sexta-feira, 1 de Julho de 2011

PLANEJAMENTO ANUAL Turmas: 4º E 5º ANO

LÍNGUA PORTUGUESA

OBJETIVOS

• Integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;
• Adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;
• Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros;
• Escrever diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

• Participar de situações de intercambio oral que requeiram ouvir com atenção, formular e responder perguntas, explicar e compreender explicações, manifestar opiniões sobre o assunto tratado;
• Apreciar textos literários;
• Recontar historias conhecidas, recuperando algumas características de linguagem do texto lido pelo professor;
• Ler com ajuda do professor, diferentes gêneros (textos narrativos literários, textos instrucionais, textos de divulgação científica e noticias), apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto, as características de seu portador, do gênero e do sistema de escrita;
• Ler, por si mesmo, textos conhecidos, tais como parlendas, adivinhas, poemas, piadas, quadrinhas, regras de jogos, canções, trava-línguas, além de placas de identificação, listas, manchetes de jornal, legendas, rótulos e textos científicos;
• Reescrever, de próprio punho – histórias conhecidas, considerando as idéias principais do texto fonte e algumas características da linguagem escrita;
• Produzir textos de autoria de próprio punho, utilizando recursos da linguagem escrita;
• Revisar textos coletivamente com ajuda do professor ou em parceria com os colegas.

EIXOS HABILIDADES

Linguagem oral • Leitura de imagens,

• Recontar histórias de diferentes gêneros textuais,
• Roda de conversa,
• Declamar poesias,
• Apresentações a partir de um roteiro, participações em debates,
• Relatar experiências vividas,
• Formular perguntar pertinentes ao assunto, expor um assunto pesquisado,
• Entrevistar, dramatizar histórias e relatar acontecimentos respeitando a seqüência temporal,
• Falar trava-línguas,
• Defender suas ideias com argumentação

Prática de leitura • Leitura compartilhada diária,

• Roda de leitores,
• Leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais,
• Ler para divertir, informar, estudar e pesquisar,
• Ler em voz alta com fluência, entonação de acordo com a pontuação, intenção do autor para eficácia comunicativa,
• Inferir sentido a uma palavra no seu contexto,
• Identificar afirmações explicitas e implícitas no texto,
• Identificar começo, meio e fim de uma historia lida e/ou ouvida.
• Identificar e descrever personagens,
• Distinguir fala do narrador dos outros personagens,
• Antecipar o conteúdo da leitura de um texto,
• Atender informações explicitas de um texto de acordo com o seu gênero e tipo textual
• Consulta ao dicionário.

Prática Escrita e produção de texto • Empregar letra maiúscula corretamente,

• Escrever textos considerando o leitor e os gêneros textuais,
• Utilização correta da pontuação,
• Grafia correta das palavras,
• Segmentação correta de frases e textos,
• Escrita de textos observando os aspectos: legibilidade, finalidade, acentuação, gramaticais e de concordância,
• Produzir texto e revisá-lo.

Conteúdos

1º BIMESTRE

• Produção de texto: conto
• Leitura, produção e interpretação
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
- Ortografia – gn, pc, PC,, pn, ps, pt, tm.
- Acentuação Palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas
- Divisão silábica dos dígrafos
- Gramática
- Fonema e letra
- Encontro vocálico
- Dígrafo
- Silaba tônica

2º BIMESTRE

• Textos Lúdicos ou Reflexivos: trava-língua, parlendas, cantigas e textos descritivos
• Leitura, produção e interpretação
• Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas

• Ortografia:palavras com som de x
• Gramática: substantivo e preposição,
- Revisão das acentuações

3º BIMESTRE

• Textos narrativos, histórias em quadrinhos e lendas
- Leitura, produção e interpretação
- Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
• Ortografia: letras com c e s com o mesmo som, terminações com OSO e OSA.
• Gramática
- Pronomes: pessoais ( caso reto e oblíquo), de tratamento, possessivo, demonstrativo, indefinido e interrogativo
- Adjetivo e locução adjetiva

