segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Curso: É possível a escola encantar as crianças?


Olá, amigos.
Gostaria de convidá-los para participarem comigo do curso promovido pela Rosaura Soligo, o qual venho participando desde o ano passado.


Se quiserem conhecer um pouco sobre ele, eis um resumo da própria Rosaura:
“É possível à escola encantar as crianças?” nasceu como um curso há uma ano.
Nasceu como uma pergunta e, ainda que as perguntas não cessem, nenhum dos profissionais que fez/faz parte dos nossos encontros tem de fato esta como uma dúvida. Sim. É possível! Como não?!
Foram três os cursos, com o tipo e o tom ajustados a cada grupo, que é sempre esta a proposta. E logo logo acontecerão outros dois.
“Quem ensina a estudar?” veio logo depois e foram dois cursos, em São Paulo e Campinas.



Em seguida, por ideia de quem andou por estes, surgiu outro tempoespaço singular de produção e partilha de conhecimentos: “Metodologias Dialógicas de Formação”.
E “O que querem de nós as crianças?” foi a última ideia, que se revelou iluminada com a presença do psicólogo Alexandre Coimbra Amaral num colóquio ao mesmo tempo potente e delicioso, onde dialogamos sobre temas pouco conversados na educação.
Todos os encontros foram para mim um privilégio! 
É nestes momentos que aprendo coletivamente sobre a educação, sobre a escola, sobre formas de aprender e ensinar e sobre quem somos nós afinal, que tanto desejamos encantar alunos, professores e a nós próprios.
Agradeço a todos que vieram para os cursos – alguns de muuuuuito longe! – com a certeza ou a impressão de que vinham para uma comunidade. “Comunidade que é a amizade cúmplice daqueles que foram mordidos por um mesmo veneno – a amizade consiste em haver sido mordidos e feridos pelo mesmo, em haver sido inquietados pelo mesmo” (tal como diz lindamente Jorge Larrosa).
Agradeço aos muito especiais convidados que vieram contribuir, trazendo suas experiências de encantamento: Cristina Campos, Adriana Alves, Adriana Pierini, Guilherme do Val Toledo Prado, Vanessa Simas, Alexandre Amaral. E a todos que de algum modo ajudaram tudo isso acontecer!



Sobre Rosaura Soligo:

Formada em Psicologia e Pedagogia, mestre, doutoranda e pesquisadora na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. É coordenadora de projetos do Instituto Abaporu de Educação e Cultura, parceiro de várias Secretarias de Educação no Brasil. Possui experiência com alfabetização de crianças, formação continuada, assessoria curricular, documentação da prática profissional, produção de material pedagógico e vídeos educativos. É autora de livros, publicações institucionais e muitos artigos na área da educação. Integra o GLEACE Grupo Latinoamericano de Especialistas en Alfabetización y Cultura Escrita e o GEPEC Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada. Incentiva pessoas a escreverem e coordena algumas páginas na internet destinadas a essa finalidade e abertas à participação de quaisquer interessados: www.facebook.com/DesAmorosas é uma delas. Página das produções: http://rosaurasoligo.wordpress.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário