Utilize as expressões abaixo, adaptando pra sua realidade, você verá o quanto será mais fácil elaborar um relatório.

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Sugestões para iniciar relatórios
Desenvolvimento cognitivo
Participação- convívio social
PARECER DESCRITIVO
1. ÁREA SÓCIO-AFETIVA
Comentar sobre o período de adaptação: Com quem ficou no primeiro dia? Como ficou? Como evoluiu? Mostra dependências? Usa apoio de objetos? Toma mamadeira, chupa bico?
Relacionamento: com a professora, colegas e funcionários. Participa de atividades propostas pelo professor?
Funcionamento no grupo: É aceita? Rejeitada? Isola-se? Lidera? É agressiva? Demonstra preferência por colegas? Coopera com o grupo? É capaz de ouvir os outros? Tem cacoetes?
Tolerância às frustrações: perder e ganhar, acertar e errar.
Controle esfincteriano resolvido?
Brinquedo: com o que prefere brincar na sala e no patio? Como brinca (sozinho, com o grupo em pequenos grupos, com companheiro)?
Autonomia: Está organizado na rotina? Aceita regras, cumpre combinações? Espera a decisão dos outros para tomar a sua? Tem condições de escolher e recusar-se ao que não quer? Envolve-se em conflitos? Como os resolve? Encontra suas próprias respostas? Explica seus pensamentos?
2. ÁREA PSICOMOTORA
Esquema corporal: domínio e conhecimento de seu corpo, imagem corporal. Lateralidade.
Motricidade ampla: ritmo de ação – rápido, lento, acompanha o grupo, não consegue parar, precisa de estimulação, tem freio inibitório. Desempenho com bolas, cordas, rodas cantadas, movimentos.
Coordenação motora: rola sobre o corpo, engatinha, vira cambalhota, sobe e desce escadas, pula.
Motricidade fina/visomotricidade: coordenação – abotoa, dá nós, faz laços. Preensão do lápis. Colore dentro de limites. Enfia contas, amassa papeis. Modelar, rasgar, amassar, picar, alinhavar, recortar. Manusear talheres. Acerta alvos, copia figuras.
3. ÁREA COGNITIVA
a) Desenvolvimento da linguagem compreensiva e expressiva:
Comunica-se com clareza, expressando de modo organizado seu pensamento? Tem vocabulário adequado à idade? Compreende comunicações verbais? Quando fala, gagueja ou troca letras? Quando relata fatos, fala muito rápido, muito devagar? Relata em seqüência? Relata sempre os mesmos fatos, coisas imaginárias? Assopra balão, velas e assovia? É expressivo ao falar? Manifesta suas emoções?
b) Construção da representação:
1. Gráfica: descrever o desenho da criança, caracterizando a etapa em que se encontra (garatuja, garatuja ordenada, representação completa ou incompleta da figura humana, etc).
2. Escrita:
Mostra interesse por escrita? Observa livros? Representa letras e números? Escreve seu nome? Identifica nomes de colegas escritos? Em que etapa da alfabetização se encontra (pré-silábica, silábica, silábica-alfabética, alfabética)?
c) Expressão através de artes plásticas, danças e dramatização:
É mais expressivo em alguma dessas formas? É criativa? Apresenta soluções originais? Usa recursos variados? É inibida? Prefere papéis sem destaque? Brinca de faz de conta?
d) Desenvolvimento perceptivo:
Visão, audição, tato, olfato e paladar.
e) Atenção:
Condições de atenção e concentração em brincadeiras e atividades, condições de perseverar na tarefa.
f) Memória:
Condições de memorização de canções, versos e brincadeiras.
Observações sobre memória visual e auditiva.
g) Experiências lógico-matemáticas:
Observações: O aluno xxxxxxxxxxxxxx apresenta resultado abaixo do esperado aos padrões da maioria do grupo etário-escolar a que pertence.
Autonomia: Não possui autonomia para realizar suas tarefas sozinho, mesmo quando orientado. Nem sempre aceita ajuda de colegas.
Organização geral: Apresenta desorganização do material escolar, nos trabalhos escolares (lição de casa, pesquisas, etc.). Possui dificuldade para se concentrar, ainda não desenvolveu hábitos próprios de cuidados com seus pertences, encontra dificuldades quanto à organização espacial, apresenta lentidão (para registrar um ditado, para copiar da lousa, para responder a uma questão, na escrita espontânea, etc.) e por esse motivo seu caderno encontra-se sempre desorganizado, incompleto e faltando conteúdo, mesmo sendo orientado de forma constante, nunca consegue dar uma sequência sozinho.
