sábado, 14 de Julho de 2012

Sequência de Atividades para trabalhar o gênero Carta ao Leitor

Formatei para o Grupo Professores Solidários a sequência de atividades abaixo para trabalhar carta do leitor, essa sequência foi retirada do livro Ler e Escrever, do estado de São Paulo.

A sequência completa está no link abaixo



ATIVIDADE 1: LEITURA DA REPORTAGEM DE CAPA DA REVISTA Ciência Hoje das Crianças

Objetivos

Aproximar os alunos da linguagem e dos temas pertinentes a matérias científicas publicadas em revistas.
Aproximar os alunos da prática de leitura de revistas: conhecer suas seções e os diversos textos que costumam ser veiculados nesse portador.

Compreender textos científicos a partir da leitura do professor, utilizando para isso diferentes habilidades de leitura necessárias à construção de sentido do texto (antecipar e verificar a pertinência de suas verificações, inferir significados, selecionar informações relevantes, generalizar temas etc.).

Planejamento

Quando realizar? Como atividade permanente, a sugestão é que a leitura de revistas seja semanal.
Como organizar os alunos? A atividade é coletiva. Os alunos podem ficar em suas carteiras, mas é interessante também variar os espaços, como, por exemplo, ler a revista na sala de leitura ou biblioteca (se sua escola contar com esses espaços), fazer uma roda de cadeiras na classe, para que todos possam
ver melhor a revista que estará em suas mãos.

Quais os materiais necessários? O exemplar mais recente da revista, recebida mensalmente por sua escola.
Qual é a duração? 20 minutos.

Encaminhamento

Comece pela capa e, em seguida, faça uma exploração geral da revista, iniciando pelo índice, os nomes das seções e o conteúdo geral de cada uma. Esse momento não deve ser muito longo.

Antes da leitura da matéria central, volte à capa e explore a imagem, pois, em geral, relaciona-se com essa matéria. Mostre a ilustração e deixe que os alunos digam o que lhes sugere: O que já sabem sobre o assunto tratado na reportagem?

Vá às páginas centrais, em que a matéria é apresentada, e leia o título e o subtítulo. Todos esses procedimentos realizados antes da leitura têm a intenção de permitir que os alunos se aproximem do texto munidos de informações que lhes permitam criar hipóteses ajustadas sobre o conteúdo. Hoje sabemos que, quanto mais o leitor dispõe de informações sobre o que vai ler (a respeito do seu conteúdo e do tipo de texto), maior será seu envolvimento e sua compreensão.

 Inicie a leitura e, à medida que novas informações forem trazidas, faça pequenas pausas para conversar sobre o que os alunos entenderam até aquele ponto e relacionar essas informações àquilo que já sabiam ou imaginavam sobre o tema. No entanto, essas pausas não podem ser excessivas para não tornar a atividade cansativa. Sugerimos conversas breves a cada dois ou três parágrafos.

Após a leitura, proponha àqueles que quiserem que comentem a reportagem e o que aprenderam. Nesse momento, é possível também confrontar interpretações discrepantes e usar o texto para validar algumas dessas interpretações e rechaçar outras (é interessante reler trechos sobre os quais há dúvidas ou discordâncias, para escolher a interpretação mais adequada a partir dessa releitura).

Também é o momento de conversar sobre aquilo que o texto esclareceu e o que os alunos gostariam de aprofundar. Essa vivência com os textos permite aos alunos perceber que alguns textos, em vez de “encerrar o assunto”, abrem “portas” para novas questões que cada leitor escolherá pesquisar ou não, de acordo com sua curiosidade e disponibilidade.

3 comentários:

  1. olá fiz uma adaptação da proposta de vcs em relação a carta de leitor, para o 2 ano. E o resultado foi excelente.
    logo mais estarei a publicar o resultado e adaptação em meu blog.......tendo assim como base estas orientações aqui sugerida........

    ResponderEliminar
  2. olar eu adorei sobre seu resultado 4° D jardim a malia sober a dengue e gostaria q vcs pulbilca-se mais sobre os animais eu agostaria q vc me dasse uma resposta abrços aguardamos resposta

    ResponderEliminar