terça-feira, 22 de março de 2011

Recuperação de Alunos parte 1

Olá amigos, grupo professores solidários,

Gostaria de saber se algum membro já trabalhou ou trabalha com turmas de alunos com algum tipo de limitação, pois este ano vou trabalhar com uma turma assim, me passaram que seriam alunos que frequentariam o 3º ano, mas que de fato a suas limitações no processo da leitura e escrita não dão conta, ficaria grata se recebesse dicas, materiais de como trabalhar com esses alunos.

Obrigada xxxxxxxxxxxxx

Resposta

Minha amiga trabalhou com uma sala assim, 15 alunos de terceira série que mal conheciam as letras do alfabeto e ao final do ano estavam todos lendo e escrevendo com autonomia dentro de suas limitações e respeitando a hora de cada um.

Primeiro trabalhar auto estima e auto imagem dessas cças que com certeza se sentem diminuidas diante dos demais alunos e acham que são mesmo de tanto dizerem isso a elas. Conquiste a confiança deles!

Ela seguia os trabalhos que eu fazia com minha segunda série. De início deu todos os jogos das sílabas criados pela Ivana Kaiper, nossa amiga do grupo. Meus alunos formavam frases com as palavras formadas, os dela apenas formavam de início, depois começaram a formar frases coletivas, em duplas produtivas e individualmente. Os alunos iam ler em outras salas o que produziam e, com isso o incentivo estava sempre presente. Todos queriam ir e para ir ler em outra sala tinham que dar o máximo de si. Vibre com cada progresso, ensine o caminho e os deixe caminhar por ele ou
mesmo seguir atalhos que vão descobrindo.

Trabalhe, de início, o alfabeto e os nomes deles, com diferentes tipos de atividades e de diferentes maneiras.

Não os compare nunca com uma sala regular, eles precisam de mais atenção, mais carinho.., e podem muitas vezes não mostrar o resultado que vc espera, mas, não se descabele, cada um vai crescer de acordo com suas possiblidades se vc sempre fizer intervenções pontuais. Para tanto faz-se necessário que você vá avaliando constantemente esses alunos e fazendo registros sistemáticos de seus avanços, entraves e dificuldades.

Esses relatórios serão fundamentais para você selecionar boas atividades e a melhor forma didática de aplicá-las para cada aluno ou dupla, de forma que possam refletir sobre a própria escrita e leitura e também comparar as mesmas com as dos amiguinhos.
O intercâmbio constante e as trocas de idéias irão gerar avanços também, permita isso.
Rodas de conversa, rodas literárias semanais, leitura diária pelo professor, leitura compartilhada, reescrita de textos de memória, reescrita de final de conto, leitura e escrita de listas... vão fazer com que eles desenvolvam a linguagem oral, consigam se expressar com maior clareza respeitando a ordem temporal dos fatos, enriquecerá o vocabulário dos mesmos e também fornecerão bases para que produzam seus próprios textos.


bjs e boa sorte

Sonia R Ubeda

Moderadora

Sem comentários:

Enviar um comentário