terça-feira, 21 de outubro de 2014

Exposição fotográfica de alunos da ‘Giusfredo Santini’ segue no Forte São João, em Bertioga até dia 26 de outubro de 2014.

Foto Marcos Pertinhes

                    ‘Do jacaré ao manguezal – um click atrás do outro’ é o tema da exposição fotográfica dos alunos do 4º ano da Emef Giusfredo Santini, que foi aberta na sexta-feira (17), no Forte São João e que pode ser visitada até o próximo dia 26. O prefeito de Bertioga e o secretário de Educação participaram da abertura da mostra e foram recepcionados com festa pelas 29 crianças, que são alunas da professora Susana Félix.
                  O prefeito se emocionou com o trabalho dos pequenos e já solicitou ao secretário de Educação que envide esforços para elaborar um projeto que dote as unidades escolares de equipamentos para que a fotografia faça parte do dia a dia das crianças. “Temos que incentivar nossas crianças a ações como essa, que conscientizam a proteger e zelar pelo meio em que vivemos. Estou muito orgulhoso de vocês”, disse o prefeito. O interesse dos alunos pela fotografia surgiu enquanto a professora explicava em sala de aula o tema “notícia”. Os alunos utilizaram como base do aprendizado a notícia sobre a captura de um jacaré-de-papo- amarelo, no bairro Jardim Vicente de Carvalho, onde a maioria dos alunos mora. A partir de então, mesmo a maioria não tendo computador em casa, eles iniciaram ‘in loco’ uma pesquisa por meio da internet, no Acessa São Paulo; em livros e outros meios de comunicação sobre aquela espécie de jacaré.

                As fotos da captura, que aconteceu em maio deste ano, também chamaram a atenção dos alunos. Toda ação foi registrada pela fotógrafa da Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Bertioga, Renata de Brito, que foi procurada pela professora Susana, para a realização da parceria que resultou na exposição fotográfica. Durante esse processo de realização, os alunos participaram de saídas no Barco Escola Arca do Saber, pelo canal de Bertioga e Rio Itapanhaú, quando clicaram a flora e a fauna do manguezal e também fizeram uma saída, a pé, pelo mangue, no próprio bairro, onde conheceram de perto as aves que habitam aquela região como o biguá, mergulhão e muitas outras. 
          O resultado são 58 imagens de 29 fotógrafos mirins, que mostram desde o mangue preservado, em uma visita no barco escola Arca do Saber, até o mangue degradado, no próprio bairro onde está localizada a escola. O Jardim Vicente de Carvalho vem passando por obra de reurbanização que contempla também a recuperação do manguezal. A exposição é uma parceria da Diretoria de Comunicação, com apoio da Secretaria de Educação e Diretoria de Cultura e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. A entrada é livre. O Forte São João fica na Avenida Vicente de carvalho, entre o Canal de Bertioga e a Praia da Enseada.





Foto Dirceu

Foto Marcos Pertinhes

Sem comentários:

Enviar um comentário