quinta-feira, 31 de março de 2011

Dia Mundial de Conscientização do AUTISMO (02 de abril)

Prezados amigos

Na qualidade de pesquisadora, tenho estado há alguns anos envolvida em estudos e trabalhos visando a aprendizagem e o entendimento das características comportamentais dos clientes com sintomas neuróticos e/ou psicóticos. Todavia, é o diagnóstico de autismo infantil o que mais tem me levado ao questionamento sobre a real esfera de atuação do profissional de saúde, no qual me incluo, diante dessa síndrome.

Questiono também a nossa própria formação, em nível de conhecimentos técnicos, para lidar com os sentimentos de revolta e angústia dospais e, o que é mais importante, a busca do melhor método de tratamento para atender a esse tipo de clientela.

As necessidades de uma criança são as mesmas, independente de como esteja o comprometimento de sua saúde mental. Conciliar o respeito pelos direitos dessa criança com os interesses da coletividade é responsabilidade de cada um e poderá ser facilitada se todos –pais, familiares, amigos, professores, psicólogos, e a sociedade em geral – buscarem desenvolver a compreensão de seu próprio papel.

Portanto, solicito aos meus grupos uma divulgação ostensiva do dia mundial de conscientização do AUTISMO (02 de abril).

Minha solicitação se dá por entender que Deus, ao me fazer diferente, dotou-me de peculiaridade para querer entender o outro, diferente ou não; me deu forças para não incorporar os apelidos criados pelos outros, quem sabe, talvez, tentando burlar sua própria diferença; privilegiou-me com olhos feitos os de águia para enxergar além das minhas diferenças e sorteou-me com a tarefa de buscar compreender as diferenças alheias; me beneficiou com a constante realização dos meus sonhos e injetou-me o desejo de lutar para que o sonho daqueles que sonham ousar, independente de suas poucas, ou muitas diferenças, venham, também, a se concretizar; me bastou com o seu amor para suportar minhas dores, minhas angústias, meus dissabores e ensinou-me a respeitar e valorizar as dores, angústias e dissabores dos outros; estabeleceu a sua Luz na minha vida e me fez brilhar mesmo com as minhas diferenças; e tenho certeza que, por Cristo Jesus, Deus fará do pequeno diferente de hoje, (NATHAN NAUM) o grande modificador de amanhã.

Atenciosamente,


EDNA DAS DORES DE OLIVEIRA COIMBRA
AUXILIAR EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS
(CRP 05/21514
Especialista em Psicologia Clínica
Especialista em Psicologia Escolar/Educacional
Mestre em Psicologia Pastoral, com especialização em Poimênica)

(Vovó do Nathan Naum, oito anos,AUTISTA)

1 comentário:

  1. Meu Deus!!! Exatamente o que eu penso que Deus fez por mim."entender que Deus,ao me fazer diferente,dotou-me de particularidade para querer entender o outro..."

    ResponderEliminar