4º BIMESTRE

• Textos informativos e expositivos
- Leitura, produção e interpretação
- Estrutura do texto
- Paragrafação
- Acentuação
- Pontuação
- Concordância verbal e nominal
- Vocabulário
- Maiúsculas e minúsculas
• Ortografia: palavras com sc, sç,xc, s. z e x com som de z e terminações em EZ e EZA
• Gramática
• Verbo- conjugação, pessoa e número e tempos verbais
• Numeral

MATEMATICA

OBJETIVOS

• Compreender que os conhecimentos matemáticos são meios para entender a realidade.
• Utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e responder a questões elaboradas a partir de sua própria curiosidade.
• Observar aspectos quantitativos e qualitativos presentes em diferentes situações e estabelecer relações entre eles, utilizando conhecimentos relacionados aos números, às operações, às medidas, ao espaço e às formas, ao tratamento das informações.
• Resolver situações-problema, a partir da interpretação de enunciados orais e escritos, desenvolvendo procedimentos para planejar, executar e checar soluções (formular hipóteses, fazer tentativas ou simulações), para comunicar resultados e compará-los com outros, validando ou não os procedimentos e as soluções encontradas.
• Comunicar-se matematicamente apresentando resultados precisos e argumentar sobre suas hipóteses, fazendo uso da linguagem oral e de representações matemáticas e estabelecendo relações entre elas.
• Sentir-se seguro para construir conhecimentos matemáticos, incentivando sempre os alunos na busca de soluções.
• Interagir com seus pares de forma cooperativa na busca de soluções para situações-problema, respeitando seus modos de pensar e aprender com eles.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM

• Ler,escrever,comparar e ordenar números pela compreensão das característica dos sistema de numeração;
• Contar em escalas ascendentes e descendentes a partir de qualquer número dado.


EIXOS HABILIDADES

Operações com números • Interpretação, formulação e resolução de situações-problema envolvendo as quatro operações,

• Campo aditivo e multiplicativo,
• Compor e decompor números,
• Reconhecer ordens e classes,
• Citar o antecessor e sucessor dos números,
• Sistema monetário,
• Expressões numéricas,
• Cálculo mental,
• Múltiplos e divisores de números naturais, números decimais, racionais e porcentagem.
• Resolução de situações-problema envolvendo as frações, números racionais e com porcentagem

Espaço e forma
• Compor de decompor figuras geométricas planas,
• Reconhecer poliedros, inferir diferenças existentes entre os poliedros formados por superfície plana e corpos redondos,
• Associar sólidos ao seu molde.
• Interpretar espaços a partir da leitura de registros (mapas, etc).

Grandezas e medidas
• Estudo das medidas de comprimento, massa, capacidade, tempo e superfície,
• Criar e resolver situações que envolva a composição e decomposição do sistema monetário brasileiro.
Tratamento da informação Construir e interpretar tabelas e gráficos.


CONTEÚDOS

1º BIMESTRE

• Números
- S.N.D até 1.000
- Leitura
- Escrita
- Composição e decomposição
- Ordem crescente e decrescente
- Sucessor e antecessor
- Algarismos romanos
- Números – ordens e classes
- Situações problemas
- Adição e subtração simples e com reserva

• Grandezas e medidas: medidas de tempo( hora, minuto, segundo, dia, semana, mês, bimestre, trimestre, ano, biênio, século, milênio) e situações problemas

• Espaços e formas: figuras planas e não-planas

2º BIMESTRE

• Números
• Adição e subtração com reserva
- Multiplicação com até 3 algarismos
- Situações problemas com as operações de: adição, subtração e multiplicação.
• Grandezas e medidas: medidas e Sistema monetário – em situações problemas
• Espaços e formas: paralelepípedo
• Tratamento de informação: Noções de gráficos


3º BIMESTRE

• Números
- Adição, subtração e multiplicação
- Divisão com 2 algarismos
- Situações problemas com as quatro operações
• Fração : Escrita, relação com frações, situações problemas com as operações de adição e subtração
• Grandezas e medidas: perímetros
• Tratamento de informação: construção de tabelas e gráficos
• Espaços e formas: Ângulos

