terça-feira, 26 de abril de 2011

Como introduzir a tabuada

Olá amigos, gostaria de saber como fazem para introduzir a multiplicação até a tabuada,no 2º ano, antiga 1ª série, tenho dúvidas.

Desde já muito obrigada,

Beijos


Olá! Faça sempre no concreto, conte feijões dentro de copinhos de café, por exemplo.

bjs
Sonia R Ubeda
moderação


Sonia querida, muito obrigada pela dica. As vezes nós professores nos cobramos tanto que não sabemos se a maneira de ensinar está correta, estamos sempre tentando acertar,nos cobramos e somos cobrados, amo minha profissão, mas muita vezes me sinto cansada!

Beijos

Temos muita cobrança mesmo, mas, desistir jamais amiga. Temos mais é que nos aprimorar a cada dia e mostrar porque estamos no magistério. Eu inicio todo e qualquer trabalho com muito diálogo, rodas de conversas, trocamos idéias, vamos construindo juntos. Sempre digo que para alguns isso é uma perda de tempo, mas, para mim, é ganho de tempo e conhecimento.

Entramos com uma idéia, trocamos e saímos com muitas. Isso ocorre tanto conosco professores quanto com nossos alunos. O professor que não facilita e orienta essas trocas está perdendo tempo e grandes oportunidades de avanços dos alunos.

Também procuro usar bastante material concreto para introduzir qualquer tema novo, levar também a criança a imaginar, orientar essa construção mental seja durante a leitura de um livro, seja na solução de um problema ou qualquer outra atividade. Temos que ensinar o aluno a pensar porque repensar muitos já fazem. Alguém tem que fazer a diferença e fazer o diferente sempre. Esse é o diferencial que todos buscam na sociedade atual.

Quando digo material concreto, não estou falando de jogos caros ou materiais especiais. Há uma infinidade de materiais baratos e mesmo sem gasto algum que podemos usar nas aulas: panfletos, anúncios, palitinhos, embalagens, folhetos de supermercado, copinhos descartáveis, grãos... Basta que usemos nossa criaitividade.

Nunca permita que alguém faça sua "bola" cair e, nunca deixe que sua mente acredite que não é capaz. Se outros assim o querem mostre seu lado positivo, seu lado criativo, sua capacidade.

Bjs amiga e fico contente em saber, que, como nós da comunidade, você faz a diferença e busca melhorar a cada dia, aberta a sugestões e com garra.


Sonia R Ubeda
moderação


Sem comentários:

Enviar um comentário