sexta-feira, 29 de abril de 2011

ATIVIDADES PARA TODOS OS NÍVEIS DE ESCRITA

Nível Pré-Silábico

- Estar imersa em um ambiente rico em materiais (tanto na variedade dos suportes gráficos quanto na diversidade dos gêneros dos textos), sendo espectadora e interlocutora de atos de leitura e escrita;

- tomar contato com todas as letras, palavras e textos simultaneamente;

- ouvir, contar e escrever histórias;

- memorizar globalmente as palavras significativas (seu nome, nome dos colegas, professora, pais, etc.);

- analisar a constituição das palavras quanto à letra inicial, final, quantidade de letras, letras que se repetem, letras que podem ou não iniciar palavras, letras que podem ocupar outras posições nas palavras;

- Observar os aspectos sonoros através das iniciais das palavras significativas;

- analisar a distribuição espacial e a orientação da frase.

-atividades permanentes:

Cantar parlenda suco gelado apresentando e recitando as letras do alfabeto.

Formar nome próprio e dos amigos com letras móveis

Ler a chamadinha

-Associar palavras e objetos;

-Memorizar palavras globalmente;

-Analisar palavras quanto ao número de letras, inicial e final;

-Distinguir letras e números;

-Familiarizar-se com os aspectos sonoros das letras através das iniciais de palavras --significativas;

-Relacionar discurso oral e texto escrito;

-Distinguir imagem de escrita;

-Observar a orientação espacial dos textos;

-Produzir textos pré-silabicamente;

-Ouvir e compreender histórias;

-Identificar letras e palavras em textos de conteúdo conhecido.


SILÁBICO COM E SEM VALOR SONORO

Reconhecer a primeira letra das palavras no contexto da sílaba inicial;

Contar o número de letra das palavras;

Desmembrar oralmente as palavras em suas sílabas;

Reconhecer o som das letras pela análise da primeira sílaba das palavras;

Reconhecer a forma e as posições dos dois tipos de letras: cursiva e maiúscula;

Identificar palavras em textos de conteúdo conhecido (qualquer tipo de palavra);

Produzir textos silabicamente;

Ouvir e compreender histórias;

Completar palavras com as letras que faltam (observando que o número de letras presentes exceda sempre o número de sílabas da palavra).

Cruzadinhas com banco para os alunos no nível silábico sem valor. Para os alunos silábicos com valor poderá ter ou não o banco de palavras, de acordo com as necessidades e os objetivos.

Caça palavras

Listas (leitura e escrita) sempre no mesmo campo semântico

Escrever textos que se sabe de memória

Produzir diferentes tipos de textos silabicamente

Leitura de ajuste

Textos lacunados

Nomear seres e objetos (sempre no mesmo campo semântico)


SILÁBICO ALFABÉTICO E ALFABÉTICO

-Compor palavras com sílabas;

-Decompor palavras em suas sílabas;

-Produzir diferentes tipos de textos alfabeticamente;

-Ler e compreender diferentes topos de textos;

-Completar palavras com as sílabas que faltam;

-Completar frases;

-Ampliar frases;

-Observar a segmentação entre as palavras no texto;

-Observar os sinais de pontuação;

-Ouvir, compreender e reproduzir oralmente e por escrito diferentes tipos de histórias;

-Textos lacunados;

-Construir frases com palavras dadas.

-Nomear seres e objetos;

-Leitura e escrita de listas;

-Cruzadinhas sem banco de palavras;

-Caça palavras;

-Escrever textos que se sabe de memória;

-Organizar palavras, frases e textos;

-Criar novas versões para histórias conhecidas;

2 comentários:

  1. Muito boa iniciativa...Parabéns...

    www.teacherjoseane.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. achei muito boa a sua sugestão vou sugerir a minha irmã que leia as sugestões e aplique-as
    na sua sala de aula.

    ResponderEliminar