terça-feira, 26 de abril de 2011

Relatório do desempenho da Classe - Sonia Ubeda


RELATÓRIO-2° BIMESTRE-1ª SÉRIE A 2009


Os alunos tiveram grandes avanços no nível de escrita e já conseguem produzir pequenos textos de diferentes gêneros textuais como: bilhetes, histórias com seqüências de gravuras e trechos de contos de fadas, convites...

Ocorrem, ainda, muitos casos de hipo e hipersegmentação, o que é normal nessa fase. Faremos um trabalho direcionado para sanar essa dificuldade.

No terceiro bimestre intensificaremos o trabalho com produção de diferentes tipos de textos seguidos de reescritas no intuito de refletirmos sobre a ortografia, o uso da maiúscula, a separação das palavras ao final da linha, a pontuação, a formatação do texto, a clareza de idéias e a seqüência cronológica. Enfim, tornar o texto belo e fácil de ler e de entender visto que produzimos textos para que outros os leiam.

Noto que os alunos não temem experimentar, não sentem medo de escrever e isso, ao meu ver, é muito importante para que prossigam nessa aprendizagem. As atividades de escrita, com função real, tem auxiliado muito na aprendizagem porque os alunos se lançam ao desafio com muito entusiasmo.

Durante todas as atividades procuro fazer intervenções pontuais e lançar desafios para que reflitam sobre a própria escrita e comparem com a escrita dos amiguinhos.

Quanto à leitura, sinto que alguns alunos ainda demonstram insegurança e mesmo dificuldade. Tenho motivado a leitura diariamente e pretendo trabalhar ainda mais para que tenham mais autonomia, que compreendam o que lêem e, principalmente para que desenvolvam o hábito de ler diferentes tipos de textos com diferentes finalidades em uso real.

Muitos alunos já estão se disponibilizando para fazer leitura em voz alta para a turma. Isso me deixa feliz porque motivam os demais também. No próximo bimestre vou incentivá-los a ler pequenos poemas para as demais salas. Isso, com certeza, irá gerar muitos avanços e a motivação irá aumentar consideravelmente.

Ao final do segundo bimestre tenho dado tarefas para executarem em casa. Tarefas que já trabalhamos em sala de aula e que os alunos conseguem realizar sozinhos. Esse trabalho tem por objetivo, além da fixação da aprendizagem, que o aluno desenvolva a responsabilidade, a disciplina de estudo e a autonomia. Vejo que muitas crianças recebem orientações em casa na execução das atividades outras, porém, trazem sempre a lição por fazer.

Durante o bimestre trabalhamos com os projetos: TUDO BEM SER DIFERENTE; POESIA QUE ENCANTA; TURMA DA MÔNICA; MEIO AMBIENTE E LEITURA DE DIFERENTES GÊNEROS TEXTUAIS.

O empréstimo de gibis da Turma da Mônica e de revistas Recreio aos finais de semana foi constante. Na sala de aula os alunos também ficaram à vontade para ler gibis, revistas e livros durante uma atividade e outra.

Para a leitura diária realizada pelo professor procurei escolher obras que estivessem de acordo com a faixa etária, que prendessem a atenção das crianças, ampliassem o vocabulário e principalmente que fossem modelos de textos bem escritos nos quais as crianças pudessem encontrar subsídios para a escrita de seus próprios textos.

Sempre realizamos interpretação oral dos textos lidos e fazemos discussões sobre os mesmos. Falamos também sobre os títulos e ilustrações.

Nas rodas de conversa procurei priorizar as discussões sobre temas ligados a Ciências, História e Geografia, porém, os fatos do cotidiano, as notícias jornalísticas e acontecimentos importantes sempre estiveram presentes.

Durante todo o desenvolvimento das atividades busquei lançar desafios para que as crianças refletissem sobre a própria escrita e leitura e que comparassem com as de seus amiguinhos. As intervenções ocorreram durante todas as atividades na busca de avanços no nível de escrita.

Alguns alunos precisam de uma atenção especial. O xxxxxx deixa de realizar as atividades de classe porque se desconcentra com muita facilidade, qualquer movimento externo tira sua atenção. Apesar de ser um aluno alfabético e realizar as atividades sem necessidade de orientações individuais é necessários que lhe chamemos a atenção para a tarefa a realizar a todo o momento senão não a realiza.

O xxxxxxx é uma criança que tenta chamar a atenção de todos à todo momento. Seu comportamento é muito infantil, provoca os demais alunos.

xxxxxx,xxxxxx, xxxxxxx e xxxxxxx também são alunos que preciso estar sempre orientando quanto ao comportamento porque extrapolam com facilidade. Não é nada que fuja ao controle, apenas são alunos que tem mais energia contida e tentam extravasar. Esse comportamento também se apresenta nos intervalos, nas aulas de Educação Física e nas aulas de Arte.



Sonia Ubeda
Moderadora


Sem comentários:

Enviar um comentário