4º BIMESTRE

• Números
- Multiplicação e divisão com 3 algarismos
- Situações problemas com as quatro operações
• Fração : Escrita, relação com frações, situações problemas com as operações de adição e subtração
• Grandezas e medidas: áreas de figuras planas
• Tratamento de informação: construção de tabelas e gráficos
• Espaços e formas: polígonos

CIÊNCIAS

OBJETIVOS

• Identificar e compreender as relações entre solo, água e os seres vivos,
• Compreender o corpo humano como um todo integrado e a saúde como bem estar físico, social e psíquico do individuo,
• Considerar o alimento como fonte de matéria e energia para o crescimento e manutenção do corpo,
• Caracterizar os aparelhos existentes no nosso corpo.

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:

• Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;
• Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;
• Saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, etc., para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações;

EIXOS CONTEÚDOS

Ambiente • Relação entre os seres vivos e o ambiente,
• Características da água, do ar e da atmosfera.
Ser humano e saúde • Compreender as questões alimentares nos aspectos da higiene e propriedades alimentares e prevenção contra doenças,
• Estudar o corpo humano com seus sistemas e funções.
Recursos Tecnológicos • Comunicação oral e escrita de suposições, dados e conclusões , respeitando diferentes opiniões,
• Doenças de veiculação hídrica
• Meios de proliferação e transmissão de doenças

CONTEÚDOS

1º BIMESTRE

• Investigando a matéria
- Estados físicos
- Propriedades e transformações da matéria

• A água na terra
- Preservando a água no nosso planeta
- Estados físicos
- O ciclo da água
- A água e as misturas

• O ar e a atmosfera

2º BIMESTRE

• O alimento e os seres vivos
- Cadeias alimentares
- As relações ecológicas
- Os ecossistemas
• Nutrição do corpo humano
- Para que servem os alimentos
- Bons alimentares
- A digestão dos alimentos

3º BIMESTRE
• Atividades do corpo humano
- Atividades de: respiração, circulação e excreção

4º BIMESTRE
• A tecnologia e os alimentos
- Conservação e industrialização dos alimentos
- Movimentos do corpo humano: ossos, músculos e movimentos

HISTÓRIA

OBJETIVOS

• Sua identidade e origem na história;
• Reconhecer e valorizar as diferentes culturas percebendo a formação do estado;
• Conhecer a os fatos históricos do estado
• Participe dos mais diferentes tipos de comemorações dentro da Comunidade Escolar;
• Reconheça os símbolos cívicos e a importância deles na sociedade;


EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:

• Perceber-se como parte integrante da história e da comunidade num todo;
• Registrar informações pessoais;
• Reconhecer a formação de um País com a colaboração das diferentes culturas

EIXOS CONTEÚDOS

História das organizações populacionais • Origem do Estado.

• Populações locais (indígenas)

• Organização do espaço,

• Os indígenas no RN,

• Colonização do RN.

Organização e lutas de Grupos Sociais e Étnicos. • Movimentos que aconteceram no RN,

• Imposições culturais e religiosas no RN,

• Manifestações Culturais.

Organizações Políticas e Administrativas • Ocupação do espaço do RN,

• Confederação dos Índios Cariris,


• Revoltas pela Independência

• Abolição dos escravos Brasil e RN,

• Governos do estado do RN,

• Poderes( executivo, legislativo e judiciário).

CONTEÚDOS



1º BIMESTRE

• Os povos indígenas do Brasil

• Descobrimento

• Os povos africanos

• Origem do RN: população e colonização

• Organização do espaço do RN







2º BIMESTRE

• Movimentos que aconteceram no RN,

• Imposições culturais e religiosas no RN,

• Manifestações Culturais

3º BIMESTRE

• Movimentos que aconteceram no RN,

• Imposições culturais e religiosas no RN,

• Manifestações Culturais

4º BIMESTRE

• Abolição dos escravos Brasil e RN,

• Governos do estado do RN,

• Poderes( executivo, legislativo e judiciário).



