quinta-feira, 31 de março de 2011

Atividades de Segmentação

Em nosso grupo, Professores Solidários, é muito frequente a dúvida sobre como trabalhar atividades para que os alunos percebam a segmentação correta das palavras. O professor precisa compreender que pelo fato de nossa fala ser sem segmentação, é comum que as crianças apresentem esse tipo de dificuldade, por isso, essa é uma habilidade que deve ser ensinada desde cedo, concomitantemente com o período inicial de alfabetização. Existem diversas possibilidades de trabalho e o professor, através de um ensino sistemático,  deve monitorar se o aluno está ou não percebendo a correta utilização da segmentação. Há alunos que vão percebendo com mais facilidades, mas outros precisam de um número maior de atividades para adquirir essa habilidade.

No início da alfabetização os alunos já devem ter contato com os textos e devem ser orientados a perceber que os textos possuem unidades menores que são as palavras, por isso, uma sugestão de atividade é colocar um cartaz com uma parlenda, uma cantiga ou um outro texto pequeno e solicitar aos alunos para irem ao cartaz e colorirem os espaços entre as palavras.

1- Escreva em um cartaz a cantiga abaixo. Explore as intervenções iniciais, se eles sabem o que está escrito, cante com eles apontando cada palavra, chame alguns na lousa para fazer o mesmo que você.
2- Pergunte aos alunos para eles identificarem quantas palavras tem em cada verso. (Esse é o momento para o professor verificar quantos alunos já conseguem identificar que o texto  tem unidades menores que são as palavras).
3- Conte, com os alunos, quantas palavras há em cada verso e registre ao lado.
4- Em seguida, pergunte se alguém sabe porque há espaços entre as palavras. Essa é uma pergunta difícil para a criança no início da alfabetização, mas é importante fazê-la para despertar a curiosidade dos alunos e se alguém já sabe o motivo.
5- Explique aos alunos que enquanto na fala nós emendamos as palavras, nas escrita elas são separadas por um espaço em branco.
6- Peça que alguns alunos venham a lousa para pintarem os espaços em branco. Conte com os alunos quantas palavras há na cantiga.


O  SAPO  NÃO  LAVA  O  PÉ

NÃO  LAVA  PORQUE  NÃO  QUER

ELE  MORA  LÁ  NA  LAGOA


NÃO  LAVA  O  PÉ  PORQUE  NÃO  QUER


7- Usando o mesmo texto, e em outros momentos outros, entregue aos alunos a cantiga e peça para colorir individualmente os espaços entre as palavras. Ande de carteira em carteira para verificar se estão fazendo corretamente.

Em um outro momento, você trabalha o cartaz solicitando que os alunos localizem determinadas palavras ditadas por você, pode ser feito primeiro coletivamente e depois individualmente, com o professor percorrendo as carteiras, acompanhando os alunos para verificar se compreenderam a consigna.

Quando as crianças já começarem a perceber que as palavras devem ser escritas separadamente, faça um cartaz com uma música sem segmentação, como o abaixo.

Escrita sem segmentação 
UMDOISTRÊSINDIOZINHOSQUATROCINCOSEISINDIOZINHOSSETEOITONOVEINDIOZINHOSDEZNOPEQUENOBOTEIAMNAVEGANDOPELORIOABAIXOQUANDOOJACARÉSEAPROXIMOUEOPEQUENOBOTECOMOSINDIOZINHOSQUASEQUASEVIROU

Desafie os alunos a descobrirem o que está escrito. Assim que eles descobrirem, pergunte o que está acontecendo nessa cantiga, vá fazendo as devidas indagações até eles conseguirem relembrar o conceito já trabalhado.

Peça que alguns alunos venham a lousa para fazer um risco entre as palavras ou vá fazendo conforme eles forem falando onde deve ter esse risco. Depois, faça o papel de escriba e vá escrevendo a cantiga com os devidos espaços conforme os alunos forem falando. Em seguida, entregue aos alunos a cantiga e peça a eles que façam o mesmo.

O professor precisa compreender que apenas uma atividade como essa não dará conta, que é muito importante fazê-la em outros momentos no decorrer do ano para que os alunos sempre reflitam e compreendam o conceito.

Uma outra atividade interessante é dar uma listagem de títulos de livros e fazer o mesmo procedimento acima, por exemplo:

BRANCADENEVE
CHAPEUZINHOVERMELHO
ABELAADORMECIDA
ABELAEAFERA
OSTRÊSPORQUINHOS

Ou então, com as listas, pode ser de animais, frutas, personagens da Turminha da Monica, etc.

Exemplo: Peça aos alunos para separarem os nomes das frutas:

UVAABACATEAMORACEREJABANANA

É sempre importante saber que os alunos visualizam melhor o que já conhecem de memória.


2 comentários:

  1. Su, o link p/baixar não funciona.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, Deby, já tinha esquecido. Fique de olho que vou postar algo que vai fazer vc se emocionar.

    ResponderEliminar