Acho esse tipo de trabalho bem motivador visto que as crianças amam contos de fadas, fábulas e outros tipos de textos. Dessa forma, sentem-se à vontade para reescrever o que ouviram ou leram. Além disso, é um tipo de atividade que gera muitos avanços tanto no nível de escrita quanto na ampliação do vocabulário, na sequência lógica:
coesão e coerência e também levam o aluno a conhecer a formatação do texto.
Eu trabalho com escritas de textos de memória, com recontos e reescritas de diversos gêneros textuais, com textos de autoria... Aprendemos a falar falando, aprendemos a ler e escrever fazendo uso social dessas práticas.
Trabalho quase que diariamente com isso, vou dosando, se um dia dou reconto, no outro dou escrita de um bilhete, por exemplo, que exige menos do aluno e é realizado em curto espaço de tempo.
Como trabalho constantemente com atividade semelhantes ao que é solicitado no SARESP, não me sinto forçada a trabalhar esse ou aquele conteúdo ou da forma como é solicitado.
Aqui em São Paulo o governo adotou o Projeto Ler e Escrever que vem bem de encontro ao que é avaliado pelo SARESP, nosso planejamento está de acordo com as expectativas e com os PCNs, então, não há problemas.
No meu dv, na pasta sequência de atividades, na subpasta contos de fadas, vocês encontrarão muito material.
Sonia Ubeda
Moderadora
Sem comentários:
Enviar um comentário