terça-feira, 22 de março de 2011

Recuperação de alunos parte 3

Esse post é a conclusão final das orientações para uma professora que pegou uma classe de recuperação intensiva, de alunos com defasagem de idade/série.

Já postamos a dica da Sonia Ubeda.
Já postamos a dica da Neusa Drulis.
Segue abaixo a dica da Nancy Borges

No ano passado trabalhei com uma turma que aqui em Salvador denominam Fluxo. São crianças com distorção idade -série. As dicas da Sônia são ótimas. A vantagem foi que o material vinha da Secretaria e uma vez por mês fazíamos reuniões, então as professoras dividiam-se em equipe para planejar uma aula.

O material é numerado, cada aula tem seu número. Depois, a equipe coordenadora passava as aulas por e-mail para cada professora. Algumas palavras eu substituí, outras antecipei a ordem.

É um material com sequência onde o aluno não necessita saber o alfabeto antecipadamente, pode ser usado com qualquer método, mas eu faço da seguinte maneira:

Conto uma história onde destaco a palavra que fixo durante 3 dias, então lanço outra palavra e enquanto fixo esta, trabalho a anterior.

Escrevo as sílabas com cores, no papel corto as sílabas. Separo no quadro com letras coloridas.

Cada um use suas técnicas .

Em geral eu trabalhava duas páginas por dia, mas se não tiver material, baixe a página e utilize as palavras ou frases no caderno .

No meu Dv tem uma coleção Caderno Cartilha onde tem as atividades sistematizadas, se trabalharmos 2 páginas por dia, mesmo que não sejam impressas, sejam só usadas como guia, teremos um bom resultado no final do ano. Tem turma que dá para acelerar mais do que coloquei na divisão.

Segue em anexo, os sumários dos livros e as páginas e ainda a divisão mensal, pelos assuntos você verá se lhe serve, lá no DV, no 3º ícone, está visualizar, clique e aparece a palavra miniaturas, clique para ver o material. Este material tem as letras pequenas, não serve para colocar duas páginas em uma só.

Endereço do meu DV

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR

Nancy Borges

1 comentário:

  1. Passando e lendo as dicas de recuperação de alunos a Nancy postou sobre o material que ela trabalhou mas o DV dela não tem mais o material.Alguma de vocês do grupo teria para disponibilizar?
    Agradeço a atenção

    ResponderEliminar