sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Texto fatiado ou Texto em tiras
Memorização de texto estável;
Leitura de texto e palavras.
Indicação: Utilizar após leitura do texto
Desenvolvimento:
Uma boa estratégia para memorizar a estrutura textual é recortar o texto em tiras e pedir para que as crianças em grupo ou individualmente montem o texto que está fora de ordem:
Não esqueça que o texto fonte (o texto original) deve estar preso em lugar visível para servir de fonte de consulta, sempre que as crianças precisarem.
Parlendas
Um, dois
feijão com arroz.
Três, quatro,
feijão no prato
Cinco, seis
feijão inglês.
Sete, oito, feijão
com biscoito.
Nove, dez,
feijão com pastéis.
BAMBALALÃO
Bambalalão
Senhor capitão
Espada na cinta
Cinete na mão.
QUEM COCHICHA
Quem cochicha o rabo espicha
Come pão com lagartixa
Quem escuta o rabo encurta
Quem reclama o rabo enflama
Come pão com taturana
COM PENA
Com pena peguei a pena
Com pena para escrever,.
Com pena caiu-me a pena,
Com pena de não te ver
DOMINGO
Amanhã é domingo, pede cachimbo.
Cachimbo é de ouro, bate no touro.
O touro é valente, cai no buraco.
O buraco é fundo, acabou-se o mundo.
PAPAGAIO E PERIQUITO
Papagaio come milho,
Periquito leva a fama.
Cantam uns e choram outros,
Triste sina de quem ama.
SEMANA
Na segunda não fiz nada,
Na terça nada fiz,
Na quarta nada farei,
Na quinta, pensei tensão,
Na sexta eu passei,
E no sábado é que voltei,
No domingo fiz conta
Do que gostei.
POR DETRÁS DAQUELE MORRO
Por detrás daquele morro
Passa boi, passa boiada,
Também passa moreninha
De cabelo cacheado
LIMOEIRO
Abaixa-te, limoeiro,
Deixa eu tirar um limão
Para limpar uma nódoa
Que trago no coração.
SEU PADRE
Pelo sinal do bico real,
Comi toucinho, não me fez mal
Se mais houvesse, mais comia.
Adeus, seu padre, até outro dia.
BANANINHA
Bananinha pintadinha
Quantas pintas ela tem?
Ela tem noventa e nove
Falta uma para cem!
O SAPATO
O sapato de Pedro é preto
A ARARA
Iara amarra
A arara rara
A rara arara
De Araraquara
O PAPA
Se o papa papasse papa
Se o papa papasse pão,
O papa papava tudo,
Seria o papa papão.
PRATOS DE TRIGO
Um prato de trigo para um tigre.
Dois pratos de trigo para dois tigres.
Três pratos de trigo para três tigres.
Quatro pratos de trigo para quatro tigres.
Cinco pratos de trigo para cinco tigres.
Seis pratos de trigo para seis tigres.
Sete pratos de trigo para sete tigres.
Oito pratos de trigo para oito tigres.
Nove pratos de trigo para nove tigres.
Dez pratos de trigo para dez tigres.
A ARANHA
A aranha arranha o jarro,
o jarro arranha a aranha.
PACA
Quem a paca caro compra,
caro a paca pagará.
UM PANO DE PRATO
Um pano de prato
no prato de prata.
A FIADEIRA
A fiadeira
Fia a farda
do filho do feitor
Felício
CESTEIRO
Cesteiro que faz um cesto
Faz um cento.
O PINTO PIA
O pinto pia, a pipa pinga.
Pinga a pipa, o pio pia, pipa pinga.
Quanto mais o pinto pia, mais a pipa pinga.
SE A LIGA
Se a Liga me ligasse, eu ligava a Liga.
Mas como a liga não me liga,
Eu não ligo a Liga.
O DOCE
O doce perguntou para o doce
qual era o doce mais doce,
o doce respondeu para o doce,
que o doce mais doce
era o doce de batata doce.
Roteiro para elaboração de Projeto Político Pedagógico
2.Sumário;
3.Introdução (Quem elaborou o PPP? Como foi essa elaboração?);
4.Histórico completo da escola;
5.Diagnóstico e análise qualitativa do entorno (Comunidade);
5.1– Qual o significado da Comunidade para a escola?
5.2– A escola está aberta para a Comunidade?
5.3– Qual é a relação com as outras escolas do entorno?
5.4– Qual é a relação com os outros equipamentos da Prefeitura (UBS, Centro Cultural)?
