quarta-feira, 23 de março de 2011

Método fonético

O método fonético é trabalhado levando-se em consideração o som da letra.

Apresenta-se a letra para a criança a letra F (por exemplo) na letra de lixa e geralmente cursiva.

É um trabalho de concentração, as crianças sentam na "linha" formando um círculo e a professora passa o dedo no contorno da letra em lixa, emitindo o som "F" (sem a vogal)...então a letra de lixa passa de mão em mão para que as crianças façam o mesmo. Depois, mostra-se para a criança como fica o F+A= FA

Após isso pega-se um saquinho com desenhos (material que pode ser feito com recortes de livros antigos e colados na cartolina) que comecem com a letra F: FÉ, FÁ, FACA, FEIA.

Em seguida, com o auxílio do alfabeto móvel de madeira em letra cursiva, coloca-se a figura e ao lado escreva a palavra nomeando a figura com o alfabeto móvel, em uma roda de conversa e sempre problematizando, fazendo com que os alunos interajam e ajudem a montar outras figuras.

No trabalho pessoal, as crianças pegam o saquinho junto com o alfabeto móvel e montam. Em outros momentos há fichas numeradas com listas de palavras para que eles copiem. É importante ter várias cópias, cerca de 3 ou e, pois assim que os alunos realizarem as atividades deve ir passando pra outras. Dessa forma haverá material para todos. Nesse momento a professora precisa acompanhar individualmente o trabalho de cada criança e auxiliá-la caso tenha dúvida.

No caderno pedagógico (linhas verdes) coloca-se fichas para eles completarem cruzadinhas com palavras com letra F e atividades comuns de "cartilhas" para eles realizarem. Algumas dessas atividades depois de montadas devem ser escritas e registradas no caderno.


CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A APOSTILA


**********

Clique abaixo para assistir os vídeos da autora do método das boquinhas


Como tenho usado esse método para os alunos com mais dificuldades na aprendizagem e sempre estamos lendo algo sobre o metodo no grupo, estou enviando os links que recebi da autora (Renata Jardini). Espero que gostem.


É só copiar e colar o link no seu navegador.

http://www.metododasboquinhas.com.br/base.asp?pag=video2.asp

http://www.metododasboquinhas.com.br/base.asp?pag=video2b.asp

http://www.metododasboquinhas.com.br/base.asp?pag=video2c.asp

http://www.metododasboquinhas.com.br/base.asp?pag=video2d.asp

Pedagoga Neusa Drulis
Moderadora

Sem comentários:

Enviar um comentário