terça-feira, 26 de abril de 2011

Produção de texto com figuras recortadas

As figuras recortadas de revistas oferecem inúmeras possibilidades de trabalho com produções de frases possibilitando que desenvolvam a criatividade e ampliem o vocabulário.

Além desse trabalho com frases também dá para fazer um trabalho com descrição de pessoas, objetos e locais; criar propagandas de venda dos produtos e casas que encontram nas revistas...

Em minha escola não pedimos revistas na lista de materiais, mas, sempre peço às mães e elas enviam, coloco todas no armário, todos são donos de todas.

Faço trabalhos com folhetos de supermercados também, tanto com atividades de português: formar frases com as figuras, escrever porque gostam do produto, para que são usados, etc. Quanto em matemática. De início digo que escolham dois produtos e somem os preços. Depois que fizeram bastante dessas somas, começam a somar 3 produtos, em seguida digo para que façam a diferença entre um preço e outro. Há ainda a possibilidade de organizar em ordem crescente e decrescente de acordo com o preço, de escrever o preço por extenso...

Os próprios alunos pegam as propagandas nos mercados e trazem 30 exemplares. Precisamos usar diferentes materiais e tipos de textos, além disso economizamos folhas de sulfite. Eles gostam muito das atividades pelo incentivo visual.

Sonia R Ubeda
Moderadora

1 comentário:

  1. Professora, quero dar a você e a muitos outros excelentes professores os parabéns por trazerem este prazer de estudar aos alunos. Lendo este texto, lembrei-me de minha saudosa Tia Irene, ela fazia há anos atrás o mesmo que você relata; eu passei anos lendo gibi sem saber ler, mas quando cheguei a escola aprendi a ler e junto com as palavras ela nos agraciava com figuras para que contassemos nossa história sobre as mesmas. Foi um trabalho proveitoso o que ela fez, pois, hoje agradeço muito aos meus mestres tantas genialidades pra me ensinar. Desde o começo de minha vida, dentro de uma escola municipal, fui abençoada pelos bons mestres que tive. Certa vez eu a encontrei e ela abraçou-me dizendo: -De recortes de revistas eu iniciei a construção desta escritora. Chorei ao ouvir as palavras dela, pois ela estava corretissima. Quando o prazer vem do ensino, queremos sempre aprender mais. E quem pode nós dar este prazer é aquelas mentes brilhantes que vislumbram a educação com genialidade. Parabéns professora.
    Um grande abraço!

    ResponderEliminar