Ela propicia a pseudo leitura, ou seja, os alunos leem mesmo sem saberem ler convencionalmente.
A atividade tem 4 graus de dificuldades.
A primeira para a criança que ainda está na fase pré-silábica e ainda não conhecem todas as letras, nessa fase, elas devem encontrar a tarja igual o nome das letras que estão ao lado, assim elas vão se familiarizando com a escrita.
A segunda proposta, é para as crianças que estão pré-silábicas e sil com valor, mas que já conhecem as letras e discriminam a letra inicial, o objetivo é que elas encontrem o nome do animal conforme a letra inicial.
A terceira proposta, é para os alunos que estão SCVS e SA, eles devem colocar as vogais correspondentes, é um desafio maior, o professor deve estar atento ao desenvolvimento para fazer as intervenções adequadas, para que o aluno não se acomode no desafio anterior, alguns alunos, no início, podem rejeitar essa atividade por medo do erro, mas com o incentivo do professor, eles avançam e progridem muito.
A quarta proposta é para os SA e alfabéticos, para os alfabéticos, a proposta é colocarem corretamente todas as letras, começando a sanarem as primeiras dificuldades ortográficas, a letra g com a tem o som de ga e não é a letra H. A letra C com A, tem som de CA e não é o K sozinho, e assim sucessivamente, são diversas as possibilidades de trabalho.
Essa é a primeira que postarei, mas tenho outras com desafios maiores.
Adorei o post, traz dicas importantes para o desenvolvimento de um bom trabalho em sala de aula. Parabéns!
ResponderEliminarProf Mari
http://blogprofessoramari.blogspot.com.br/
Olá, meu nome é Marcelo e eu estou aqui para apresentar a vocês o Videoideias, uma poderosa ferramenta que serve como apoio aos professores em sala de aula. Quero convidá-los a conhecer os recursos do Videoideias em nosso site, pelo link abaixo.
ResponderEliminarwww.videoideias.com.br
Algumas características do Videoideias:
-O Videoideias possui mais de 1.000 vídeos disponíveis, além do conteúdo do Portal do Professor e da Britannica, em acordo com os Planos Curriculares Nacionais.
-Ajuda o professor a montar suas aulas, planejando o ano letivo inteiro, se o profissional da educação desejar. Mesmo se o professor não tiver tempo de preparar conteúdos diferenciados para a aula, o Videoideias proporá conteúdos, de acordo com o tema da aula.
-Funciona em lousas digitais e televisores.
O Videoideias tem muito mais recursos, que estão em nosso site. Se você tiver alguma dúvida é só perguntar.