6.Gestão Democrática:
6.1– Plano de gestão da escola (expectativas, metas, plano de ação da coordenação),
6.2– Secretaria de Educação:
a) O que significa para a escola:
1ª Diretriz– Democratização do Acesso e Permanência - Educação para todos (inclusão, acesso...);
2ª Diretriz – Qualidade Social – (qualificação do ensino e dos profissionais: horário de formação, Trocas Metodológicas, Pró Letramento...);
3ª Diretriz – Gestão Democrática (eleição de gestores);
Eixos Curriculares (Dignidade e Humanismo; Cultura; Democratização da gestão; Formação de formadores; Diferentes Linguagens; Meio Ambiente; Educar / Cuidar).
b) Ações / Projetos / Núcleos
Anos anteriores: (Aconteceram na escola? Como? Foram importantes?)
Raça e Gênero;
Meu Ambiente;
Informática;
Biblioteca Interativa;
EJA OP;
Escola de Todos;
Esta escola tem história;
Outros.
Este ano:
Pró Letramento;
Pro Info;
Inter Secretarias: (tem parceria com a escola?)
- Meio Ambiente;
- Desarmamento Infantil;
- Saúde Preventiva;
- Educação no Transito;
- Valorizando a Vida;
Juventide Viva.
c) Avaliação de 2008 (o que foi feito e o que precisa ser revisto)
d) Ações propostas para 2009-2010
Comunidade Escolar:
O que significa para a escola:
Alunos(as);
Professores(as);
Funcionários(as);
Gestores da Escola;
Conselho Escolar;
Conselho Mirim.
6.3– Conselho Mirim (implantação);
7.Concepção de:
7.1- Educação;
7.2– Professor (Educação Infantil e EJA);
7.3– Aluno;
7.4–Ensino Aprendizagem:
Durante as atividades de sala de aula é papel do professor...
Refeições;
Pátio;
Parque;
Hora do Vídeo;
Hora do sono (creche);
Atividades de vida diária do aluno (escovação, tirar/colocar roupas e calçados, higienizar-se no banheiro, etc.);
Regras de convivência;
7.5– Avaliação;
7.6– Inclusão;
8.Organização geral da escola (estrutura do cotidiano);
9.Objetivos e Metas da Escola;
10.Objetivos de aprendizagem, estratégias, conteúdos e avaliação;
11.Projetos vinculados à proposta curricular;
12.Referências bibliográficas.
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Interpretação de texto: Piada
Anedota
Havia um homem que todos os dias, quando ia trabalhar, tomava banho, perfumava-se e ia para a frente do espelho. Pegava no telefone e começava a rir!
A sua esposa ficou intrigada e interrogou-lhe o motivo de tão estranho comportamento.
O homem, muito naturalmente, explicou:
- Depois de chegar do trabalho, tomo banho, perfumo-me, vou para a frente do espelho e pergunto ao telefone quem é o homem mais bonito do mundo, quem é? E o telefone responde:
Tu…tu…tu…tu…
Interpretação
Quantas personagens entram nesta anedota?
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Quais são?
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O que fazia de especial a personagem principal da anedota?
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Como ficou a esposa do homem depois de o ver fazer sempre a mesma coisa?
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Porque é que o homem depois de tomar banho e de se perfumar ia para o telefone?
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O telefone achava que ele era o homem mais belo do mundo? Porquê?
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Porque é que o homem se ria ao telefone?
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Hospital das palavras - ortografia com prazer
Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura
Ciclo: Ensino Fundamental - 1ª a 4ª
Assunto: Trabalhar ortografia de maneira eficaz sem cópias e brincando
Tipo: Jogos
Onde encontrar: Simone - sissylima@portalpositivo.com.br
A criança não aprende somente através da repeticão. ela aprende também através dos jogos e brincadeiras. O Hospital das Palavras tem objetivo de trabalhar a ortografia de maneira que, através de uma simples brincadeira de médico, a crianca aprenda a escrever a palavra e tirar dúvida de ortografia.
Em uma cartolina, escreve com letras grandes HOSPITAL DAS PALAVRAS. Em um lado maio da cartolina, escreva leitos, no lado menor, UTI.
Comece a aula explicando aos alunos que, assim como nós vamos ao médico quando estamos doentes, nossas palavras também irão ao hospital quando precisarem de medicacão. Explique como funcionará o hospital, os alunos serão os médicos e enfermeiros, a professora será a diretora do hospital. (Dependendo da turma pode-se escolher um aluno para representar o diretor).
A cada semana escolha uma atividade, producão de textos, por exemplo, e retire as palavras que possuem erros ortográficos para mandar para o hospital. O aluno deverá escrever as palavras as quais possuem erros corretamente e fixar na cartolina.
