domingo, 20 de março de 2011

DIÁRIO REFLEXIVO - Relato

Continuação do relato Orientações para um professor iniciante

Interessante ler esse relato hoje, fiz tudo tão dentro dos padrões com medo de errar, mas errei, porque não precisava ter colocado as perguntas, somente as respostas, rsrs

Data: 13/04/2007
Nome da atividade trabalhada: Leitura em voz Alta

Descrição da atividade: Iniciar a aula sempre com leitura em voz alta do livro “Na mira do Vampiro – Coleção Vaga-Lume”

Dificuldades encontradas: No começo manter a atenção de alguns alunos, (João Victor principalmente) parecem dispersos, outro (Gustavo) por ser muito agitado percebo que ficar parado 10 minutos deu sono.


Estratégias usadas para superar as dificuldades: No inicio eu parava de falar e olhava atentamente para o aluno até que ele parasse, depois fui conversando e relembrando a importância de respeitar o turno da fala, algo que já temos como “combinado” e ele um dos maiores defensores, o outro (inquieto) em um primeiro momento achei engraçado, mas entendi o quanto pra ele era difícil se manter dessa maneira, pois ele não para um instante, nas atividades propostas em lousa consegue superar os demais, mas é um aluno que não gosta de ler e produzir textos, pois sempre proponho aos que terminam primeiro que leiam os livrinhos que estão a disposição.

Descobertas realizadas: Amei essa proposta, estou realmente encantada, segui exatamente a explicação do roteiro, expliquei que havia escolhido a coleção Vaga-Lume porque fazia parte dos meus livros preferidos de infância, que havia escolhido aquele em especial porque os dois meninos pareciam um pouco com eles que gostam de subir em árvores pra pegar frutas (aqui ainda temos muitas árvores frutíferas em quintais)

O que foi interessante/ Por quê?: A análise de algumas palavras dentro do contexto, quando percebo que está difícil eu faço a pergunta e eles ficam decidindo qual é o significado, a memória do que aconteceu no dia anterior, os risos espontâneos por causa de alguns acontecimentos do livro (ressoa no meu ouvido nesse momento).

Um fato muito interessante foi o conhecimento da palavra “pelada”, expliquei que era futebol (não entrei em explicação naquele momento, mas eles entenderam muito bem). Dias depois sai com eles pra ensinar o que era quarteirão e demos a volta ao redor da escola, fomos até a praia e voltamos por um lugar muito arborizado, nesse caminho encontramos um campo, eles começaram a gritar “Tia, vamos jogar pelada?”.

Outro fato interessante também é que um aluno (Kauan) possue um livro dessa coleção e no dia seguinte trouxe para que eu lesse pra eles, mas eu expliquei que eu precisava terminar aquele primeiro. Então a Giovana pediu emprestado e eu a vi lendo em sala assim que terminou a lição.
Eles começaram a terminar a lição e procurar os livros parecidos com o que estou lendo, pediram pra sentar com o coleguinha para os sentarem juntos, e é claro que foi prazeroso assistir tudo aquilo.

O que não deu certo? Ou não foi interessante? Por quê?: Apenas no primeiro dia onde fiquei lendo por 10 minutos, percebi que eles começaram a cansar, no outro dia diminui para 5 minutos, creio que com os dias poderei aumentar um pouco mais.

A estratégia utilizada era apropriada? Por quê?
Não entendi muito bem essa pergunta. Qual estratégia de leitura? Da pergunta anterior?

Como foi seu desempenho na(s) atividade(s)? Foi bom, sem dificuldades

Como você avalia seu desempenho? Você teve as orientações que precisava?
Tenho um filho de 15 anos e gostava muito de ler pra ele na hora de dormir, no período de alfabetização eu propunha muitas vezes que ele lesse uma página e eu outra. Também fui durante 8 anos professora de Escola Dominical, um trabalho voluntário, nesse período sempre li livros que pudessem melhorar a minha prática, minha dicção, creio que somado às orientações recebidas contribuíram para o meu desempenho. Obs. “Eu gosto de ler”

Como foi a interação entre o grupo?
Foi ótima

Você pôde auxiliar algum aluno que teve dificuldade? Como foi esse processo? O que você sentiu nesse momento? Como você avalia essa interação?
A maior dificuldade mesmo foi manter poucos alunos atentos no decorrer da leitura como já descrito anteriormente.

O que você acha que faltou, e que na(s) próxima(s) aula(s) poderia ser incluído?
Nessa aula não tive dificuldades

Como você avalia essa aula/atividade?
Não conhecia a importância dessa aula, pra mim foi uma descoberta fantástica e maravilhosa.

Professora Susana Felix (2007)

2 comentários:

  1. Adorei seu registro reflexivo.Só não entendi o critério da perguntas.Você estava perguntando pra vc mesmo?
    Eu tenho que fazer registro todos os dias...ganho 40 minutos pra isso diariamente.Estou gostando muito dessa experiência, enriquece muito minhas aulas, principalmente as do dia seguinte.
    Beijos

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  2. Oi, Paula
    Deveria ter explicado, não é? Era um registro para a minha formadora, como era o primeiro, escrevi dessa forma, ficou engraçado mesmo, rsrsrs, vou descrever o motivo pelo qual ele está assim. Registrar realmente é mto bom.

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