A música na Escola
Nas escolas infantis ou até a 4ª série, a música é, fundamentalmente um meio para a criança adquirir determinadas competências. Enquanto a criança aprende ciências ela está adquirindo aptidão a pesquisa, está desenvolvendo capacidades ligadas aquela área, como a matemática que desenvolve o raciocínio lógico.
Com a música, desenvolve-se a sensibilidade, a percepção, a observação, a atenção, a memória auditiva e é este conjunto de habilidades que fica na cabeça do individuo, que o capacita a empregá-lo em qualquer profissão que venha a exercer. Um estilo musical também é um veículo, pois quando trabalhamos com folclore, por exemplo, estamos transmitindo para as crianças as nossas heranças, preservando, resgatando, fazendo com que elas adquiram respeito pela cultura do seu povo.
É importante, também a apreciação musical onde a criança toma contato com vários compositores eruditos, acompanhando o ritmo com instrumentos, com o corpo, com a dança ou alguma atividade física, ativa, onde a música está sendo assimilada e a criança respondendo na mesma hora. A atividade de música folclórica é a das mais apreciadas e, especificamente, os brinquedos cantados, as músicas em fileiras como a “De marre de si” ou a “Rosa Juvenil” que podem ser dramatizadas. Tem-se ainda, a parte de trava-línguas (Um tigre, dois..) a parte de parlendas folclóricas ( Hoje é domingo, pé de...) e outros.
Todo esse trabalho e outros mais específicos como o ensino da história da música e sua importância na fase lúdica de qualquer criança, estará contido um pouco detalhado nesta minuciosa resenha de músicas infantis.
Julia Rocha
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