quarta-feira, 30 de março de 2011

Turma Indisciplinada

Helllp rsrsrss..
Gente minha turma desse ano é de 6 anos e contém 30 alunos "abençoados" não me entendam mal, amo o que faço, mas sinceramente já esgotaram as minhas idéias.

Me ajudem o que fazer? Que tipo de " punição/castigo" posso fazer?
Aguardo retorno.
Abraços a todos


Resposta

Bom dia...

Sou profª de um
a turma de seis anos tbm, 25 alunos. Como vc é uma turma do barulho, quero dizer, era.

Em meados do mês de março iniciei um trabalho de resgate e incentivo de atitudesPositivas.

Montei com eles um cartaz com cenas de atitudes corretas. E num outro cartaz de pregas Listei os nomes deles.

Durante toda a semana conversamos sobre aquelas atitudes e expliquei que passaríamos a avaliar o comportamento e que eles fariam isso.Então, comecei no cartaz de pregas, todos os dias, ao final da au
la, ir na lista de nomes questionando como tinha sido o comportamento daquele aluno, e conforme as respostas o aluno ganhava um cartão:

Verde se tinha sido bom e correto
Amarelo se tinha vacilado em algo, mas se desculpado e melhorado,
Vermelho se a coisa tinha sido feia.

Tudo com base no cartaz de boas maneiras que fizemos. Deu super certo, na sext
a feira eu dava um mimo, coisa boba, como pirulito ou bala para quem tinha tido verde a semana inteira.

No começo achei que não daria certo, mas para minha surpresa as coisas melhoraram muito. Começaram a ser elogiados por toda escola, a aprendizagem melhorou significativamente.

Agora no retorno as aulas vou continuar, mas com enfoque num trabalho com valores.Não sei se isso te ajuda, mas tente. Punir nem sempre é o melhor remédio, acredito que incentivar e valorizar as boas ações serve de exemplo para os outros e eles também mudam, oois toda criança quer carinho e atenção.
Renata Gomes

Resposta 2:
Entendo seu drama, mas, antes de pensar em punição, seria melhor pensar em outra forma de agir, afinal,
punir somente irá gerar mais indisciplina.

Você pode, por exemplo, valorizar os bons comportamentos que eles vão
apresentando oferecendo algum incentivo: desenhos extras para os alunos, joguinhos ao final da aula, oportunidade de brincar com o joguinho que mais gostam, ir a sala de informática sem ser o dia, deixar que façam o dia do brinquedo no final da semana que apresentarem melhor compoprtamento, empréstimo de livros.... Veja o que lhes agrada e faça disso seu aliado.

Procure sempre valorizar os comportamentos corretos. Precisamos valorizar o que é bom, se ficarmos batendo apenas nos pontos negativos a coisa só vai piorar. Por exemplo, quando tenho um aluno que não é caprichoso e eu falo toda hora que ele não capricha ou que deve caprichar, ele vai se sentir sempre para baixo.Se ele pinta um quadradinho que seja corretamente e eu digo: Olha como ficou bonito aqui, tente fazer igual no resto do desenho. Olha como você está melhorando! Que lindo, quero ver as próximas!!

Ele vai ver seu trabalho valorizado e vai procurar ser cada vez melhor. Isso é comum a todos os seres humanos. Nós, professores, também nos sentimos motivados quando recebemos elogios. Com as crianças é igual. Se a coordenadora, por exemplo, valorizar um trabalho que você realiza super bem, você vai se sentir motivada a melhorar ainda mais. Se, por outro lado, ela ficar apontando apenas o lado negativo de seu trabalho você vai se desmotivar mais a cada dia.

Bem, não sei se me fiz entender, acho que eu complico mais do que explico, rsrs mas, basicamente minha sugestão é: valorizar as boas atitudes e comportamento e aos poucos verá o resultado.

bjs querida, boa sorte
Sonia r Ubeda

1 comentário:

  1. Gostei demais. Obrigada por compartilhar com as pessoas as suas experiencias.Amei

    ResponderEliminar