sábado, 2 de abril de 2011

Segmentação


Continuando a conversa começada AQUI
Eu sempre inicio o trabalho de segmentação dando um texto hiposegmentado (sem segmentação nenhuma) e peço para que leiam. Depois entrego o mesmo texto com a segmentação correta para que leiam.

O texto faço sempre de acordo com o que percebo que a turma mais gosta, por exemplo, um pedaço de um conto, uma cantiga. Essa escolha também depende muito do nível de conhecimento da turma.

Para uma criança na fase inicial da alfabetização aconselho cantigas, bilhetinhos e pequenos trechos de contos.

Após fazerem a leitura dos dois textos que entreguei (primeiro o sem segmentação e depois o com segmentação) fazemos uma roda de conversa onde falamos sobre qual foi mais fácil de ler e entender e porque. Eles podem até não saber falar claramente, mas, entendem direitinho e chegam a conclusão de que é necessário segmentar as palavras na frase para facilitar o trabalho do leitor.

Acho que, após esse trabalho inicial fica bem mais fácil de se trabalhar com a segmentação.É claro que é um trabalho que demanda tempo, não será na primeira atividade que essa concientização ocorrerá. É necessário que selecionemos atividades de segmentação e que trabalhemos constantemente para solucionar os problemas que vão surgindo.

O professor também precisa fazer intervenções constantes. Uso caça palavras para que observem o limite entre uma palavra e outra e outros jogos também.
Formar frases com letras móveis (pode ser até de papel) também ajuda muito porque eles podem ir testando sem ter que recorrer a borracha.

Bjs
Sonia R Ubeda
moderadora

Sem comentários:

Enviar um comentário