quarta-feira, 30 de março de 2011

Produção de texto

Professores Solidários

Desculpem pela minha ignorância, mas preciso de uma orientação. Há 3 anos leciono no 2º ano e, não consigo com que meus alunos realizem uma produção de texto com mais de 5 linhas.

Veja um exemplo: As crianças deveriam transformar um texto prescritivo em narrativo –

Brincadeira “O mestre mandou”

Veja a produção de um dos alunos:

Se o mestre falar pula, as crianças não devem obedecer e, se ele falar o
Mestre Mandou pular tem que obedecer.

Assim este aluno realizou a atividade avaliativa. Minha dúvida é sobre os parâmetros....o que seria normal.....como avaliar essa produção????

Aguardo uma resposta, ok?
Valéria

Resposta

Olá, xxxxxxx

Acho muito pertinente essa discussão. Você colocou em questão uma dúvida que perpassa por muitos professores, porém nem todos possuem a humildade de perguntar, realmente, enquanto educadores aprendemos muito sobre o que devem saber os educandos, mas dificilmente perguntamos como ensinar determinado assunto para eles. Vemos que ao fazermos trocas com outros pares, contruimos uma grande rede de saberes e vamos percebendo que ainda temos muito o que aprender.

Nem sempre a intervenção de um grupo é eficaz em outro grupo,principalmente pelo contexto social e cultural onde esse grupo está inserido. Mas com certeza, existem pesquisas que nos orientam porque os alunos agem de determinada maneira e ir em busca desse conhecimento é que faz o diferencial na vida de um educador.

Frank Smith diz o seguinte "Questionei o mito segundo o qual uma pessoa pode aprender a escrever através da educação e prática constantes. E deparei com um sério problema: escrever requer uma enorme bagagem de conhecimentos específicos que não podem ser adquiridos em palestras, livros-texto, treinamento, tentativa e erro,ou mesmo pelo próprio exercício da escrita. Um professor pode lançar às crianças tarefas que resultem na produção de uma quantidade pequena, mas aceitável de frases, mas é necessário muito mais do que isso para que alguém se torne um competente e versátil escritor de
cartas, relatórios, memorandos, atas, monografias, e talvez até alguns poemas ou obras de ficção esparsos, adequados às exigências e oportunidades de situações extra-classe. Onde é que as pessoas que escrevem adquirem todo o conhecimento de que precisam?

A conclusão a que cheguei então era tão problemática quanto o problema que precisava resolver: concluí que somente através da leitura é que os escritores aprendem todos os mistérios que conhecem (...) Para aprender a escrever, as crianças precisam ler de uma maneira muito especial."

Essa maneira especial que ele propõe é oferecer para os alunos suportes de textos que se queira trabalhar, se você quer que seu aluno aprenda a transformar um texto prescritivo em narrativo, precisa tomar os caminhos. Leitura oral de um texto narrativo, depois reconto oral coletivo. Na próxima etapa você oferece a eles leitura individual e coletiva. Depois trabalhe com reconto oral tendo o professor como escriba e finalize com a produção de autoria. Sem esse preparo, dificilmente seus alunos irão fazer esse texto. É necessário conhecer o que se propõe a escrever. Imagine que nós não sabemos fazer determinados ofícios, porém nós temos a autonomia de procurar na
internet o "modelo" e então, fazemos o que precisamos, mas sem o modelo fica difícil.

De que forma avaliar??? Agora sim, após o trabalho de forma sistemática, o aluno já conhece o texto, o que se espera que ele faça e então ele é capaz de fazer com autonomia. A avaliação irá me mostrar o que ele já conseguiu vencer, quais etapas do processo ele já passou.

Se lermos Vygostky, nível de desenvolvimento real ( o que ele sabe sobre texto narrativo)/ zona de desenvolvimento proximal (que situações o professor irá propor para que ele se aproprie desse conhecimento)/ zona de desenvolvimento potencial (o que ele faz com a ajuda do professor ou o colega que conhece mais)

É necessário aproximar esse nível de desenvolvimento potencial para que se torne nível de conhecimento real. Somente assim, você poderá dizer que houve de fato aprendizado.

Conte conosco sempre

Abraços
Susana Sol
Owner do Grupo

Sem comentários:

Enviar um comentário