terça-feira, 22 de março de 2011

Recuperação de alunos 2


Abaixo complementação da resposta para a ajuda referente a Recuperação de alunos

Mestra Sonia,

Você descreveu tudo o que realmente é preciso, para fazer um bom trabalho com alunos que chegam na 4ª série ou 5º ano geralmente rotulados, com baixa auto estima, vícios de ortografia, problema de disciplina etc...entre tantos outros.

Trabalhei 5 anos seguidos com essas salas, alguns denominam correção de fluxo ou série, outros de recuperação de ciclo, outros ainda de aceleração.

Aprendi muito, pois esse trabalho depende muito da empatia que nós temos com esses alunos. Não adianta ter um material maravilhoso e não acreditar que realmente podemos fazer com que as crianças avancem. Passar isso pra eles é primordial!

De que forma?

  • Afirmar todos os dias que eles aprenderão,
  • Promover sarau de poesias,
  • Varal de contos que a família conta,
  • Festivais de literatura de cordel,

Levar pra sala projetos que faz parte do dia a dia do aluno, tipo supermercado, onde exploramos:

  • O marketing na montagem,
  • As propagandas,
  • Os rótulos,
  • A matemática que envolve o vender o comprar,
  • Expor toda produção resultante no pátio,
Isso realmente eleva a auto estima, na SEE daqui de São Paulo, tem um material que contém jogos para ajudar na alfabetização desses alunos.


Bom trabalho!


Pedagoga Neusa Drulis


Sem comentários:

Enviar um comentário