Observação: Trabalhar as datas comemorativas em todos os bimestres

GEOGRAFIA



OBJETIVOS



• Integrar a criança no meio em que vive, como ser social atuante, capaz de modificá-lo;

• Desenvolver o espírito crítico com uma formação voltada para a compreensão e transformação da realidade, visando a formação do cidadão;

• Ampliar o nível de compreensão do aluno para que ele perceba que não vive isolado e que é parte integrante de uma sociedade;



EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM



• Conhecer o Estado – lugares e sociedade;

• Identificar os limites e governo do Estado;

• Reconhecer os espaços geográficos e as atividades econômicas do nosso Estado;









EIXOS CONTEÚDOS

Paisagens urbanas e rurais • A construção do espaço do RN

Espaço geográfico do RN • Natureza, economia do RN

Cartografia • Estudo do mapa do RN e sua localização em relação ao pais.





1º BIMESTRE

• A Terra ( livro)

- Conhecendo o nosso planeta

- A forma e os movimentos

- Oceanos e continentes

• A representação da Terra

- Mapas

- A representação do espaço no papel

• A localização no planeta Terra

- Paralelos e meridianos

- Os lugares e a sua localização









2º BIMESTRE

• A geografia e o Rio Grande do Norte

- O RN e a região nordeste

- O RN na América do sul e no mundo



3º BIMESTRE

• A construção do espaço do RN

- As nações indígenas

- Ocupação e colonização do espaço do RN



4º BIMESTRE



• O RN: natureza e economia



ARTES





OBJETIVO

• Propiciar aos alunos condições para se expressarem com desenvoltura, envolvendo a criatividade e espontaneidade, pondo em prática suas habilidades.



OBJETIVO COMPORTAMENTAL

• Que o aluno seja capaz de participar de forma dinâmica e criativa nas atividades propostas.

• Música

• Dança

• Teatro

• Linguagem visual: desenhos, criação de livrinhos, logotipos, cartões, reprodução de histórias, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.

• Linguagem de representação: máscaras, caracterização do aluno, teatro, dança.

• Linguagem sonora: músicas, danças, coreografias, paródias.



DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS(ANUAL)

O Ensino de Artes se realizará com confecção de cartazes, cartões, máscaras, criação de livrinhos, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.

Serão utilizados materiais recicláveis e também serão trabalhadas coreografias, paródias e dramatizações.





EDUCAÇÃO FÍSICA.



OBJETIVO

• Proporcionar aos alunos atividades de recreação, desenvolvendo a coordenação, cooperação, respeito e várias outras habilidades, estimulando a sua participação, independente do resultado.


LÍNGUA PORTUGUESA

OBJETIVOS





• Integrar uma comunidade de leitores, compartilhando diferentes práticas culturais de leitura e escrita;

• Adequar seu discurso às diferentes situações de comunicação oral, considerando o contexto e os interlocutores;

• Ler diferentes textos, adequando a modalidade de leitura a diferentes propósitos e às características dos diversos gêneros;

• Escrever diferentes textos selecionando os gêneros adequados a diferentes situações comunicativas, intenções e interlocutores.



EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM



• Participar de situações de intercambio oral que requeiram ouvir com atenção, formular e responder perguntas, explicar e compreender explicações, manifestar opiniões sobre o assunto tratado;

• Apreciar textos literários;

• Recontar historias conhecidas, recuperando algumas características de linguagem do texto lido pelo professor;

• Ler com ajuda do professor, diferentes gêneros (textos narrativos literários, textos instrucionais, textos de divulgação científica e noticias), apoiando-se em conhecimentos sobre o tema do texto, as características de seu portador, do gênero e do sistema de escrita;

• Ler, por si mesmo, textos conhecidos, tais como parlendas, adivinhas, poemas, piadas, quadrinhas, regras de jogos, canções, trava-línguas, além de placas de identificação, listas, manchetes de jornal, legendas, rótulos e textos científicos;

• Reescrever, de próprio punho – histórias conhecidas, considerando as idéias principais do texto fonte e algumas características da linguagem escrita;

• Produzir textos de autoria de próprio punho, utilizando recursos da linguagem escrita;

• Revisar textos coletivamente com ajuda do professor ou em parceria com os colegas.



