terça-feira, 26 de abril de 2011

Como faço meu relatório de Classe

Todo bimestre eu faço um relatório para colocar no portifólio onde anexo as diagnósticas de escrita e o mapa da sala. Nesse relatório eu relato apenas as dificuldades e os avanços na escrita (alfabetização). Esse relatório não é uma exigência de minha U.E, faço apenas para ter os registros de tudo que acontece, para que eu possa nortear meu trabalho de forma a alcançar os objetivos e conhecer as dificuldades, necessidades, avanços e entraves de cada criança. Isso tem facilitado muito minha reflexão e a tomada de novos caminhos para atingir esse ou aquele aluno.

Dou atenção semelhante à disciplina Matemática porém não registro nesse relatório porque nele me prendo apenas a alfabetização. Os registros referentes a matéria eu faço no meu caderno de registros e no diário de sala. Lá coloco as dificuldades de cada criança, coloco o que preciso trabalhar de uma forma diferente para que os que ainda não dominaram o conteúdo possam atingir, vou anotando no que cada um precisa de auxílio para superar as dificuldades, o que dominam e o que precisam de apoio...

Em meu semanário eu distribuo as atividades de forma a trabalhar os conteúdos pelo menos uma vez por semaan: geometria, situações problemas orais e escrita, sistema de numeração decimal, simetria, gráficos e tabelas, operações matemática, estimativa e contagem, jogos, lógica...

Na parte de português também tento dividir os trabalhos de forma a não deixar nada de lado: produção de diferentes tipos de texto, leitura individual, escrita e reescrita, atividades orais com destinno escrito, interpretação de diferentes tipos de textos, gramática aplicada ao texto,roda de conversas (onde destino espaço privilegiado para discussões de temas relacionados a geografia, história e ciências já que nossa grade não prevê aulas dessas disciplinas)...

Sonia Ubeda
Moderadora

1 comentário:

  1. Obrigado por compartilhar seu belíssimo trabalho.
    Você não imagina o quanto tem mim ajudado, pois tenho dificuldade em redigir relatório. Você tem sido uma luz em meu caminho.
    Adoro Você!!!

    ResponderEliminar