Atividades de leitura e de escrita de listas de palavras do mesmo campo semântico utilizando ou não o alfabeto móvel propicia ao aluno a análise e a reflexão do sistema de escrita.
Ao realizar tais atividades, os alunos coordenam e utilizam, nas tarefas de ler ou de escrever, informações que aprenderam em outras ocasiões. Ao mesmo tempo, ao escrever de acordo com suas hipóteses, têm a possibilidade de se voltar para a análise da palavra e refletir sobre o uso das letras.
Fazendo isso, em vez de apenas copiar palavras escritas corretamente, os alunos terão condições de usar o que sabem, refletir e ampliar seus conhecimentos. É importante frisar que as listas são textos com propósitos específicos: têm por função organizar dados ou então servem de apoio à memória; assim, procure sempre apresentar aos alunos listas que tenham também um propósito.
Além disso, os elementos de uma lista costumam estar organizados de acordo com um critério, e esse critério precisa ser conhecido e compreendido pelos alunos.
Sugestões de listas que podem ser usada em atividades de leitura e de escrita:
Para a escrita:
- · Ingredientes de uma receita.
- · Materiais necessários para fazer uma pipa ou outro brinquedo.
- · Animais que serão estudados em um projeto.
- · Personagens prediletas dos gibis.
- · Títulos das histórias já lidas em classe.
- · Listas de frutas. Etc...
- Para a leitura:
- · Marcar, em uma lista, a história que foi lida no dia anterior.
- · Marcar, em uma lista, a história que deseja ouvir novamente.
- · Marcar, em uma lista, a história que o professor ditou.
- · Localizar em uma lista de frutas quais serão utilizadas na salada
de frutas. - · Encontrar em uma lista a brincadeira que já sabe e que pode
ensinar aos colegas.
Intervenção: (O professor é o mediador da aprendizagem)
Ao aplicar as atividades, se perceber que estão tendo dificuldades para refletir sobre as letras, ofereça as informações necessárias e dê dicas para ajudá-los a continuar o trabalho, com perguntas do tipo: Com que letra vocês acham que começa? Como faremos paralocalizar esta palavra? Como podemos saber se aí está escrito...?
Pedagoga Neusa Drulis
Moderadora
Sem comentários:
Enviar um comentário