EIXOS HABILIDADES

Linguagem oral • Leitura de imagens,

• Recontar histórias de diferentes gêneros textuais,

• Roda de conversa,

• Declamar poesias,

• Apresentações a partir de um roteiro, participações em debates,

• Relatar experiências vividas,

• Formular perguntar pertinentes ao assunto, expor um assunto pesquisado,

• Entrevistar, dramatizar histórias e relatar acontecimentos respeitando a seqüência temporal,

• Falar trava-línguas,

• Defender suas ideias com argumentação

Prática de leitura • Leitura compartilhada diária,

• Roda de leitores,

• Leitura feita pelos alunos de diferentes gêneros textuais,

• Ler para divertir, informar, estudar e pesquisar,

• Ler em voz alta com fluência, entonação de acordo com a pontuação, intenção do autor para eficácia comunicativa,

• Inferir sentido a uma palavra no seu contexto,

• Identificar afirmações explicitas e implícitas no texto,

• Identificar começo, meio e fim de uma historia lida e/ou ouvida.

• Identificar e descrever personagens,

• Distinguir fala do narrador dos outros personagens,

• Antecipar o conteúdo da leitura de um texto,

• Atender informações explicitas de um texto de acordo com o seu gênero e tipo textual

• Consulta ao dicionário.









Prática Escrita e produção de texto • Empregar letra maiúscula corretamente,

• Escrever textos considerando o leitor e os gêneros textuais,

• Utilização correta da pontuação,

• Grafia correta das palavras,

• Segmentação correta de frases e textos,

• Escrita de textos observando os aspectos: legibilidade, finalidade, acentuação, gramaticais e de concordância,

• Produzir texto e revisá-lo.









Conteúdos



1º BIMESTRE

• Produção de texto: conto

• Leitura, produção e interpretação

- Paragrafação

- Acentuação

- Pontuação

- Concordância verbal e nominal

- Vocabulário

- Maiúsculas e minúsculas

- Ortografia – gn, pc, PC,, pn, ps, pt, tm.

- Acentuação Palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas

- Divisão silábica dos dígrafos

- Gramática

- Fonema e letra

- Encontro vocálico

- Dígrafo

- Silaba tônica





2º BIMESTRE

• Textos Lúdicos ou Reflexivos: trava-língua, parlendas, cantigas e textos descritivos

• Leitura, produção e interpretação

• Estrutura do texto

- Paragrafação

- Acentuação

- Pontuação

- Concordância verbal e nominal

- Vocabulário

- Maiúsculas e minúsculas

• Ortografia:palavras com som de x

• Gramática: substantivo e preposição,

- Revisão das acentuações



3º BIMESTRE



• Textos narrativos, histórias em quadrinhos e lendas

- Leitura, produção e interpretação

- Estrutura do texto

- Paragrafação

- Acentuação

- Pontuação

- Concordância verbal e nominal

- Vocabulário

- Maiúsculas e minúsculas

• Ortografia: letras com c e s com o mesmo som, terminações com OSO e OSA.

• Gramática

- Pronomes: pessoais ( caso reto e oblíquo), de tratamento, possessivo, demonstrativo, indefinido e interrogativo

- Adjetivo e locução adjetiva





4º BIMESTRE



• Textos informativos e expositivos

- Leitura, produção e interpretação

- Estrutura do texto

- Paragrafação

- Acentuação

- Pontuação

- Concordância verbal e nominal

- Vocabulário

- Maiúsculas e minúsculas

• Ortografia: palavras com sc, sç,xc, s. z e x com som de z e terminações em EZ e EZA

• Gramática

• Verbo- conjugação, pessoa e número e tempos verbais

• Numeral



MATEMATICA



OBJETIVOS



• Compreender que os conhecimentos matemáticos são meios para entender a realidade.

• Utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e responder a questões elaboradas a partir de sua própria curiosidade.

