a história sendo o mais fiel possível à história original do autor.

Atenção: não é necessário que saibam a história de cor, mas sim que se utilizem das marcas do gênero narrativo, tempo verbal, vocabulário etc. e, principalmente, que mantenham o enredo da história. Portanto, não deixe que alterem o final ou mudem os personagens etc. É uma atividade de reescrita (escrever de novo o que alguém já escreveu) e não de escrita de autoria, onde teriam que ser criativos e “inventar” coisas.

5 – Com essa avaliação poderemos analisar como as crianças lidam com os recursos lingüísticos: gênero textual, coerência, coesão, segmentação de palavras, ortografia, paragrafação etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário