tão pequenina
quer ser bailarina.
Não conhece nem dó nem ré,
mas sabe ficar na ponta do pé.
Não conhece nem mi nem fá,
mas inclina o corpo para cá e para lá.
Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri.
Roda, roda, roda com os bracinhos no ar
e não fica tonta nem sai do lugar.
Põe no cabelo uma estrela e um véu
e diz que caiu do céu.
Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.
Cecília Meireles. Ou isto ou aquilo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
Atividades sugeridas
Leitura interativa
Explicar aos alunos o que é uma poesia, descrevendo suas características.
Procurar o verbete poesia no dicionário e ler a definição para os alunos.
Em seguida, ler de forma interativa o texto acima.
Texto coletivo
Elaborar com os alunos a reescrita da poesia na forma de narrativa. Pedir que copiem no caderno o texto da lousa.
Aproveitar a oportunidade para trabalhar com os alunos algumas regras gramaticais, tais como:
• O uso dos contrários. Exemplo: menino/menina, grande/pequenina, alta/baixa, etc.
• A letra “s” no final das palavras (singular e plural).
• O uso do “ç”.
• Etc.
Pesquisa / Lista de palavras
Pedir que pesquisem 10 palavras com ç
Recomendação de leitura
Livro: Contrários. Autores: Elliott Erwitt, Outros Companhia Editora Nacional.
Livro: Ou isto ou aquilo. Cecília Meireles. Edit. Nova Fronteira.
Fonte: Assessoria Pedagógica IBEP. Coleção Eu gosto.
Para baixar diversas poesias
Olá prof.sold.
ResponderEliminargosto muito das sugestoes do grupo!!
Obrigada......... profª Ivete Cascavel Paraná.