• Observar aspectos quantitativos e qualitativos presentes em diferentes situações e estabelecer relações entre eles, utilizando conhecimentos relacionados aos números, às operações, às medidas, ao espaço e às formas, ao tratamento das informações.

• Resolver situações-problema, a partir da interpretação de enunciados orais e escritos, desenvolvendo procedimentos para planejar, executar e checar soluções (formular hipóteses, fazer tentativas ou simulações), para comunicar resultados e compará-los com outros, validando ou não os procedimentos e as soluções encontradas.

• Comunicar-se matematicamente apresentando resultados precisos e argumentar sobre suas hipóteses, fazendo uso da linguagem oral e de representações matemáticas e estabelecendo relações entre elas.

• Sentir-se seguro para construir conhecimentos matemáticos, incentivando sempre os alunos na busca de soluções.

• Interagir com seus pares de forma cooperativa na busca de soluções para situações-problema, respeitando seus modos de pensar e aprender com eles.





EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM



• Ler,escrever,comparar e ordenar números pela compreensão das característica dos sistema de numeração;

• Contar em escalas ascendentes e descendentes a partir de qualquer número dado.















EIXOS HABILIDADES

Operações com números • Interpretação, formulação e resolução de situações-problema envolvendo as quatro operações,

• Campo aditivo e multiplicativo,

• Compor e decompor números,

• Reconhecer ordens e classes,

• Citar o antecessor e sucessor dos números,

• Sistema monetário,

• Expressões numéricas,

• Cálculo mental,

• Múltiplos e divisores de números naturais, números decimais, racionais e porcentagem.

• Resolução de situações-problema envolvendo as frações, números racionais e com porcentagem

Espaço e forma • Compor de decompor figuras geométricas planas,

• Reconhecer poliedros, inferir diferenças existentes entre os poliedros formados por superfície plana e corpos redondos,

• Associar sólidos ao seu molde.

• Interpretar espaços a partir da leitura de registros (mapas, etc).

Grandezas e medidas • Estudo das medidas de comprimento, massa, capacidade, tempo e superfície,

• Criar e resolver situações que envolva a composição e decomposição do sistema monetário brasileiro.

Tratamento da informação Construir e interpretar tabelas e gráficos.



CONTEÚDOS

1º BIMESTRE

• Números

- S.N.D até 1.000

- Leitura

- Escrita

- Composição e decomposição

- Ordem crescente e decrescente

- Sucessor e antecessor

- Algarismos romanos

- Números – ordens e classes

- Situações problemas

- Adição e subtração simples e com reserva

• Grandezas e medidas: medidas de tempo( hora, minuto, segundo, dia, semana, mês, bimestre, trimestre, ano, biênio, século, milênio) e situações problemas

• Espaços e formas: figuras planas e não-planas

2º BIMESTRE

• Números

• Adição e subtração com reserva

- Multiplicação com até 3 algarismos

- Situações problemas com as operações de: adição, subtração e multiplicação.

• Grandezas e medidas: medidas e Sistema monetário – em situações problemas

• Espaços e formas: paralelepípedo

• Tratamento de informação: Noções de gráficos





3º BIMESTRE

• Números

- Adição, subtração e multiplicação

- Divisão com 2 algarismos

- Situações problemas com as quatro operações

• Fração : Escrita, relação com frações, situações problemas com as operações de adição e subtração

• Grandezas e medidas: perímetros

• Tratamento de informação: construção de tabelas e gráficos

• Espaços e formas: Ângulos



4º BIMESTRE

• Números

- Multiplicação e divisão com 3 algarismos

- Situações problemas com as quatro operações

• Fração : Escrita, relação com frações, situações problemas com as operações de adição e subtração

• Grandezas e medidas: áreas de figuras planas

• Tratamento de informação: construção de tabelas e gráficos

• Espaços e formas: polígonos



CIÊNCIAS

OBJETIVOS



• Identificar e compreender as relações entre solo, água e os seres vivos,

• Compreender o corpo humano como um todo integrado e a saúde como bem estar físico, social e psíquico do individuo,

• Considerar o alimento como fonte de matéria e energia para o crescimento e manutenção do corpo,

• Caracterizar os aparelhos existentes no nosso corpo.





EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:



• Compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;

• Formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;

• Saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, etc., para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações;





EIXOS CONTEÚDOS

Ambiente • Relação entre os seres vivos e o ambiente,

• Características da água, do ar e da atmosfera.

Ser humano e saúde • Compreender as questões alimentares nos aspectos da higiene e propriedades alimentares e prevenção contra doenças,

• Estudar o corpo humano com seus sistemas e funções.

Recursos Tecnológicos • Comunicação oral e escrita de suposições, dados e conclusões , respeitando diferentes opiniões,

• Doenças de veiculação hídrica

• Meios de proliferação e transmissão de doenças



CONTEÚDOS



1º BIMESTRE

• Investigando a matéria

- Estados físicos

- Propriedades e transformações da matéria

• A água na terra

- Preservando a água no nosso planeta

- Estados físicos

- O ciclo da água

- A água e as misturas

• O ar e a atmosfera



2º BIMESTRE

• O alimento e os seres vivos

- Cadeias alimentares

- As relações ecológicas

- Os ecossistemas

• Nutrição do corpo humano

- Para que servem os alimentos

- Bons alimentares

- A digestão dos alimentos



3º BIMESTRE

• Atividades do corpo humano

- Atividades de: respiração, circulação e excreção



4º BIMESTRE



• A tecnologia e os alimentos

- Conservação e industrialização dos alimentos

- Movimentos do corpo humano: ossos, músculos e movimentos



HISTÓRIA



OBJETIVOS



• •Sua identidade e origem na história;

• Reconhecer e valorizar as diferentes culturas percebendo a formação do estado;

• Conhecer a os fatos históricos do estado

• Participe dos mais diferentes tipos de comemorações dentro da Comunidade Escolar;

• Reconheça os símbolos cívicos e a importância deles na sociedade;





EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM:



• Perceber-se como parte integrante da história e da comunidade num todo;

• Registrar informações pessoais;

• Reconhecer a formação de um País com a colaboração das diferentes culturas



EIXOS CONTEÚDOS

História das organizações populacionais • Origem do Estado.

• Populações locais (indígenas)

• Organização do espaço,

• Os indígenas no RN,

• Colonização do RN.

Organização e lutas de Grupos Sociais e Étnicos. • Movimentos que aconteceram no RN,

• Imposições culturais e religiosas no RN,

• Manifestações Culturais.

Organizações Políticas e Administrativas • Ocupação do espaço do RN,

• Confederação dos Índios Cariris,


• Revoltas pela Independência

• Abolição dos escravos Brasil e RN,

• Governos do estado do RN,

• Poderes( executivo, legislativo e judiciário).

CONTEÚDOS



1º BIMESTRE

• Os povos indígenas do Brasil

• Descobrimento

• Os povos africanos

• Origem do RN: população e colonização

• Organização do espaço do RN







2º BIMESTRE

• Movimentos que aconteceram no RN,

• Imposições culturais e religiosas no RN,

• Manifestações Culturais

3º BIMESTRE

• Movimentos que aconteceram no RN,

• Imposições culturais e religiosas no RN,

• Manifestações Culturais

4º BIMESTRE

• Abolição dos escravos Brasil e RN,

• Governos do estado do RN,

• Poderes( executivo, legislativo e judiciário).



Observação: Trabalhar as datas comemorativas em todos os bimestres

GEOGRAFIA



OBJETIVOS



• Integrar a criança no meio em que vive, como ser social atuante, capaz de modificá-lo;

• Desenvolver o espírito crítico com uma formação voltada para a compreensão e transformação da realidade, visando a formação do cidadão;

• Ampliar o nível de compreensão do aluno para que ele perceba que não vive isolado e que é parte integrante de uma sociedade;



EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM



• Conhecer o Estado – lugares e sociedade;

• Identificar os limites e governo do Estado;

• Reconhecer os espaços geográficos e as atividades econômicas do nosso Estado;









EIXOS CONTEÚDOS

Paisagens urbanas e rurais • A construção do espaço do RN

Espaço geográfico do RN • Natureza, economia do RN

Cartografia • Estudo do mapa do RN e sua localização em relação ao pais.





