quarta-feira, 30 de março de 2011

Produção de texto

Continuando a conversa iniciada aqui

Me corrija se eu estiver errada.Não quero justificar meu trabalho, mas acredito que a turma teve um avançosignificativo.

Em uma sala de 9 alunos, onde apenas 2 liam....hoje apenas 1 deles não foi alfabetizado....está realizando acompanhamento na PUC, visto que no meio do processo perdeu o pai de forma trágica e esqueceu de tudo...

Entendi que preciso sim estimular a escrita através das atividades mencionadas por vocês, mas que devo respeitar o ritmo de cada um. Certo?

Eles realizam leitura e interpretação com facilidade. Quando elaboro atividades, de qualquer disciplina, eles realizam a leitura e a atividade proposta com autonomia.

Somente na produção mesmo que fiquei em dúvida.

Bjs

xxxxxxxxxxxxxxx

Resposta

No meu pequeno ponto de vista, se seus alunos avançaram e até interpretam, agradeça a Deus, pq o que a gente sabe é que o contrário é que acontece em nossas escolas.

Agora com absoluta certeza te garanto que eles escreverão muito se lerem muito.
Motive seus alunos a ler. Leia histórias para eles, imite vozes e barulhos, faça das tripas o coração, para eles terem o prazer de ler.

Nunca, mas nunca force-os a ler, pois a implicância e a raiva será criada. Cresci num lar de pais leitores, graças a Deus. Quando via minha mãe lendo, sempre queria saber o que era e para meu desespero eram livro de políticas, espiritualidades e nada de meu interesse, mas mesmo assim, ela sem poder, comprava livrinhos de histórias e deixava-os pelo sofá, mesa.

E eu caía na armadilha. Outras vezes emcontrava ela lendo, sempre iniciando, um dos livros de história e sempre dando gargalhadas. Eu, caía na hora e ficava ao lado dela tentando ler. Quando ela deixava o livro, acho que não virava nem uma página, eu corria e pegava-o.

Depois ela sempre perguntava o que eu havia achado, e a gente discutia muito. Hoje, eu sei que nessas horas, os valores morais e éticos eram introduzidos. Lembro que minhas colegas de escola, sempre pediam minha ajuda para fazer redação, pois sempre foi o meu forte. Porquê? Porque sempre li mto.

E assim, com a leitura, a interpretação e a escrita, vão crescendo a cada dia.

Nas minhas turminhas, quando eles estavam bem, com frases maiores, eu levava várias gravuras e colava-as no papel pardo e ia perguntando o que a gente podia ver na gravura. Como uma descrição, só que em frases.

Sempre realizava este exercício com eles oralmente e depois cada um ia escrever uma frase que a turma havia formulado, no papel pardo. Com o passar do tempo, entravam as regrinhas:

Proibido escrever : papai, mamãe, vovó , pato, é, aí etc

Eles pensavam que era o jogo do não pode: mas, é , porque tinha as palavras nunca, sim e não. Era uma diversão na sala!

Como sempre guardei material deles, mais tarde, muito mais tarde, mostrava as frases antigas e comparava com as atuais. Era incrível a diferença. Eles criavam frases com tanta facilidade, até com 2 orações.


bjs

Marta Bernardes M
Moderadora

Sem comentários:

Enviar um comentário