Conhecimento de direita e esquerda: Desorganização no espaço da folha do caderno, confusão entre direita e esquerda (lateralidade). Apresenta dificuldades quanto ao domínio de relações espaciais e temporais, escrita, em algumas letras, em espelho, com rotação de letras, palavras ou números. Realiza trocas visuais (ex.: p q d b), auditivas (ex.:t/d, v/f, j/ch/x, k/g, p/b, r/l -padaria/ padalia) e espaciais, tais como: omissões (ex.: mercado/mecado), acréscimo (ex.:pracinha/prasrinha), aglutinações (ex.: Quem nasce no Acre é acreano/ QinasinoaqenoeaQeno), inversões (ex.: paulista/pralista), dissociação (ex.: Bertioga/Bet o ga) de grafemas; escrita de numerais, apresentando a rotação de algarismos (ex.: 6/9); inversão de algarismos ou troca por outro de som semelhante (ex.: 24/42; 60/70);
Em Matemática: Aluno possui dificuldade de compreensão em situações problemas simples, realiza cálculos simples (2+2; 4+4) sem auxílio de material concreto, porém acima dessa quantidade possui dificuldade para adicionar por não compreender o valor posicional dos algarismos, mesmo após extenso trabalho em sala de aula. O números 50 + 13 resolve da seguinte maneira (50+1+3= 53).
Língua Portuguesa: Apresenta escrita a partir das trissílabas por vezes silábico alfabética, não compreende o som nasal, troca r/l (amistoso/amtoso; lanterna/letna; campeonato/leponato; atacante/atlet; goleiro/goleilo; trave/blavi – alfabetização, audição ou fala???), na frase ditada apresenta escrita ora silábica, ora silábico alfabética e sem segmentação.
Ainda não desenvolveu habilidades de leitura mínimas condizentes com os anos de escolarização, lê somente sílabas simples desde que tenham o padrão consoante/vogal e em bastão, caso esteja na ordem vogal/consoante, devido a sua dificuldade com a lateralidade inverte a leitura (ave lê vae).
Auto estima: O aluno não gosta de ser questionado, demonstra insegurança e teme ser exposto frente aos demais, tem sempre o desejo de mostrar que sabe, mas mostra frustração quando percebe que sua resposta não foi adequada. A professora procura sempre incentivá-lo e não permite que os outros percebam que sua resposta não estava dentro do esperado, dessa forma sua auto estima não é afetada.
O aluno está sendo acompanhado em aulas de reforço, porém as trocas com a lateralidade ainda persistem, assim como os problemas com a alfabetização.
Problemas Neuropsicomotores? Fala? Audição? Oftalmologista? Emocional?
Sugiro avaliação com neurologista, oftalmologista, fonoaudiólogo, psicólogo e psicopedagogo.
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O presente documento refere-se à cessão de uso de imagem do aluno abaixo citado, conforme autorização por parte de seu responsável junto a esta unidade escolar.
Ao assinar o documento, o responsável concorda:
a) Com a utilização da imagem do aluno na divulgação e registro de sua participação nos eventos escolares (aulas, atividades gerais, exposições, festividades, desfile cívico, entre outros) da Escola _______________________________________________________________________________ por meio de material impresso (folhetos, cartazes, painéis, “banners” etc.) e eletrônico (sítios, blogues, “slides” etc.);
b) Que por “imagem” entende-se a fotografia, filmagem ou ilustração (modificadas ou não) do aluno, individualmente ou em grupo;
c) Que esta autorização é exclusiva para uso da Escola ____________________________________ e da Secretaria Municipal de Educação (SME), não estando estas autorizadas a cederem as imagens para outras instituições e fins que não os estabelecidos no item “a”;
d) Que a cessão de imagem é gratuita e a Escola _________________________________________ e a Secretaria Municipal de Educação não se responsabilizam pela apropriação e utilização indevida das imagens por terceiros;
e) Que, caso o responsável ou o aluno sintam-se constrangidos, ofendidos, incomodados, ou desrespeitados pelo uso da imagem e discordem de sua publicação, devem comparecer a esta unidade escolar e registrar o PEDIDO DE RETIRADA DA IMAGEM, que deverá ser realizado em vinte e quatro horas (24h) por esta unidade; caso isto não seja efetuado, cabe ao responsável tomar as providências legais para que isto se efetue.
Deste modo, ciente do estabelecido acima:
( ) SIM, CONCORDO COM OS TERMOS E AUTORIZO O USO DE IMAGEM.
( ) NÃO CONCORDO COM OS TERMOS E NÃO AUTORIZO O USO DE IMAGEM.
ALUNO: ______________________________________________________________________
RESPONSÁVEL: _______________________________________________________________
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