No decorrer da semana, os alunos deverão medicar as palavras doentes, através de leituras de cada palavra e atividades sugeridas pela porfessora qua trabalhaem com as palavras doentes. (cruzadinhas, caça palavras, ditado mudo, jogo da forca, etc). Para dar alta às palavras, é preciso que os alunos facam uma atividade na qual a professora avalie quantos acertaram e quantos erraram cada palavra.
Quando a maioria dos alunos acerta uma palavras ela tem alta do hospital, pois já está melhor de saúde. Quando muitos erram a mesma palavra então ela é encaminhada para a UTI.
Nessa atividade que dura por tempo indeterminado, os alunos aprendem ortografia brincando, sem ter que copiar 20 vezes cada palavra.
Autor(a): Simone Guimarães Ferreira de Lima |
Convite
Senhores Pais
Convidamos para a festa do Natal, que acontecerá em nossa escola, dia 19 de dezembro de 2003, das 14 às 18 horas.
Neste dia, os alunos estarão fazendo apresentações musicais, de teatro e de dança.
O momento mais importante da festa será a chegada do Papai Noel.
Sua presença e a de sua família deixará a todos muito felizes.
A Direção
E todos os Professores
Convite 2
À turma do 2º ano
Convido a todos que estudam comigo, para comemorarmos o dia das crianças em minha casa, na Rua das Azáleas,145, no Jardim das Flores.
Dia 12 de outubro será nosso dia. Vamos fazer brincadeiras, muitos jogos, dançar, cantar, fazer mágicas... nos divertir pra valer!
Vai ter doces e salgadinhos. Vai ser o maior barato!!
Não faltem! Espero vocês às 13 horas.
Leila
Complete o quadro:
CONVITE 1 | CONVITE 2 |
CONVIDA PARA UMA | CONVIDA PARA UMA |
OS CONVIDADOS SÃO_______ | OS CONVIDADOS SÃO______ |
QUEM CONVIDA SÃO________ | QUEM CONVIDA É___________ |
A FESTA SERÁ NO DIA | A FESTA SERÁ NO DIA |
O HORÁRIO DA FESTA SERÁ | O HORÁRIO DA FESTA SERÁ |
ONDE SERÁ A FESTA | ONDE SERÁ A FESTA |
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS
1.Objetivos: (os objetivos devem ser formulados de modo que possam ser atingidos pelos alunos e avaliados por outros profissionais)
2.Local: (Limitação geográfica de onde será realizado o projeto. EX: Escola......)
3.Público Alvo: ( Clientela do projeto .EX: Alunos da turma......)
4.Pessoal Envolvido:(Identificação dos profissionais envolvidos.)
5.Duração:(Tempo provável de realização)
6.Programa:(Disciplinas Envolvidas)
7.Resultados previstos: (Esclarecimentos a cerca do que se espera com o projeto)
8.Viabilidade:(Dificuldades e Facilidades para a realização do projeto)
II. Justificativa: (Justifique a razão do projeto. Você pode abordar a interdisciplinaridade, autoestima, construção do conhecimento ou qualquer outro ponto que julgar importante.
III. Fundamentação Teórica: ( Trata-se da revisão da literatura. Fundamente seu projeto com citações de livros, artigos de revistas,etc.)
IV. Planejamento Integrado: (Você pode utilizar o quadro a seguir)
Objetivos Conteúdos Metodologia Recursos Período/Local Avaliação
Fonte:Infoeduc
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Gramática: Silaba Tônica
Gramática
Silaba tônica – Classificação
1 – Escreva as palavras abaixo colocando uma sílaba em cada espaço. Depois, pinte clarinho o quadrinho da sílaba que você pronuncia com mais força. Observe o exemplo.
Palavra - Sílaba
sapato _____ _____ _____
telefone _____ _____ _____ _____
macaco _____ _____ _____
garfo _____ _____ _____
termômetro _____ _____ _____
As sílabas pronunciadas com mais força são chamadas de sílabas tônicas.
2 – Faça de conta que você é um apresentador de circo. Anuncie as atrações do espetáculo em voz alta. A sílaba que você pronunciar com mais força é a tônica.
Teremos:
MÁGICO!
MALABARISTA!
PALHAÇOS!
EQUILIBRISTRAS!
DANÇARINAS!
DOMADOR!
Agora, copie nos espaços a sílaba tônica das palavras.
mágico _____
malabarista _____
palhaços _____
equilibristas _____
dançarinas _____
domador _____