A sequência completa está no link abaixo
ATIVIDADE 1: LEITURA DA REPORTAGEM DE CAPA DA REVISTA Ciência Hoje das Crianças
Objetivos
Aproximar os alunos da linguagem e dos temas
pertinentes a matérias científicas publicadas em revistas.
Aproximar os alunos da prática de leitura de
revistas: conhecer suas seções e os diversos textos que costumam ser veiculados
nesse portador.
Compreender textos científicos a partir da
leitura do professor, utilizando para isso diferentes habilidades de leitura
necessárias à construção de sentido do texto (antecipar e verificar a
pertinência de suas verificações, inferir significados, selecionar informações
relevantes, generalizar temas etc.).
Planejamento
Quando realizar? Como atividade permanente, a
sugestão é que a leitura de revistas seja semanal.
Como organizar os alunos? A atividade é
coletiva. Os alunos podem ficar em suas carteiras, mas é interessante também
variar os espaços, como, por exemplo, ler a revista na sala de leitura ou
biblioteca (se sua escola contar com esses espaços), fazer uma roda de cadeiras
na classe, para que todos possam
ver melhor a revista que estará em suas mãos.
Quais os materiais necessários? O exemplar
mais recente da revista, recebida mensalmente por sua escola.
Qual é a duração? 20 minutos.
Encaminhamento
Comece pela capa e, em seguida, faça uma
exploração geral da revista, iniciando pelo índice, os nomes das seções e o
conteúdo geral de cada uma. Esse momento não deve ser muito longo.
Antes da leitura da matéria central, volte à
capa e explore a imagem, pois, em geral, relaciona-se com essa matéria. Mostre
a ilustração e deixe que os alunos digam o que lhes sugere: O que já sabem
sobre o assunto tratado na reportagem?
Vá às páginas centrais, em que a matéria é
apresentada, e leia o título e o subtítulo. Todos esses procedimentos
realizados antes da leitura têm a intenção de permitir que os alunos se
aproximem do texto munidos de informações que lhes permitam criar hipóteses
ajustadas sobre o conteúdo. Hoje sabemos que, quanto mais o leitor dispõe de
informações sobre o que vai ler (a respeito do seu conteúdo e do tipo de
texto), maior será seu envolvimento e sua compreensão.
Inicie
a leitura e, à medida que novas informações forem trazidas, faça pequenas
pausas para conversar sobre o que os alunos entenderam até aquele ponto e
relacionar essas informações àquilo que já sabiam ou imaginavam sobre o tema.
No entanto, essas pausas não podem ser excessivas para não tornar a atividade
cansativa. Sugerimos conversas breves a cada dois ou três parágrafos.
Após a leitura, proponha àqueles que quiserem
que comentem a reportagem e o que aprenderam. Nesse momento, é possível também
confrontar interpretações discrepantes e usar o texto para validar algumas
dessas interpretações e rechaçar outras (é interessante reler trechos sobre os
quais há dúvidas ou discordâncias, para escolher a interpretação mais adequada
a partir dessa releitura).
Também é o momento de conversar sobre aquilo
que o texto esclareceu e o que os alunos gostariam de aprofundar. Essa vivência
com os textos permite aos alunos perceber que alguns textos, em vez de
“encerrar o assunto”, abrem “portas” para novas questões que cada leitor
escolherá pesquisar ou não, de acordo com sua curiosidade e disponibilidade.
olá fiz uma adaptação da proposta de vcs em relação a carta de leitor, para o 2 ano. E o resultado foi excelente.
ResponderEliminarlogo mais estarei a publicar o resultado e adaptação em meu blog.......tendo assim como base estas orientações aqui sugerida........
obrigado pela consideração.
ResponderEliminarolar eu adorei sobre seu resultado 4° D jardim a malia sober a dengue e gostaria q vcs pulbilca-se mais sobre os animais eu agostaria q vc me dasse uma resposta abrços aguardamos resposta
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