segunda-feira, 27 de maio de 2013

Jogo de Identidade - Maternal


JOGO IDENTIDADE


Esse post é uma homenagem para a minha amiga Patricia Lancellotti... espero que aproveite bastante, depois quero fotos, rsrsrs






Esse jogo foi sugerido pelas professoras de Lagoa Santa, que são orientadas e acompanhadas pela Magda Soares.

Ele foi criado para as crianças do maternal, que tem 3 ou 4 anos, fase em que brincando a criança aprende a letra do seu nome e do nome dos coleguinhas.


Desenvolvimento do Jogo:

O painel tem todo o alfabeto e as crianças tem a tarja com a primeira letra em destaque e o nome escrito.

Tem também a ficha com o nome todo e a primeira letra em destaque.



                      E uma flor com as fotos dos alunos e o nome (vejam o modelo no painel)


Diariamente, durante o momento da rodinha, a professora usa a ficha com a letra maiúscula gigante, ela é colocada em cima da mesa ou no chão e o aluno tem que procurar a flor com a sua foto, a partir daí a professora trabalha letra inicial com essa ficha.

Ao identificar a foto dele com a ficha, a criança a coloca na letrinha que está no painel.

Por exemplo: o Tiago localiza a foto dele com o nome e depois a ficha com a letra inicial do seu nome, depois ele identifica no painel a sua letra e coloca a foto. 

Esse trabalho começa com a letra inicial e com a foto. Durante o percorrer do ano,  a professora vai aumentando o desafio e mudando a ficha menor que tem somente o nome. A professora vai fazendo o trabalho da criança ir pegando também a letra inicial do nome dos coleguinhas para colocar no vaso de flores.

Conforme os desafios forem superados, no decorrer do ano, é possível colocar desenhos que começam com aquela letra. Esse trabalho deve ser bem lúdico, brincando com parlendas e músicas, segundo a professora que nos deu essa ideia, a maioria dos alunos terminam o ano escrevendo seu próprio nome.

Amei!! Espero que aproveite, minha amiga.

Bjs
Susana

1 comentário:

  1. Trabalho muito bacana!!!

    Amei o post... e o mais importante o resultado é muito gratificante!

    Beijos

    ResponderEliminar