1º BIMESTRE

• A Terra ( livro)

- Conhecendo o nosso planeta

- A forma e os movimentos

- Oceanos e continentes

• A representação da Terra

- Mapas

- A representação do espaço no papel

• A localização no planeta Terra

- Paralelos e meridianos

- Os lugares e a sua localização









2º BIMESTRE

• A geografia e o Rio Grande do Norte

- O RN e a região nordeste

- O RN na América do sul e no mundo



3º BIMESTRE

• A construção do espaço do RN

- As nações indígenas

- Ocupação e colonização do espaço do RN



4º BIMESTRE



• O RN: natureza e economia



ARTES





OBJETIVO

• Propiciar aos alunos condições para se expressarem com desenvoltura, envolvendo a criatividade e espontaneidade, pondo em prática suas habilidades.



OBJETIVO COMPORTAMENTAL

• Que o aluno seja capaz de participar de forma dinâmica e criativa nas atividades propostas.

• Música

• Dança

• Teatro

• Linguagem visual: desenhos, criação de livrinhos, logotipos, cartões, reprodução de histórias, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.

• Linguagem de representação: máscaras, caracterização do aluno, teatro, dança.

• Linguagem sonora: músicas, danças, coreografias, paródias.



DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO E RECURSOS DIDÁTICOS(ANUAL)

O Ensino de Artes se realizará com confecção de cartazes, cartões, máscaras, criação de livrinhos, dobraduras, recortes, colagens e pinturas.

Serão utilizados materiais recicláveis e também serão trabalhadas coreografias, paródias e dramatizações.





EDUCAÇÃO FÍSICA.



OBJETIVO

• Proporcionar aos alunos atividades de recreação, desenvolvendo a coordenação, cooperação, respeito e várias outras habilidades, estimulando a sua participação, independente do resultado.

1 comentário:

  1. Prezado/a Professor/a,

    Faço a divulgação destes livros sobre Pedagogia na expectativa de que algum lhe possa interessar. Agradecia que fizesse a divulgação pelos seus contactos. MUITO OBRIGADO.

    - 50 Técnicas de Avaliação Formativa, José Lopes & Helena Silva, Lidel, Edições Técnicas, Lda, 2012
    http://www.fca.pt/lidel_index2.html
    - O Professor faz a Diferença. Na aprendizagem dos alunos. Na realização escolar dos alunos. No sucesso dos alunos. José Lopes & Helena Silva, Lidel, Edições Técnicas, Lda, 2010
    http://www.fca.pt/lidel_index2.html
    - A aprendizagem cooperativa na sala de aula. Um guia prático para o professor. José Lopes & Helena Silva, Lidel, Edições Técnicas, Lda, 2009
    http://www.fca.pt/lidel_index2.html

    - Métodos de aprendizagem cooperativa para o jardim-de-infância (Educação Infantil). Um guia prático com actividades para os Educadores de Infância e para os Pais. José Lopes & Helena Silva, Areal Editores, 2008.
    http://www.wook.pt/ficha/metodos-de-aprendizagem-cooperativa-para-o-jardim-de-infancia/a/id/1430210
    Podem ser adquiridos na Livraria Saraiva - http://www.livrariasaraiva.com.br; zambonibooks@terra.com.br; Livraria Cultura: http://www.livrariacultura.com.br
    Com os melhores cumprimentos,
    José Lopes jlopes@utad.pt
    Professor associado de psicologia da educação e da aprendizagem
    Departamento de Educação e Psicologia
    Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
    Vila Real
    PORTUGAL

    Helena Silva helsilva@utad.pt
    Professora associada de metodologia de ensino das ciências
    Departamento de Educação e Psicologia
    Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
    Vila Real
    PORTUGAL

    ResponderEliminar